Agente laranja

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Testamos a nova versÆo da KTM 990 Adventure no asfalto e na terra – Com motor maior e freios ABS, a big-trail austr¡aca est  melhor que sua antecessora

Neste s‚culo, a cor laranja e o nome KTM viraram sin“nimos de aventura. Tamb‚m nÆo ‚ por menos. Desde 2001, a marca austr¡aca faturou na categoria motos todas as edi‡äes do Rally Paris-Dakar, uma das competi‡äes off-road mais desafiadoras do mundo. Por isso mesmo, basta colocar os olhos na KTM 990 Adventure para despertar aquela vontade de subir na moto e rodar at‚ onde quiser, nÆo importando a estrada.

Seu design inconfund¡vel difere de outras big-trails. A carenagem, com ƒngulos retos e far¢is sobrepostos, abriga dois grandes tanques de gasolina (com capacidade para aproximadamente 22 litros) denunciando sua grande autonomia.
A cicl¡stica refor‡a a proposta aventureira: suspensäes de longo curso, aros de alum¡nio, rodas raiadas e um porte que chega a intimidar os mais “baixinhos”. A boa not¡cia ‚ que nesta nova versÆo 990, o banco est  mais baixo que na antecessora 950 Adventure: fica a 86 cm do solo e tem novo desenho.
Motor maior
Se a altura do banco diminuiu, o motor, por sua vez, cresceu. Com diƒmetro e curso maiores, a capacidade c£bica desse dois cilindros em “V” passou para 999 cmü. O LC8, nome que a KTM d  a seu propulsor de oito v lvulas e duplo comando no cabe‡ote, ganhou ainda uma nova inje‡Æo eletr“nica da Keihin com dois corpos injetores por cilindro. O mapeamento do motor foi melhorado, resultando em uma entrega de potˆncia mais suave e linear.
NÆo que o motor tenha ficado manso, mas a antiga 950 era mais brusca quando se girava o acelerador, principalmente na terra. Com o novo sistema de inje‡Æo eletr“nica e a refrigera‡Æo l¡quida, o motor de dois cilindros em “V” a 75§ produz 98 cv a 8.500 rpm de potˆncia m xima e 9,7 kgf.m a 6.500 rpm. Demonstrando a ampla faixa £til desse propulsor que, muitas vezes, dispensa redu‡Æo no cƒmbio de seis marchas para ganhar f“lego novamente.
Montando a fera
Era hora de sair das especifica‡äes t‚cnicas e ir … pr tica, ou seja, montar a fera. Marca nÆo muito difundida no Brasil, sempre fica a curiosidade de comparar o desempenho da KTM 990 Adventure frente a outras big-trails dispon¡veis no mercado, como a BMW R 1200GS, a Suzuki DL 1000 V-Strom e a rec‚m-lan‡ada Honda XL 1000V Varadero.
Mesmo com o banco mais baixo, quem tem 1,70 m (como eu) precisa se acostumar com o porte desta KTM. Entretanto, uma coisa ‚ certa: o novo desenho e a espuma mais macia resultaram em um banco mais confort vel que o da versÆo anterior, a 950 Adventure. O guidÆo ‚ no melhor estilo off-road. Da marca Renthal traz protetores de mÆo e faz com que o piloto mantenha uma postura ereta.
O painel, apesar de simples, ‚ de f cil visualiza‡Æo – traz veloc¡metro digital e conta-giros anal¢gico. Outro destaque do “cockpit” ‚ a boa prote‡Æo aerodinƒmica proporcionada pelo p ra-brisa. Mesmo em alta velocidade o vento nÆo incomoda.
Nervosa com ABS
Logo ao se girar o acelerador, o som que sai dos escapamentos ‚ vigoroso e as respostas, r pidas, mesmo em baixas rota‡äes. Com a for‡a do V2 e a prote‡Æo aerodinƒmica ‚ f cil chegar a 160 km/h com o giro na faixa das 6.000 rpm, sem nenhum inc“modo. Mostrando que essa KTM seria a companheira ideal em uma viagem pelas longas retas das estradas na Patag“nia argentina.
Mas se for preciso parar os 199 quilos da Adventure, os freios estÆo de acordo com o desempenho. Na frente, dois discos flutuantes de 300 mm mordidos por pin‡as de pistÆo duplo, atr s, um disco simples de 240 mm com pin‡a de um £nico pistÆo, ambos da marca Brembo, dÆo conta do recado. Ainda mais em conjunto com o novo sistema de ABS de dois canais da Bosch, que se mostrou bastante eficaz tanto no asfalto quanto na terra. A versÆo com ABS ‚ a £nica … venda no Brasil, por‚m quem quiser ser mais radical na terra pode desligar facilmente o sistema, com um simples toque de botÆo no painel.
Justamente no fora-de-estrada ‚ que essa big-trail KTM surpreende. Mesmo com seu porte avantajado, ela se sai muito bem em imperfei‡äes. A cicl¡stica mant‚m a tra‡Æo e a nova inje‡Æo deixa-a mais “mansa”, evitando que a moto “fuja” de baixo do piloto.
O sistema de suspensäes da grife White Power ‚ composto por um garfo telesc¢pico invertido na dianteira (upside-down) e uma balan‡a traseira de alum¡nio monoamortecida. Ambas tˆm 210 mm de curso e permitem superar com facilidade morros e pequenos saltos na pista off-road da Pirelli, em Sumar‚ (SP). Em uma estrada de terra mais larga e aberta, essa KTM deve se sair ainda melhor.
Vit¢ria austr¡aca
Ap¢s testar essa nova versÆo da KTM Adventure no asfalto e na terra, conclu¡ que, com motor maior, de 990 cc, mas o mesmo peso, ela ‚ melhor que sua antecessora de 950 cc. Tive a impressÆo tamb‚m de que a marca austr¡aca havia superado seu principal concorrente nesse mercado de big-trails, os alemÆes da BMW e sua R 1200GS. Finalmente a KTM conseguiu reunir as not veis qualidades off-road de seus produtos com conforto e um desempenho dom vel, antes privil‚gios da BMW.
Mas nÆo foi apenas impressÆo. O teste realizado fazia parte do concurso “Moto do Ano”, organizado h  10 anos pela revista Duas Rodas, onde a KTM 990 Adventure enfrentou a BMW R 1200GS. Ambas foram testadas por 11 jornalistas especializados, incluindo este que vos escreve. A vota‡Æo dos jurados em diversos quesitos confirmou minha suspeita, dando … m quina laranja o t¡tulo de 2007 na categoria “Big-trail”.
Al‚m das qualidades ao se rodar, a KTM 990 tem a seu favor o pre‡o pouco mais em conta: R$ 57.000,00 na versÆo standard com ABS, enquanto a BMW sai por R$ 59.900,00, sem ABS. A versÆo Top da alemÆ sai por R$ 75.900,00 que, al‚m do ABS, vem com um moderno e avan‡ado controle de tra‡Æo e outros itens de s‚rie.

Agente laranjaFICHA TCNICA / KTM 990 ADVENTURE
MOTOR
Tipo 4 tempos, DOHC, 2 cilindros em “V” a 75§, 8 v lvulas, arrefecimento a l¡quido
Capacidade c£bica 999 cmü / Diƒmetro e curso 101 x 62,4 mm
Taxa de compressÆo 11,5 : 1 / Potˆncia m xima 98 cv a 8.500 rpm
Torque m ximo 9,7 kgf.m a 6.500 rpm
Cƒmbio 6 velocidades / TransmissÆo final por corrente
Alimenta‡Æo Inje‡Æo eletr“nica
Partida El‚trica
CICLÖSTICA
Quadro Tubular em cromo-molibdˆnio
SuspensÆo dianteira Garfo telesc¢pico invertido de 48 mm de diƒmetro e 210 mm de curso
SuspensÆo traseira Balan‡a monoamortecida, com curso de 210 mm e
ajuste da pr‚-carga da mola
Freio dianteiro Duplo disco flutuante de 300 mm com pin‡as de 2 pistäes (com sistema ABS)
Freio traseiro Disco simples de 240 mm de diƒmetro com pin‡a de um pistÆo (com ABS)
Pneu dianteiro 90/90-21
Pneu traseiro 150/70 – 18
DIMENSåES E CAPACIDADE
Comprimento total nÆo informada
Largura total nÆo informada
Altura total nÆo informada
Distƒncia entre eixos 1.570 mm
Distƒncia do solo 261 mm
Altura do assento 860 mm
Peso seco cerca de 200 kg com ABS
Tanque de combust¡vel 22,0 litros
Cores Laranja e Preta
Pre‡o R$ 57.000,00