Acionamento da embreagem com dois dedos

Agarre esse guidon

Boa tarde caros colegas do Motonline.

Acionamento da embreagem com dois dedos

Acionamento da embreagem com dois dedos

Sei que este assunto é motivo de polêmica nos fóruns e sempre venho acompanhando este tipo de tópico. Porém, não tendo chegado a uma conclusão e gostaria de saber a opinião dos nossos colegas e doutrinadores a respeito da correta regulagem. Se o ponto de saída da moto deve ser com regulagem bem alta ou só o suficiente para que a moto engate as marchas com suavidade e ficando a critério do usuário. além da folga do manete, quais outros aspectos tenho de observar ao fazer a regulagem do conjunto para que não haja algum tipo de desgaste prematuro de algum componente ou algo do gênero?

Muito obrigado.
Abraços, Luiz!

R: Perfeitamente Luiz,
O ajuste da embreagem deve seguir as especificações do manual do proprietário. Em casos em que o ajuste do manete não tem regulagem para as particularidades das mãos do piloto é que se recorre às pequenas mudanças desse ajuste. Mãos grandes vão preferir embreagem alta e pequenas preferem mais baixa, mas observe:
Nunca deixe tão alta que possa provocar deslizamento involuntário ou tão baixa que não solte completamente o motor da transmissão ao ser acionada.
O uso dos dedos médio e indicador para acionar a embreagem aumenta a firmeza ao guidon pois os dedos mínimo e anular continuam agarrando a manopla contra o polegar. Essa dica vale para o freio dianteiro também, técnica utilizada especialmente no off-road mas é muito benvinda no uso urbano em geral também.
Essa forma de acionar a embreagem requer um uso mais alto que o normal para que ela solte o motor antes de amassar os dedos, outra dica é pegar mais na ponta do guidon para livrar os dedos, se não houver regulagem disponível. Manetes especiais, mais curtos (formato de perna de cachorro) podem ajudar a liberar os dedos na ponta do guidon.
Abraços

Obs.: Para facilitar a discussão sobre esse assunto, criamos um tópico no fórum para os motonliners. Clique aqui para acessar o tópico.