Publicidade
Foto: RX 125 a  lcool

Foto: RX 125 a lcool

Tite, em 1982 a Yamaha teve motocicletas a  lcool, e agora em 2007 o relan‡amento das bi-combustiveis que naturalmente se tornarÆo motos a  lcool, parece que existe um abismo tecnol¢gico entre estas duas ‚pocas. Como nÆo vivi este contato com as motos de 1982 e nem tenho informa‡äes de como elas eram e como serÆo fica aqui a minha pergunta: Como eram as motos em 82 e como deverÆo ser as atuais? Quais as principais diferen‡as t‚cnicas e operacionais? O que aconteceu com as rx 125 alcool para serem perdidas no espa‡o e no tempo? O  lcool ser  promissor para as atuais motocicletas?
Hertz – SÆo Jos‚ do Rio Preto
Excelente pergunta! Naquela ‚poca as f bricas criaram os motores a  lcool apenas para atender as frotas p£blicas, que eram obrigadas a usar somente ve¡culos movidos a  lcool. Elas eram p‚ssimas, mas a RX 125 sofreu menos porque o motor dois tempos aceitava o  lcool melhor que o 4T. Hoje a inje‡Æo eletr“nica facilita muito e viabiliza o funcionamento do motor a  lcool.

Editorial
Tite, tirando as cuecas (que sei l  por que as minhas dessa marca mancharam na primeira lavada), que belo dia hein! Converso com v rias pessoas que nÆo sÆo MBA e nem mesmo sÆo formados e ‚ incr¡vel o quanto as pessoas associam moto a motoqueiro (maloqueiro), ladräes, assassinos, etc. Realmente, existe um enorme preconceito- a nÆo ser que vc fale que tem uma Harley-Davidson, pq ai vc ‚ interessante. Cansei de ouvir a frase “motoqueiro bom ‚ motoqueiro morto”.  at‚ brincadeira no servi‡o (s¢ 2 pessoas vˆm de moto) e eu nem respondo. Eu sempre digo que na hora de pegar a pizza, o motoqueiro serve. Ou entÆo dizem “moto ‚ muito perigoso”. Minha resposta j  vem na hora, nem penso “minha moto est  l  no estacionamento quietinha. Ela nÆo faz mal a ningu‚m”. Sei l , mas o filme t  muito queimado. O que fazer pra tirar a imagem de que somos todos marginais?  uma luta dif¡cil, e no final, acho mais f cil vc ser carbonizado que canonizado! Mas nÆo perca a esperan‡a: esse pa¡s acredita em marginais- ele vota neles.
Leandro – Guarulhos, SP
Beleza, Leandro, mas nÆo tire as cuecas, por favor!

Graxa
Geraldo, que vos escreve ‚ o bra‡Æo do ano 2005. Seguinte: estou prestando servi‡o durante algum tempo aqui no Mato Grosso e. caraca! Cˆ tem razÆo, aparece Biz at‚ quando abre a torneira. A POP vai fazer sucesso por estas bandas. Contei trinta e duas motos paradas na rua (lado a lado) em Jaciara. Vinte e sete Biz! Uma Sundown Web. O resto CG. D£vida: outro dia estive na boca, para comprar graxa branca e um camarada me ofereceu uma tal “gosma” transparente que ‚ uma graxa nova e coisa e tal. Coloquei na mÆo e aquilo nÆo saia! Sabes o que ‚? Manda umas dicas a¡!
Samuel – Jundia¡ – SP
â Samuca, que papo estranho ‚ esse de vc p“r a mÆo na graxa? Nunca vi essa gosma, sou meio fresco com coisas gosmentas!

Publicidade

Cartas
Tite, depois de mais de 6 meses ativo no site (tenho moto a 3 meses) gostaria de parabenizar toda a equipe Motonline, pois a minha atra‡Æo pelo site continua a mesma de quando acessei a 6 meses atr s. Muita coisa do que eu sei hoje eu aprendi aqui! E para aqueles que reclamam dizendo que nÆo est  atualizando, j  fizeram o teste? mandei umas 3 perguntas aqui, e nÆo foi nem 24h para que recebesse a resposta! Sem contar que as outras partes do site continuam com atualiza‡Æo di ria. Parabenizo mais uma vez e continue com esse belo trabalho.
Alan – Aracaju, SE

InvasÆo
Tite, gostaria de saber a sua opiniÆo sobre essa “invasÆo chinesa” no setor de motos, sera que podemos confiar nessas novas marcas?? Eu moro em Americana e um rede consecionaria de carros esta revendendo uma dessas chinesas chamada FYM (www.fym.com.br), eu particularmente gosto de motos cunstons e eles possuem uma 250cc, no fim de semana passada eu com minha noiva resolvemos ir la para fazer um teste drive, o visual dela ‚ agradavel, (axei interesante que ela pode ser ligada pelo controle do alarme, mas nÆo vi utilidade nisso) demos uma volta de aprox 1km, e gostei dela, o banco lembra o da virago e minha noiva gostou do banco garupa, por um momento pensei em trocar minha Intruder 250cc por ela, a vendedora disse que essa marca tem 40 anos de mercado, usa tecnologia alemÆ e tudo mais e a rede oferece assistˆncia em todo o pais e conta com um estoque de pe‡as muito bom. Mas n¢s sempre ficamos com um p‚ atras quando se fala de produtos chineses (lembro do meu irmÆo nos anos 90 quando comprou uma). Mas vamos l  “Grande Mestre das duas rodas”, qual sua opiniÆo sobre essa invasÆo chinesa? Sera que podemos confiar?
Cleber – Americana, sp
Primeiro: essa vendedora vai pro inferno, com tanta mentira nas costas! Bom, eu desconfio de uma empresa que come‡a a vender motos no Brasil e nÆo procura ve¡culos especializados para oferecer uma unidade pra teste. Ser  que tˆm algo a esconder? NÆo conhe‡o a FYM, s¢ por foto, mas tecnologia alemÆ foi demais! Atualmente existem 30 marcas de motos sendo comercializadas no Brasil. Qualquer empresa pode fechar contrato de importa‡Æo com f bricas chinesas e vender motos aqui, mas at‚ agora posso contar nos dedos de uma mÆo as marcas que efetivamente estÆo dispostas a fazer um trabalho s‚rio. As outras me parecem p ra-quedistas aproveitando o crescimento do mercado.

Furado
Tite, lembro-me q vc ha tempos diz que nunca mais teve um pneu furado apos come‡ar a usar os selantes de pneu, mas nessa resposta vc se contradiz, poderia me explicar?
Lucas – Belo Horizonte / MG
Vocˆ esqueceu que sou piloto de teste? Muitas vezes viajo com motos das f bricas que nÆo usam selante! E alguns pneus furam!

Preconeito
Tite, estava eu hj, dia 19/3/07, assistindo um programa de TV enquanto preparava a janta, e o jornalista/apresentador do programa “Lisab Urgente”, estava cobrindo uma Blitz da Rota, que por sinal a maioria das abordagens (se nÆo todas) eram motociclitas. Em um coment rio dele a respeito de abordagens de motociclistas ele disse: de maneira resumida “Sou totalmente contra motoqueiros carregarem garupas , eles sÆo totalmente livres na garupa para manejar arma e assaltar, deveria proibir os garupas de moto para nÆo haver mais assaltos”. Estou errado ou ele generalizou como todo motociclista com garupa sÆo bandidos ? “Welcome to Lisarb”, at‚ o meio de comunica‡Æo brasileira com preconceito de motociclista !
Lucas – Birigui – SP
Sim, vc tem razÆo!

Publicidade

Marcador
Por que tantas motos nao tem um marcador de gasolina? A tornado nao tem, a fan nao tem, (a lander eu tb axo q nao tem), a hornet nao tem? Estas motos possuem tanques infinitos ou isso ‚ s¢ parte do descaso com os consumidores? Um marcador de combustivel nÆo ‚ acessario, ‚ equipamente fundamental e aquelas desculpas dos vendedores que motos do tipo tornado nao d  pra ter marcador pq pulam muito ‚ desculpa e das feias, pra que existem os engenheiros?
Tadeu – Joinville, SC
Em motos com torneira de gasolina o marcador ‚ meio desnecess rio, porque tem a posi‡Æo “reserva” pra avisar que vc pode ficar a p‚. Al‚m disso, alguns marcadores sÆo tÆo absurdamente falhos que ao indicar reserva ainda tem meio tanque de gasolina!