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Foto: Antiga RX 125 a  lcool

Foto: Antiga RX 125 a lcool

Dr Tite, lembrei com saudade das yamaha e honda 125 a  lcool do ¡nicio da d‚cada de 80,quando vi a foto publicado no dia 12/09.Logo que nÆo devemos ter motos flex nem tÆo cedo,que tal uma mat‚ria com essas guerreiras?Um colega que trabalhava com uma, elogiava muito o desempenho da cg e eu ficava babando pois nÆo sabia pilotar.
Nonato – Paulista/PE

Coluna
O Paulo (Couto) que nÆo se engane, pois o atendimento na compra do carro dele s¢ foi bom porque o carro era um Focus Sedan. Vai comprar um Celta ou um Gol pra ver o que ‚ bom para o moral!
Leonardo – Santos/SP

R: Imagine se ele fosse comprar um Lada Samara usado?

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Chute
Tite, sei que jogou sua bola de cristal no lixo. Contudo, ser  que vocˆ nÆo estaria recebendo mensagens atrav‚s de sonhos ou cartas psicografadas a respeito de alguma novidade na Hornet 2008? Ou at‚ mesmo um chute (palpite) se haver  alguma grande mudan‡a, ou somente cores novas? Quais? S¢ nÆo chute eu pela pergunta blz?
Fabio – Ourinhos/sp

R: Fabo, sinta-se chutado nas bolas! Eu s¢ sei que at‚ agora a Honda nÆo apresentou nem a Falcon nem a Hornet 2008. Sacom‚, isso pode significar duas coisas: ou estÆo com a produ‡Æo no gargalo e nÆo podem anunciar mais nada, ou vem coisa nova por a¡. Meu caboclo adivinhad“ t  de f‚rias.

L grimas
Quero apenas parabenizar o Tite pela grande capacidade de nos emocionar ao descrever o comportamento das motos. Ele consegue arrancar l grimas de meus olhos ao personific -las, como fez na mat‚ria sobre a Supertener‚. “A partida el‚trica nÆo falha: ‚ encostar o dedo no botÆo e uma voz sai do escapamento, num tom lindo e muito particular para uma moto fora-de-estrada. Ouvindo a Supert‚n‚r‚ em alta velocidade, tem-se a impressÆo de um aviÆo turbo‚lice.”  por isso que continuo a ler seus artigos fora de s‚rie.
Fernando – Goiƒnia-GO

R: Neste dia eu estava po‚tico.

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Espelhos
Tite, pesquisei no motonline mas nÆo encontrei a resposta. Pergunto: Como os retrovisores da moto devem ser regulados para serem mais eficientes? Pois a visualiza‡Æo quando a moto est  em linha reta e em uma rua plana pode ficar bom, por‚m enquanto vocˆ muda de dire‡Æo com a moto inclinada pode ser dif¡cil de visualizar. Existe uma “manhÆ” pra regular ou devo mudar a postura para ver melhor? outra Porque um espelho ‚ convexo e o outro “menos” se n¢s ficamos centralizados entre eles, diferente de um autom¢vel?
Claudinei – SÆo Paulo – SP

R: Confesso que j  escrevi de tudo, mas manual de regulagem do espelho retrovisor ‚ novidade! Tem alguma coisa errada, porque os dois espelhos devem ter a mesma curvatura na lente. A menos que algu‚m trocou o espelho da tua moto. NÆo existe esse papo de um mais convexo que o outro! NÆo d  pra regular o espelho para reta e para curva porque todas as motos mudam a perspectiva quando estÆo inclinadas.

Errado
Tite, estava dando uma olhada no site da Yamaha e percebi que h  uma FZ6N, 600 cilindradas, show de bola, 2008 (versÆo naked da FZ6S), por‚m com o lan‡amento da MT-03 (660cc com motor da XT, se ‚ que ser  lan‡ada mesmo), nÆo haveria uma disputa dentro da mesma faixa de cc e pre‡o com o mesmo custo/benef¡cio, ou estou errado?
riton – Amparo – SP

R: Est  errado, pois sÆo motos totalmente diferentes em caracter¡stica e pre‡o!

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Errado II
Tite. Estou com uma d£vida cruel: Pelas leis da f¡sica, a potˆncia m xima ‚ obtida com a rota‡Æo m xima do motor. Enquanto ao torque m ximo ‚ obtido com uma rota‡Æo inferior, o que confere ao feliz dono da motocicleta uma melhor economia versus velocidade. Certo? Bom. Partindo desse princ¡pio, vamos … an lise “filos¢fica” e racional: Se, por exemplo, na especifica‡Æo de um determinado fabricante para uma determinada motocicleta (ou qualquer outro ve¡culo com motores a explosÆo) estiver escrito que a potˆncia m xima de 100 cv ‚ obtida a 7.500rpm, e o torque m ximo (faixa de melhor economia) ‚ conseguido aos 6.000rpm, e que o motor ‚ capaz de chegar aos 9.000rpm, entÆo a potˆncia m xima nÆo ‚ de 100cv. Poder¡amos dizer entÆo que a potˆncia m xima, que ‚ de 100cv SEM DANOS IMINENTES AO MOTOR ‚ conseguida aos 7.500rpm, e que pode sim ser conseguido mais potˆncia com uma rota‡Æo superior?
Franco – Vit¢ria, ES

R: Est  errado. Na verdade a potˆncia m xima ‚ determinada em uma rota‡Æo, mas o motor pode atingir uma rota‡Æo um pouco maior e nÆo 2.000 rpm a mais. Geralmente ‚ 500 a 1.000 rpm a mais. Depois de atingir a potˆncia m xima em uma determinada rota‡Æo, depois desse limite de giros a potˆncia come‡a a cair. Se a potˆncia m xima de 100 cv ‚ a 7.000 rpm, aos 9.000 o motor estar  com bem menos de 100 cv! Por isso chama-se CURVA de potˆncia e nÆo RETA de potˆncia.

Viagem
Tite, Sou muito apreciador do mundo 2 rodas e do trabalho que vc faz nesse mundo. Gostaria de poder viajar um dia todas as Am‚ricas de moto. Pra come‡ar, alguns paises vizinhos do nosso. Gostaria de me aventurar com uma falcon 400.  a moto ideal? d  pra come‡ar com ela? Quais acessorios e apetrechos devo levar em uma viagem dessas? sobre a gasolina? pneus. Em fim, gostaria que vc me tirasse d£vidas de uma longa viagem, e servir  t mbem pra outros aventureiros.
Diego – Santo Antonio de Jesus

R: NÆo diria que a Falcon ‚ IDEAL, mas ‚ poss¡vel viajar at‚ com uma 125 cc, s¢ depende da sua paciˆncia. Quanto …s dicas, rapaz isso daria um livro! Sugiro ler as mat‚rias de seguran‡a do Motonline que tem v rias dicas importantes. Uma delas ‚ tomar todas as vacinas poss¡veis, inclusive contra febre amarela!

Pequena
Tite vc nÆo acha que esta faltando a Yamaha entrar no seguimento das motinhas de 90 , 100 , 110 cilindradas c/ uma nova moto c/ o antigo motor da crypton? (moto mesmo, nÆo este “tro‡o” da Honda chamado pop)?
paulo – sao paulo

R: rolou uma boataria de que a Yamaha iria lan‡ar uma moto pequena pra concorrer com a Pop, mas acho que eles consideram a Neo uma concorrente da Biz!

Inje‡Æo
gostaria de saber se vocˆs tem alguma informa‡Æo sobre   fabrica‡Æo de motocicletas de baixa CC j  com inje‡Æo eletr“nica   partir de 2008.
Ackenaton – SÆo JoÆo Nepomuceno – MG

R: Ack, acompanhe as cartas dos leitores de Motonline que vc saber  a resposta. J  discutimos isso exaustivamente!

Amazonas
NÆo sei como andam as not¡cias acerca da Amazonas, mas tenho algumas. Vi a(s) dita(s) cujas sendo comercializada(s) aqui em Valpara¡so (entorno do DF). A Custom 250cc est  custando R$ 12.800,00, sem emplacamento, e pode ser 100% financiada em at‚ 42 vezes. O representante me disse q a m‚dia de consumo da moto fica entre 25 e 30 km/l, caso interesse a algu‚m. Ele tem uma que faz 26 e h  outras 6 rodando nas mÆos do pessoal da loja com m‚dias de at‚ 28.Ah, me foi dito ainda que ‚ poss¡vel manter velocidades acima dos 120Km/h. A moto ‚ muito imponente e bonita (exceto um adorno muito tosco colocado no p ra-lama dianteiro). Bem, ‚ isso. Agora s¢ falta o Tite ter a oportunidade de dar umas voltas pra passar as impressäes pra gente.
Walter – Santa Maria – DF

R: Mas eu j  dei umas voltas e at‚ publiquei aqui no Motonline!