Publicidade

Pilotando a Yamaha M1 da sua nova equipe, a francesa Gauloises/Tech 3, Alexandre Barros mais uma vez superou todos os seus advers rios nos treinos preparativos para a temporada 2003.

O piloto brasileiro bateu inclusive o atual campeÆo mundial, o piloto italiano da Honda Valentino Rossi. Foi o primeiro confronto direto entre os dois principais candidatos ao t¡tulo da categoria MotoGP deste ano. Nas quatro £ltimas etapas do ano passado, esses dois pilotos protagonizaram as melhores disputas de todo o campeonato, sempre seguidos de perto por outro italiano, Max Biaggi. Essa situa‡Æo s¢ foi poss¡vel a partir do momento que a Honda, entÆo fornecedora das motos de Alexandre, passou a fornecer ao brasileiro uma moto similar a de Rossi. Barros venceu duas provas e o italiano uma.

A melhor volta de Barros hoje foi de 1m44,112s, apesar do forte frio que chegou esta regiÆo da Espanha. Na seqˆncia vieram Loris Capirossi com 1m44,370s e Sete Gibernau, com 1m44,793s. As 13:00h, no momento mais quente do dia, a temperatura do asfalto estava 11o mais fria do que ontem, durante os treinos particulares de diversas equipes, o que dificultou em muito a obten‡Æo de bons tempos por volta. O recorde atual da pista pertence a Valentino Rossi, conseguido no Grande Prˆmio da Catalunha do ano passado: 1m45,594s. Mas essa marca nÆo ‚ mais v lida, j  que o tra‡ado do circuito foi modificado em um pequeno trecho, diminuindo o comprimento total. Mas vale como referˆncia para avaliar os desempenhos deste final de semana.

O recorde mundial de velocidade m xima de toda a hist¢ria do campeonato mundial de motovelocidade, foi batido hoje. E a marca foi conseguida pela moto de uma f brica estreante e que j  est  impressionando o meio motociclistico: a italiana Ducati. O piloto recordista passa a ser Loris Capirossi, com a impressionante marca de 325,9 km/h, conseguida na longa reta principal do circuito de Barcelona. O recorde anterior pertencia a Shinichi Itoh, conseguido com uma Honda no antigo e veloc¡ssimo tra‡ado da pista alemÆ de Hockenheim em 1995. A Yamaha de Alexandre Barros atingiu “apenas” 311 km/h, apesar de ter sido a mais r pida no geral e em todos os trechos sinuosos da pista. Ficou com 11a melhor velocidade final.

Publicidade

Hoje, £ltimo dia de treinos em Barcelona, o piloto mais r pido do dia ir  ganhar um dos £ltimos lan‡amentos da BMW, um autom¢vel turbodiesel que atinge 270km/h. Essa premia‡Æo se repetir  no final do ano, com um presente idˆntico ao piloto que somar o menor tempo na somat¢ria da melhor volta obtida em cada um dos dezesseis Grandes Prˆmios da temporada. O campeonato come‡a no dia 6 de abril em Suzuka, no JapÆo.