Publicidade

Você que ama motos do mesmo jeito que nós aqui no Motonline, precisa estar por dentro dos principais eventos da cultura e do esporte das motos que acontecerão neste final de semana! Por isso, confira a Agenda Motonline, que traz grandes competições e eventos de motos que ocorrerão entre os dias 02 e 04 de setembro de 2016.

Enduro da Independência, Rally dos Sertões, MX Pró, Mundial de Motogp, Brasileiro de MotoTrial. Ufa... quase faltou fôlego. Quer mais?

Enduro da Independência, Rally dos Sertões, MX Pró, Mundial de Motogp, Brasileiro de MotoTrial. Ufa… quase faltou fôlego. Quer mais?

A agenda deste final de semana não poderia estar mais emocionante! O Brasil está sediando três de suas maiores competições do universo off road, o Brasileiro de Motocross Pró, o Enduro da Independência e o Rally dos Sertões. Em sua 24ª edição, que iniciou na última quarta-feira, o Rally dos Sertões bateu o recorde em inscritos, totalizando 143 veículos, número 27% superior ao de 2015. Todas estes competidores e equipes enfrentarão pedreiras (e areia, lama, água, barro…) com as provas, realizadas de 3 a 10 de setembro, que totalizarão mais de 3.200 percorridos, sendo 2.350 cronometrados! Eis aqui mais um recorde da edição 2016. Confira o detalhamento do Rally dos Sertões, com a programação completa, clicando aqui.

Uma das provas mais tradicionais do Brasil, o Enduro da Independência chega a sua 34ª edição

Uma das provas mais tradicionais do Brasil, o Enduro da Independência chega a sua 34ª edição

Publicidade

Considerada  uma das provas mais tradicionais do motociclismo off-road brasileiro, neste sábado inicia a 34ª edição do Enduro da Independência. A competição tem largada e chegada em Curvelo (MG), no Circuito dos Cristais, e percorrerá aproximadamente 600 quilômetros de trilhas em território mineiro. Com toda certeza, este é mais um evento que movimentará a agenda dos amantes do off-road. O Motonline acompanhará de perto o EI, assim como fará com o Rally dos Sertões. Veja a programação completa do evento, incluindo material especial com estrelas e promessas do Enduro da Independência, clicando aqui.

Minas pode até não ter praia, eterno motivo de flauta para paulistas e outros vizinhos, mas é um estado abençoado por grandes provas de motociclismo. No município de Morrinhos acontecerá a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross Pró, dando continuidade ao calendário 2016 depois de praticamente dois meses de recesso. No sábado os treinos livres iniciam às 8h e se estendem até às 10h55. À tarde ocorrem os cronometrados, das 12h45 até às 15h. Na sequência ocorrem as provas nas categorias MX3 e MX50 cc, a partir das 16h10.  No domingo o warm-up ocorre entre 8h e 9h45, antecedendo as provas, que iniciam às 10h40 com as categorias MX4 e MXF. Em seguida, competem os pilotos da MXJR, MX2, MX1, MX65cc, MX2, MX1, entre 11h10 e 16h. Às 16h40 a cerimônia de pódio da MX1, categoria principal do Brasileiro de Motocross Pró que tem Jetro Salazar como líder, encerra o evento.

Campeonato Brasileiro de Cross Country também está na nossa agenda. A temporada realiza sua segunda etapa em Sapopema (PR), na Chácara Recanto do Lago, localizada na PR-090, neste domingo. Depois da largada do calendário, realizada em Anápolis (GO), os pilotos que lideram a tabela são William Guimarães, na categoria XC1, e Risaldo Caetano na XC2. A disputa em Sapopema acontecerá durante a abertura da Copa Paranaense, válida pela segunda etapa e penúltima etapa do Brasileiro de Cross Country.

Lembra daquela conversa de Minas Gerais mais parecer um palco de atrações off-road? Pois o Campeonato Brasileiro de MotoTrial também tem passe para esta festa. A competição realiza a terceira etapa de sua agenda 2016 no município de Curvelo, no Autódromo Circuito dos Cristais, neste domingo. Os pilotos terão de superar os obstáculos da modalidade nas categorias Super, Avançados, Novatos e Feminina, lembrando que a etapa anterior também aconteceu no estado mineiro, na cidade de Nova Lima, e foi marcada pela disputa entre os irmãos João e Caio Santos da categoria novatos.

Publicidade
Cal Crutchlow conseguiu a tão sonhada primeira vitória na MotoGP™, na etapa anterior

Cal Crutchlow conseguiu a tão sonhada primeira vitória na MotoGP™, na etapa anterior

É tanto evento nesta agenda que fizemos questão de deixar um dos principais para o final. Neste final de semana o Mundial de MotoGP promove sua décima segunda etapa no icônico circuito de Silverstone, na Inglaterra. Na terra da rainha, Valentino Rossi foi o mais rápido em 2015, seguido por Danilo Petrucci, em segundo, e Andrea Dovizioso, em terceiro. Mesmo assim, o recordista de medalhas de ouro da pista é Jorge Lorenzo, com três vitórias. A prova deste final de semana chega no ritmo insano de uma das temporadas mais emocionantes da era atual da MotoGP, após a sensacional dança das cadeiras em pista molhada da última prova, marcada pela vitória de Cal Crutchlow na República Tcheca, e do desempenho ímpar da Ducati na etapa anterior. Marque na agenda os horários das corridas em Silversonte: no sábado ocorre a classificatória e, no domingo, a Moto3 inicia às 8h30; a corrida da Moto2 às 10h e o pega da MotoGP, às 11h30. Tudo no horário de Brasília.

Separador_motos

Fique ligado no Motonline, o maior portal de motos do Brasil! Acompanhe os lançamentos de motos e produtos, o guia de motos, dicas de pilotagem e de lugares para conhecer. Também fique por dentro das principais competições de moto que acontecem no Brasil e pelo mundo. Acesse o Fórum do Motonline, a maior comunidade do País, onde motociclistas de todos os cantos trocam informações sobre variados assuntos. E, se você tem uma história legal para contar mande pra gente! Você, sua experiência e seu relato de amor pela sua motoca podem ser exibidos aqui!

Publicidade
Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza