Publicidade

A Alcoa foi selecionada pelo Centro Universitário da FEI-Fundação Educacional Inaciana, instituição de ensino com cursos em São Bernardo do Campo-SP e São Paulo, para fornecer tubos e chapas em alumínio.

Esse material será utilizado para a construção de um chassi, fundamental para o desenvolvimento do projeto X-20, primeiro carro brasileiro equipado com sistema autônomo de direção. A Alcoa também contribuiu com a escolha dos materiais mais apropriados para a evolução desse projeto. O chassi em alumínio garante mais leveza e resistência ao automóvel, pois pesa aproximadamente 980 quilos. O veículo-conceito foi apresentado durante o Salão do Automóvel de São Paulo.

O projeto conta com outros componentes em alumínio, como o aro das rodas, partes da transmissão e bloco do motor. O chassi do X-20 utiliza tubos soldados, revestidos com chapas coladas de alumínio.

A criação do veículo integra várias áreas da engenharia. Um dos diferenciais está na construção, que tem como base processos modernos e inovadores como o desenho, concebido por meio de um dos mais avançados sistemas de simulação matemática, que elimina o uso de protótipos. O FEI X-20 tem como objetivo agregar tecnologia, sustentabilidade e durabilidade em um só produto, além de possuir força de um motor V8 e linhas suaves de carroceria.

Publicidade

“A Alcoa desenvolve constantemente e incentiva de forma sustentável soluções e tecnologias com a aplicação do alumínio na indústria automotiva, como é o caso desse projeto. Por meio dessas ações a Alcoa apóia e promove projetos acadêmicos e a formação de futuros profissionais, para desenvolverem conceitos e habilidades em alumínio que tragam benefícios à sociedade”, afirma Reginaldo Otsu, gerente de Mercado Industrial da Divisão de Extrudados da Alcoa.

A Companhia atua no mercado automotivo sempre produzindo soluções que melhoram o rendimento dos automóveis. São décadas de experiência em engenharia e design para oferecer às montadoras e fornecedores deste segmento produtos que aliem desempenho, segurança e economia. A tecnologia da Alcoa pode ser encontrada em rodas, componentes de suspensão, sistema de absorção de impacto, barra de proteção, defletor de calor para exaustão, trocador de calor para refrigeração e aquecimento, sistemas de freios e embreagens.

Sobre a Alcoa
Há 43 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. A Companhia possui 97 mil funcionários em 34 países e integra pela sétima vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A Alcoa foi eleita pela quarta vez consecutiva uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership – USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros – Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina – incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti (PA). Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. A Alcoa está entre as “empresas mais admiradas do Brasil” em 2007, segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro, em 2008. A mesma revista incluiu a Alcoa em sua lista das 50 Empresas do Bem. Também foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. Mais informações sobre a Alcoa podem ser encontradas no site www.alcoa.com.br.

Publicidade