Publicidade

Vi uma tornado com um alongador de mesa (para deixar o guidon mais alto). Que tipo de diferen‡a na pilotagem esse alongador pode trazer?
Claudinei – SÆo Paulo – SP
Se for uma pe‡a s¢ para adaptar guidÆo de cross, nÆo interfere nada, s¢ fica mais alto.

Freio
Tite, explica pra gente a diferen‡a no sistema de freio da ZX-6R visto que vocˆ ciou que as pin‡as sÆo radiais. Qual a vantagem que ele proporciona comparado ao sistema de pin‡as convencionais como o da Hornet por exemplo? E o disco tipo margarida, tem vantagem ou ‚ s¢ est‚tica?
Vilton – Recife PE
Se vc entrar na se‡Æo “T‚cnica”, vai ver um artigo chamado Realidade Radial. T  tudo l .

Nervosa
eu tenho uma moto 125cc honda 2003 ,como transformar ela totalmente 200cc nervosa.
wiliam – rio grande rs
F cil demais: vende a 125 e compra uma CBX 200 Strada!

Classificado
Ao ler a sec‡Æo de Classificados fica dif¡cil de saber a atualidade do an£ncio. Geralmente o usu rio esquece de retir -lo (ali s, como se faz isso?). Sugiro acrescentar a data da publica‡Æo para dar uma id‚ia da validade.
Wilmar – Sao Jose dos Campos
Os an£ncios sÆo gratuitos e a inclusÆo ou exclusÆo ‚ de responsabilidade dos anunciantes.

Publicidade

Rela‡Æo
tenho um rd 350, na ficha tecnica quando motor vai a 8.500 giros, gostaria de saber se estes giros do motor, e mesmo na saida do cambio (pinhÆo), ou os giros serÆo menor? (rela‡Ço final).
gilberto – goiania go
Num entendi nada.

Twister
Tite, sei que alguns Twisteiros vÆo querer o meu pesco‡o, mas eu, como propriet rio de TW a 3 anos, j  tive 3 motos desse tipo e tenho que afirmar: A MOTO NÇO PRESTA!. A minha £ltima ‚ 2005, e mesmo de 5 anos de linha de produ‡Æo, a Honda continua … pecar com um painel que nÆo pode ver  gua, um comando de cabe‡ote que vive com folga de f brica, e uma tal de corrente de comando e tensor que pare‡e uma “escola de samba” depois de 15 mil km, e o pre‡o? Todos j  sabem. (essa ‚ a minha opiniÆo)
Tony – Recife, PE

Baiana
Tite, eu nÆo pude deixar de vir aki postar essa msg, j  que meu namorado enche o saco entrando neste site e no orkut e fica rindo sozinho, um dia tive a curiosidade de ver oq era, pois ‚ vim parar por aki!!! Mas que hist¢ria ‚ essa de Homem-Berinjela? Disse que irÆo criar uma comunidade e tudo l  no orkut. hahahahahahaha
Nara – Salvador – Ba
Nara, al‚m daquele folgado do Igor vou ter de te agentar tamb‚m?

Protetor
Procuro protetor do motor da cbx750f “o famoso mata cachorro”. Onde posso encontrar?
Wagner – Sales Oliveira
Procure em nossa se‡Æo de lojas & oficinas.

Publicidade

Exemplos
Fala Tite, l¡ sua mat‚ria sobre “Maus exemplos”, e me senti como se estivesse andando nas ruas da minha cidade nos finais de semana, ocorre isso direto!  um absurdo como esses imprudentes denigrem nossa imagem de motociclistas, j  vi v rios empinando na ladeira, andando sem escape, crian‡as que nem sequer alcan‡am a pedaleira, segurando a barrigona do animal (motorista) daqui, sem capacete eu nem falo mais! Mas valeu pela mat‚ria e quero que vc atualize mais depressa esse site, t  devagar!
Igor – Salvador – Bahia
Igorc‚falo, eu atualizo o site quando quiser, t !

Importa‡Æo
Gostaria de saber se importar uma moto dos E.U.A , por exemplo uma Road Star 1670, quanto a moto custar  posta em SP sendo que a mesma custa U$$ 11.000 l , e se as seguradoras fazem seguro dessas motos importadas que nÆo sÆo fabricadas aqui.
JoÆo – Sƒo Paulo
Vc conhece um certo Tite Catapani? Seguinte, essa importa‡Æo depende de tantos impostos, taxas, burocracia e propinas que aquele valor vai triplicar f cil, isso se conseguir liberar a moto. Mas procure um despachante aduaneiro para mais detalhes.

Frenagem
Gostaria de saber se os senhores publicaram rela‡Æo de distƒncias de frenagens x velocidades. Se positivo, como consegu¡-las, caso negativo, se h  possibilidade de fazerem estudos a respeito.
JoÆo – Gravata¡/RS
Sim, temos v rios testes de frenagem, dˆ uma busca no artigo “vocˆ sabe frear?”.

Editoriais
Tite ! 1 Como eu fa‡o para ler os editorias anteriores a 15/11/2005 ? Na sequˆncia nÆo aparece.2 Existem alguma possibilidade de as montadoras do lisarB voltarem a fabricar motos 2T ? 3 Com inje‡Æo, catalizador, ¢leo 2T sint‚tico, etc os motores conseguem atender as normas de emissÆo poluentes atuais sem perder desempenho ? 4 Quando passar em Maring  eu te pago um dogÆo gigante que tem 2 pÆes para acalmar sua lombriga ! como era o nome dela mesmo ? Valeu
erasmo – maringa pr
1) S¢ usando a ferramenta de busca, mas tem de lembrar o t¡tulo do editorial. 2) Nenhuma chance; 3) Na Europa alguns scooters conseguiram se enquadrar na legisla‡Æo ambiental; 4) t  combinado, o nome da lombriga ‚ Z‚fa.

Publicidade

Selante
apesar de ser a 2¦ vez que escrevo, sou leitor ass¡duo, inclusive optei e j  estou com uma moto tornado 2006 com 60 km rodados, ap¢s ler seus coment rios sobre esta moto. Li tamb‚m com rela‡Æo ao selante, o qual comprei e estou na d£vida quanto a quantidade a ser usada, pois o fabricante recomenda o uso de 500 ml no pneu traseiro e 250 ml no dianteio, meu questionamento a vc ‚ isso procede, ou posso dividir os 500 ml para os 2 pneus.
H‚lio – Gand£-Ba
Como o pneu dianteiro raramente fura, nem precisa usar selante, use s¢ no pneu traseiro e guarde o restante.

Cr“nica
Adorei a cr“nica “2066…” t“ at‚ agora imaginando a BMW com sulcos de 15cm no pneu. A melhor parte ‚ a cr¡tica em rela‡Æo aos lan‡amentos no mercado brasileiro. Se em 87 tava mal, com a CB, CBR, CBX, RD, imagina hoje com CG, CG, YBR, CG, CG, TW, CG, FLCN, CG, FZR, CG.
Yuri – Londrina, PR

In‚rcia
Poderia explicar o que ‚ a in‚rcia exercida ou aplicada sobre uma roda de motocicleta? Recentemente vi uma publicidade de rodas importadas anunciando um percentual “x” a menos de in‚rcia. Confesso que desconhe‡o o efeito.
Marcelo – Joinville – SC
Certamente foi mau traduzido, pois o correto seria menor efeito girosc¢pico. Quando mais leve ou menor a roda, menor ser  esse efeito e isso se traduz em uma moto mais f cil de pilotar.

Escorregada
Ola tite, possuo uma twister 2003, e te trago uma d£vida. A moto esta com quase 12. 000 km, pneus originais, mas j  estÆo um pouco al‚m do limite para troca, a pergunta ‚ a seguinte: vinha eu entrando numa r¢tula a aprox. 50/60km/h, na sa¡da, acelerando, senti a traseira desgarrar, nÆo sei precisar quanto, mas foi o suficiente pra assustar e eu aliviar o punho e tentar buscar a vertical novamente, a pergunta ‚, estando a pista pouco molhada, (apenas um principio de chuva nada de  gua  gua acumulada e a r¢tula foi constru¡da a pouco tempo, asfalto novo e bem aderente) qual o motivo? O desgate do pneu ‚ suficiente pra causar o problema? Eu estava al‚m da velocidade pra situa‡Æo. Foi apenas susto de quem nÆo conhece o comportamento a moto.  normal essa “escapada”, j  senti isso antes em simples mudan‡as de pista quando cruzava a faixa divis¢ria (pintada no asfalto) deduzi que a falta de aderˆncia era causada pela tinta.
Cristiano Z. S. – Pelotas – RS
Troque esse pneu traseiro urgente! Ele j  est  gasto.