Maior rali vai priorizar a seguran‡a dos competidores; Rally dos Sertäes, no Brasil, foi a primeira prova no mundo a adotar limites para todas as categorias.
SÆo Paulo – Quem diria… O que j ‚ regra no Brasil no Rally dos Sertäes, a maior prova off road das Am‚ricas, passar a ser usado, s¢ agora, no Paris-Dakar. A principal competi‡Æo do planeta resolveu priorizar a seguran‡a e criou uma s‚rie de medidas para proteger os participantes e espectadores, entre elas o limite de velocidade para as motos, quadriciclos e ve¡culos das equipes de apoio j a partir da edi‡Æo 2006, que ter largada dia 1o de janeiro em Portugal e vai percorrer 9.043 quil“metros at‚ a capital do Senegal. O limite para os caminhäes j havia sido implementado em janeiro de 2005.
J a categoria carros ainda ‚ uma inc¢gnita, mas a empresa A.S.O., organizadora da prova, tamb‚m estuda criar artif¡cios para diminuir a velocidade em trechos considerados “perigosos”. Mas a tendˆncia ‚ que todas as modalidades passem a ter limite de velocidade. Afinal, ningu‚m consegue imaginar as motos – limitadas a 150 km/h – na frente de carros que estarÆo em velocidade m xima. A¡ sim haveria falta de seguran‡a. Em pouco tempo os carros alcan‡ariam as motocicletas e o risco de acidente seria constante no momento da ultrapassagem.
O Dakar foi o primeiro rali a impor limite de velocidade – apenas para os caminhäes em 2005. Mas foi uma prova brasileira, o Rally dos Sertäes, a primeira no mundo a criar limite de velocidade para todas as categorias: carros, motos, caminhäes e quadriciclos. O regulamento da prova brasileira, bastante sensato, foi aplicado na edi‡Æo deste ano, entre julho e agosto.
Inova‡Æo – No in¡cio, polˆmica. Mas depois, aos poucos, competidores foram assimilando o recado de que o limite de velocidade s¢ traria benef¡cios para todos. A f¢rmula do Rally dos Sertäes parece bem acertada. E agora com a ado‡Æo do limite de velocidade no Dakar, competi‡Æo que normalmente dita as regras do Rally Cross Country, essa pr tica ser irrevers¡vel nas outras principais provas do calend rio mundial. apenas questÆo de tempo.
Parece estar com os dias contados o maior argumento de pilotos e navegadores, de que “controlar a velocidade atrapalha a concentra‡Æo, j que ‚ uma coisa a mais para se preocupar durante a corrida”. muito prov vel que as equipes achem f¢rmulas no Dakar de “limitar” a velocidade automaticamente, sem prejudicar torque, potˆncia e desempenho dos ve¡culos. Ou seja, o piloto nÆo teria mais essa preocupa‡Æo.
NÆo duvide que as f bricas, principalmente as europ‚ias, desenvolvam dispositivos que controlem o RPM (rota‡äes por minuto) do motor ou coisas do gˆnero. Se piloto e navegador, juntos, dizem ter dificuldade de controlar a velocidade durante o rali, ‚ hora de come‡ar a pensar na “santa eletr“nica”.
Principais mudan‡as
– Categoria motos e quadriciclos. * Limite de velocidade para 150 km/h, com tolerƒncia de 10 km/h
Penaliza‡äes: * 5 minutos 161 e 165 km/h
* 15 minutos entre 165 e 170 km/h
* 30 minutos acima de 170 km/h
* Na segunda infra‡Æo, penaliza‡Æo e multa de 500 euros (cerca de R$ 1.500,00)
* Desclassifica‡Æo na quinta infra‡Æo
– Autonomia das motos passou de 350 km para 250 km. Assim, a motocicleta ser menor e mais leve – portanto mais segura – j que passar a levar 38 litros de gasolina e nÆo mais 50 (no caso das KTM 700)
– Parada obrigat¢ria de 15 minutos para pilotos de moto nos pontos de abastecimento durante a competi‡Æo: tempo para descanso do piloto
Ve¡culos de apoio
ú Carro: limite de 130 km/h
ú CaminhÆo: limite de 110 km/h
Popula‡Æo local – Organiza‡Æo alerta a popula‡Æo local sobre a seguran‡a, principalmente crian‡as, sobre o rali. A mensagem ‚ passada atrav‚s de desenhos/cartoons
ú Parceria com a RFI (Radio France Internacionale) para a divulga‡Æo de informa‡äes sobre a passagem do rali atrav‚s de emissoras de r dio local
Iritrack – ú Dispositivo eletr“nico que passar a ser obrigat¢rio para todos os ve¡culos do Dakar em 2006. O equipamento (como o Spy brasileiro) informa, por telefone sat‚lite, a posi‡Æo exata do competidor e se ele est em movimento ou parado – pode ser por problemas mecƒnicos ou acidente. Com essas informa‡äes, a organiza‡Æo pode tomar providˆncias imediatas de resgate
Sentinela – Dispositivo que avisa o competidor se h algum outro ve¡culo da prova por perto – num raio de 200 metros. Muito £til para evitar colisäes de frente ou durante manobras quando algum piloto erre o caminho e estiver tentando voltar para a rota correta. No Brasil, onde ‚ permitido “pedir passagem pelo r dio”, o sentinela tamb‚m poderia ser £til