Publicidade

No segundo dia de treinos que diversas equipes estÆo realizando no Circuito de Montmel¢ na Espanha mais uma vez ficou demonstrado que Alex Barros dever  ser um dos principais candidatos ao t¡tulo de 2003 da categoria m xima do motociclismo, a MotoGP.

Ontem, quinta, o Sol um pouco mais forte e constante acabou por atrapalhar um pouco o rendimento geral das motos, devido principalmente a temperatura do asfalto mais elevada, em rela‡Æo ao treino realizado quarta.

Mais trˆs equipes se juntaram ao j  grande grupo de equipes que estÆo utilizando o circuito catalÆo para o desenvolvimento de suas motos: a Ducati, a Honda/Pramac e a WCM/Harris. Mas o mais veloz voltou a ser Alexandre Barros e sua Yamaha M1, com a qual conseguiu a marca de 1m44,5s. Barros aproveitou a parte da manhÆ para solucionar alguns problemas de geometria do chassis e suspensÆo, al‚m do acerto do novo sistema de inje‡Æo de combust¡vel. At‚ as 15:00h a equipe de Barros aproveitou tamb‚m para experimentar alguns novos pneus da fornecedora oficial Michelin.

Mais tarde a equipe Gauloises/Yamaha pediu que o piloto brasileiro simulasse uma corrida, incluindo uma sessÆo anterior de warm up. Apesar de cansativa, essa simula‡Æo teve um bom resultado. Comparando com o Grande Prˆmio da Catalunha de 2002, que foi vencido por Valentino Rossi com uma Honda, Barros conseguiu perfazer o percurso em um tempo total 6,9 segundos menor do que obteve Rossi na etapa do campeonato. Os pneus utilizados nÆo se demonstraram os ideais para essa pista, terminando bastante desgastados. Outro inconveniente foi o excessivo consumo de combust¡vel: a moto nÆo tinha mais nada de gasolina ap¢s a £ltima volta desse treino.

Publicidade

O segundo piloto mais r pido foi o italiano Loris Capirossi, com uma Ducati: 1m44,7s. Outro piloto da Yamaha, o espanhol Carlos Checa foi o terceiro mais r pido do dia, atingindo 1m44,9s. S¢ que Checa, Shinya Nakano e Olivier Jacque, todos pilotos da Yamaha, acidentaram-se no final do dia, mas sem conseqˆncias para nenhum deles.

Hoje, sexta-feira ser  dia de descanso para as equipes, em prepara‡Æo ao esperado primeiro comparativo direto entre todas as equipes participantes do campeonato mundial, que ser  realizado neste final de semana, na mesma pista. No domingo, o treino realizado pela IRTA -a associa‡Æo das equipes que competem no mundial- ter  uma novidade: o piloto mais veloz do dia ganhar  como prˆmio um autom¢vel BMW, como incentivo para que os pilotos realmente demonstrem todo o potencial antes do primeiro Grande Prˆmio. Esse treino ser  transmitido ao vivo pela televisÆo para todo o mundo.