Foto: Se alimentar de todas as cores

Alimentação balanceada: garantia de bem-estar no verão

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Dieta rica em fibras e l¡quidos ‚ a melhor forma de se manter hidratado e ativo

A chegada do verÆo sempre ‚ muito festejada. Seus dias quentes sÆo prop¡cios … curti‡Æo em praias, festas e baladas.  importante estar bem preparado para aproveitar todas as oportunidades sem ser derrubado pelo excesso de calor. Aten‡Æo especial tem de ser dispensada … alimenta‡Æo, que deve priorizar a hidrata‡Æo e, simultaneamente, a correta nutri‡Æo.

Nesta esta‡Æo, bares e restaurantes sÆo muito requisitados. E neste particular o grande vilÆo costuma ser o card pio. Gordurosos petiscos, especialmente quando acompanhados de bebidas alco¢licas, estimulam o ganho progressivo de calorias, al‚m de provocar problemas como intoxica‡Æo.

Incha‡o, cansa‡o excessivo, desidrata‡Æo, fadiga e dificuldade de digestÆo sÆo algumas das implica‡äes adquiridas por aqueles que seguem, consciente ou inconscientemente, dietas irregulares. Claro que estes males podem ser evitados a partir de crit‚rios estabelecidos na hora de fazer op‡äes gastron“micas.

Gabriela Pereira da Costa Oliveira, especialista em terapia nutricional do Grupo de Nutri‡Æo Humana GANEP, esclarece que a alimenta‡Æo … base de frutas, legumes e carnes magras, como aves e peixes, ‚ ideal ao bom funcionamento do corpo. Outra indica‡Æo imprescind¡vel ‚ a ingestÆo de l¡quidos: “Por dia, devemos ingerir aproximadamente entre 2 e 3 litros de  gua, incluso sucos e ch s.  pertinente informar, ainda, que o fato de nÆo sentirmos sede nÆo quer dizer que o organismo nÆo esteja precisando de  gua”.

Sob calor, a temperatura corporal aumenta, assim como a transpira‡Æo, na qual ocorre maior perda de l¡quidos e minerais. Para a reposi‡Æo dessas substƒncias ‚ essencial uma alimenta‡Æo em acordo com as necessidades nutricionais do organismo. Neste contexto, as “milagrosas dietas de verÆo” sÆo absolutamente contra-indicadas.

“ essencial que as medidas nutricionais necess rias ao bom funcionamento do organismo sejam respeitadas. Os famosos regimes, divulgados no per¡odo, sÆo majoritariamente incompat¡veis, uma vez que o verÆo nÆo ‚ propenso a h bitos r¡gidos, como a ausˆncia de carboidratos”.

A alimenta‡Æo equilibrada ‚ a chave para se manter livre dos mal-estares comuns … esta‡Æo. A ingestÆo de alimentos ricos em vitaminas, fibras e minerais tamb‚m ‚ comprovadamente uma eficaz maneira de se evitar in£meras enfermidades.

Dicas nutricionais para um verÆo saud vel – Beba muito l¡quido ( gua natural, sucos de frutas,  gua de coco);
Inclua alimentos integrais ao card pio (arroz, pÆes, cereais, macarrÆo, farinhas e farelos integrais);
Aumente o consumo de alimentos light;
Consuma frutas c¡tricas (abacaxi, kiwi, morango, etc);
Beba sucos naturais, principalmente de limÆo e abacaxi;
Abuse de picol‚s de frutas;
Prefira vegetais frescos e cozidos ao vapor;
Para melhor digestÆo, coma carnes brancas grelhadas e cozidas;
Acrescente ao card pio alimentos funcionais (soja, alho, escarola, azeite de oliva, cenoura, ma‡Æ, aveia, frutas c¡tricas, tomate, ameixa seca e algumas hortali‡as);
Prefira sobremesas … base de frutas;
Ainda em jejum, beba  gua fresca diariamente;
Coma saladas com folhas, queijo e tomate;
Evite o consumo de a‡£car;
NÆo abuse de sal e temperos, eles contribuem … reten‡Æo de l¡quido;
NÆo espere a sede para beber  gua;
Mastigue os alimentos devagar, assim, exageros alimentares sÆo evitados;
Evite molhos … base de creme de leite ou maionese;
Quanto aos petiscos, dispense os fritos e prefira assados;
Nunca exclua o carboidrato da refei‡Æo, ele deve compor 60% de sua dieta;