Publicidade

O produto já está no mercado internacional há mais de 20 anos e só agora chega ao Brasil. Os muros de proteção Airfence são uma espécie de colchão de ar que se coloca na frente dos muros e guard-rails das pistas para amenizar os efeitos no momento do tombo para pilotos.

O colchão de ar diminui sensivelmente o impacto de pilotos com muros e outros tipos de proteção nas pistas

O colchão de ar diminui sensivelmente o impacto de pilotos com muros e outros tipos de proteção nas pistas

Recomendado para uso em Track Days, competições, cursos de pilotagem e demais eventos esportivos, o Airfence aumenta muito o nível de segurança dos competidores, graças à eficiência na absorção de impactos. Este soft wall (parede macia) tem como princípio básico a prevenção, especialmente quanto à gravidade de lesões e traumas em caso de acidente. Em diversas ocasiões, o impacto contra as barreiras de proteção causam muito mais danos do que o tombo em si, que pode ser uma escorregada devido ao piso molhado ou um erro no tempo de frenagem, por exemplo.

Publicidade

Graças às características e grande capacidade de absorção, ao colidir com o Airfence, piloto e motocicleta ficam junto à parede, evitando que seja “catapultado” de volta para a pista, o que coloca em risco não só o condutor como os demais competidores. “Esse efeito trampolim é comum em barreiras de pneus, devido ao material ser adaptado ao uso e impróprio para tais fins”, explica Léo Pereira, piloto e proprietário da empresa responsável pela chegada do produto ao país.

Publicidade
Cayto Trivellato e Léo Pereira, sócios na empreitada, apostam na segurança dos pilotos como fórmula para o sucesso

Cayto Trivellato e Léo Pereira, sócios na empreitada, apostam na segurança dos pilotos como fórmula para o sucesso

Trazido com exclusividade para o Brasil pelos sócios Léo Pereira e Cayto Trivellato, o Airfence é item de segurança obrigatório para realização de provas de motociclismo onoff-road em diversos países, onde privilegiam o bem estar dos pilotos, familiares e também do público presente. O produto acata as rígidas normas de segurança internacionais e confere credibilidade aos organizadores de eventos.

Publicidade

Algumas organizações esportivas como AMASBKMotoGPFIM, são algumas das organizações e entidades que determinam a utilização do sistema Airfence nas respectivas provas. Inglaterra, EUA, Japão, Espanha e Itália estão entre os mais de 40 países, dos principais circuitos mundiais, que adotaram o método de proteção. No Brasil, o produto não é utilizado, apesar de a CBM já ter aprovado e homologado a utilização dos equipamentos nos autódromos brasileiros.

O Airfence já é largamente utilizado em todas as principais provas do motociclismo mundial

O Airfence já é largamente utilizado em todas as principais provas do motociclismo mundial

“Os principais pontos que necessitam da instalação do Airfence são obtidos com estudos realizados pelo pessoal técnico responsável: administradores de autódromos, comissões de pilotos e organizadores de evento, seja em circuitos fechados ou naqueles demarcados em vias públicas, como acontece em alguns estados brasileiros”, explica Léo Pereira.

A expectativa dos importadores é que os equipamentos estejam disponíveis para locação a partir do mês de agosto o que proporciona uma oportunidade única para os organizadores terem um evento mais seguro. “Do ponto de vista comercial, o Airfence substitui as tradicionais placas de publicidade com a vantagem de oferecer segurança ao evento e isso é um fator atrativo aos patrocinadores”, explica Léo Pereira.

Sobre o Airfence

Desde 1991, tradicional fabricante dos produtos e sistemas de segurança Airfence, pertence a Harim Industrial Co., Seul, Coreia do Sul. Os negócios da marca estão concentrados na Austrália, onde são rigorosamente testados quanto a fabricação e utilização em diversas práticas esportivas, incluindo o motociclismo de velocidade e também o off-road.