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Foto: Bitenca

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OI Bitenca,gostaria de sua opinião quanto a melhor maneira de alongar o eixo do pião da cb 450, já que pretendo colocar um pneu bem mais largo 150/90-15 em rodas raiadas, obrigado, abraços. Mario, 48, Salvador, BA

R: Mário, minha sugestão é que você procure um outro eixo secundário com a ponta em boas condições e solde a ponta deste na ponta do seu aumentando o seu comprimento na medida necessária. Esse serviço tem que ser feito por profissional especializado em reconstrução de engrenagens. Há oficinas que fazem esse tipo de serviço, na área automobilística ou de máquinas. É uma solda em metal duro que mantém as características do eixo. As duas pontas devem ser usinadas de forma que permaneçam centralizadas, para isso pode deixar um ressalto em um lado e uma cavidade do outro para então soldar. Depois retifique a superfície, não precisa reconstruir as estrias na região da solda, apenas o diâmetro interno dela deixando um espaço livre de estrias (cuidado com a região do retentor) necessário para realinhar as peças nos dois pedaços soldados. Assim o câmbio pode ser montado novamente. Boa sorte

Ola Bitenca,quero lhe agradecer pela sugestão foi a melhor que tive, me disseram para mandar fazer outro eixo mais longo, construir uma luva, até montar um terceiro eixo entre a coroa e o pião utilizando duas correntes e dois piões, o que também não seria mal pois como vou alongar a balança em 10 cm a corrente ficaria mais curta e com menos folga, porém a sua foi a mais simples e fácil de fazer. a moto vai ser estilo bobber ou café race ainda não decidi. um grande abraço, Mário.

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Ola bittenca, tudo nos conformes, meu amigo preciso de duas dicas (esclarecimentos) de sua experiência com motos. 1- o que é preciso ser feito para que se possa usar o pneu traseiro da hornet em uma cbr 450.pois tenho uma e me disseram que é possivel alargar a roda para que fique na medida exata.ps.( não sei qual é).se for possivel e tambem viável, o que seria necessario para se fazer o mesmo na frente. Troca-se a frente toda ou apenas manda-se fazer outras mesas e usa as mesmas bengalas. 2- como ficaria a dirigibilidade de uma cbr 450, se ela fosse modificada para naked e se tambem é viavel, com relação a custos. Desde já agradeço se me responder. Um abração. Paulo, 45 anos Londrina-PR

R: Paulo, Alargar uma roda é impossível, talvez a melhor solução seria a troca das rodas inteiras da CBR pelas da Hornet, mas dai o problema seria o alinhamento de todo chassis para elas. A posição da coroa deve projetar uma reta para que a corrente funcione corretamente, talvez seria o caso de alongar o eixo secundário do câmbio para isso. O freio deve ser possível de adaptar, ou usando o rotor original da moto com um adaptador ou usando o da Hornet com sua pinça e adaptando a fixação, isso se a largura da balança comportar, o que acho pouco provável, teria que alargá-la também. Na frente, se usar a roda da Hornet você vai ter que verificar se o vão das bengalas aceita a roda com as fixações das pinças. Se der certo, confeccionar as buchas necessárias para montar com o eixo original ou com o da Hornet mesmo. Se precisar de mais largura a substituição da frente toda será necessária, dai a adaptação será no canote e rolamentos da direção. A confecção de novas mesas é possível, mas caro. Terá que aumentar somente a largura entre os tubos da suspensão e tentar usar o mesmo canote. Toda fixação dos acessórios deve ser previsto no desenho dessas mesas que devem ser usinadas em fresa CNC em alumínio especial. Com essas alterações as carenagens não iam mais servir de qualquer forma, Paulo. Ao retirá-las a moto já ficaria “naked” ou pelada. Para isso a grande alteração será em um novo farol e lanternas que utilizem uma fixação alternativa também. Se a solução for a de fazer novas mesas, a previsão da fixação dessas peças se faz necessária para a frente, para as de trás o problema pode ser resolvido construindo-se suportes parafusados diretamente no chassis, de preferência em furação existente.

Essas modificações vão fazer uma moto com a aparência de um cordeiro com pele de lobo. O motor não vai ser compatível com a rodagem e as suspensões desbalanceadas com o peso adicional das rodas, vai bater e balançar nos buracos. Você vai sentir falta de motor (pode mexer nele) e a moto vai passar uma sensação de maior peso e maior consumo. A não ser que tenha gosto por se aventurar em projetos assim vai valer a pena pois em termos de custos, fica bem caro. Bem mais caro (e pior) do que trocar a CBR por uma Hornet, nem que seja usada.
Abraços e boa sorte.

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Valeu pela resposta, amigo bittenca, com suas dicas, conclui; vou curtir minha cbr 450, ate que possa troca-la por uma hornet ou uma cbr 900 rr, que fica na faixa de uns 25 paus, bele, tudo de bom pra voce, abração Paulo