Aeronave autônoma a célula de combustível

Aeronave autônoma a célula de combustível

Aeronave autônoma a célula de combustível

O Skylark I-LE é um UAS (sistema aéreo autônomo) israelense tático, silencioso, portátil, eletricamente impulsionado em serviço operacional desde 2004 e que agora está sendo usado por diversos países.

A Horizon Energy Systems americana faz sistemas de célula de hidrogênio, um dos quais chamado AEROPAK, que agora, pela primeira vez, está sendo colocado no Skylark I-LE – e já como sistema e operacional com carga integrada, de decolagem a recuperação.

O sistema AEROPAK de energia trabalha como substituto de pacotes de baterias utilizadas em pequenas aeronaves UAS e entrega 900 Wh de energia útil por litro de combustível.

Nos testes de limites do sistema, os vôos simularam condições reais de batalha com carga útil. Seu motor de propulsão foi submetido a uma série de cenários operacionais, incluindo decolagens repetidas e aterrissagens abruptas sobre vários terrenos, para determinar se as células conseguiriam suportar altos níveis de choque. A UAS foi também operada em condições atmosféricas turbulentas para verificar sua capacidade de manter fortes drenos contínuos de energia do motor da aeronave.

A Elbit diz que o sistema passou pelas provas excepcionalmente bem, provando ser suficientemente resistente para uso militar.


José Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de veículos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. É editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de redação da revista Carga &
amp; Transporte.