Publicidade

Tio Tite, tenho que confessar e alertar todo mundo: Alongador de suspensÆo traseira da twister ‚ uma B****, a moto fica ruim de freio, quando se tenta fazer uma curva em baixa velocidade parace que a dire‡Æo tem vontade pr¢pria e fica com raiva de vocˆ tentando te jogar pro chÆo, a roda traseira arrasta que ‚ uma maravilha, quando vocˆ entra reduzido na curva, faz acelerando e abrindo no final ela d  umas chimadas que o cora‡Æo fica parecendo uma britadeira e depois que coloquei o alongador, nunca mais tive coragem de deitar nas curvas, e a coitada da suspensÆo dianteira ‚ que sofre em dobro por isso. Fica bonita? Fica, mas ‚ s¢ isso, porque de resto piora tudo. Quem nÆo acreditar, fa‡a um teste na Raposo Tavares de SÆo Paulo sentido interior com a m*** do alongador. Quem acha que nÆo muda nada na moto, precisa fazer umas aulinhas de yoga pra entrar em sintonia com as pr¢prias percep‡äes, sim, porque a moto s¢ falta gritar “algu‚m tira esse neg¢cio de mim”. Tite, eu sei que mere‡o uma semana de pedalada, mas pelo menos posso falar, por experiˆncia pr¢pria que fica uma porcaria. E olha que minha tw ‚ 2006, nÆo est  nem com 2.000km e nÆo tem nada desalinhado ou torto nela. Alongador s¢ serve pra apertar o saco contra o tanque e mais nada.
Diego – Maring , PR

Savage
Gostaria de receber por email informa‡äes sobre a moto Savage 650, da Suzuki.
gerson – joinville – sc
Basta escrever para [email protected] para adquirir a revista com o teste.

125
Tite na pergunta que eu fiz eu quis dizer o porque das motos serem logo 125? qual a razÆo desse n£mero quebrado? e outra pergunta tem motos 125 que sÆo colocados aquelas horriveis bolhas transparentes na frente, qual a vantagem disso? al‚m de desviar um pouco o vento do piloto?
jeferson – joinville, SC
Ah, bom! Come‡ou muitos anos atr s, quando as f bricas eram simples e as motos tinham de usar os mesmos componentes. Assim, para fazer uma 250 dois cilindros bastava usar dois pistäes de 125. Para fazer uma 500 de quatro cilindros bastava usar 4 pistäes de 125. O pistÆo de uma 250 monocil¡ndrica pode ser usado em uma 500 de dois cilindros, assim por diante. Hoje em dia ainda se usa esse princ¡pio em algumas motos mais simples. Quanto … bolha, s¢ serve mesmo pra desviar o ar do piloto.

SBK
Tite, e esse papo do Mundial de SBK ser transmitido pela Rede TV que fim levou?
Guilherme – Sao Paulo – SP
Bom os dados eu tirei do site oficial do WSBK em 18 edi‡äes as Ducati levaram 13 t¡tulos contra 5 de todas as marcas orientais. E antes de 2005 a mesma Ducati estava a 7 anos ganhando tudo. Eu entendo materiais especiais (Carenagens de fibra de carbono, Kevlar, ligas especiais, etc). Os dados de peso e potˆncia eu tirei dos sites oficiais das f bricas. E at‚ onde eu sei a prepara‡Æo ‚ limitada pelas leis antipolui‡ao dos pa¡ses. E nos circuitos mais travados, qual a explica‡Æo!
Edson – Cachoeirinha/RS
Phillip Island, Austr lia – os cinco australianos que disputam o Mundial de Superbike vÆo largar nas duas primeiras filas do grid da segunda etapa de 2006, que acontece neste domingo, em Phillip Island, na Austr lia.LI TODO O TEXTO MAIS QUE HORAS VAI SER TRANSMITIDA A PROVAAAAAAAAAAA
Fernando – sao paulo sp
Gui, vc precisa perguntar isso pra Rede TV. Fernando, as not¡cias do SBK sÆo de responsabilidade da assessoria de imprensa, que nÆo divulgou os hor rios, mas no site oficial da SBK estava escrito que a largada seria …s 14:00 horas, hor rio local. Ed, se os dados se referem …s motos sem prepara‡Æo, isso tem pouca utilidade, porque depois da prepara‡Æo muda tudo. Nenhuma equipe divulga os dados de peso e potˆncia de suas motos. A prepara‡Æo dos motores de corrida nÆo sofrem as limita‡äes de lei antipolui‡Æo. Quando come‡ou o SBK o regulamento favoreceu …s Ducati porque sÆo motos que saem de f brica j  quase prontas para corrida, como uma Ferrari, enquanto as japonesas sÆo esportivas que necessitam muita prepara‡Æo, pois sÆo motos originalmente mais “soci veis”. Mas isso acabou, porque desde o ano passado as f bricas japonesas decidiram radicalizar e as esportivas ficaram como Ferraris japonesas.

Publicidade

Chile
Tite pq no chile a Honda tem tantos tipos de motos? Cara ‚ muita variedade! E tem umas coisas estranhas l  tmb, como uma twister que num ‚ twister e s¢ tem 5 marchas, mas a CBF 250 que ‚ a twister com 6! Sem falar uma Nighthawk que ‚ feia d+ sem retrovisor e 200cc, Cara, ‚ muita onda por l  viu, tem at‚ a XR200 = XL200, e aki a gente num tem essa variedade pq?
Cristiano – Forquilha – CE
Porque l  vivem chilenos e aqui s¢ tem brasileiros.

Amortecedor
Tite, acho que vc comeu muita moqueca em Floripa. Porque vc reponde as perguntas pela metade? Ser  que existe limite de 1 pergunta por dia para cada motonliner? T  bom, j  aprendi que ‚ CENTELHA, mas ainda ficou faltando responder sobre o amortecedor de dire‡Æo. E nÆo me diga que j  respondeu, porque eu nÆo vi!
Eder – SÆo Paulo
Ih, nÆo vi mesmo! Eder, vc j  percebeu que em termos de adapta‡Æo tudo ‚ poss¡vel, mas a Comet 250 nÆo precisa de amortecedor de dire‡Æo.

Rebaixar
Agora sou teu fÆ meeeesmo, sem papas na l¡ngua! S¢ 2 duvidazinhas. Meio pentelhas, mas eu nÆo resisto. J  que os malas querem tanto arrebitar a bundinha de suas motocas, resolvi perguntar o inverso: Que acontece se abaixar a traseira da moto, ou levantar a frente?
Bernardo – Porto Alegre – RS
Tamb‚m estraga a dirigibilidade e a cicl¡stica da moto.

Ferramenta
Queria saber uma informa‡Æo, se vocˆs sabem um fabricante de ferramentas especias para motos.
Edson – Recife-PE
Sim, sabemos de dois, inclusive ambos foram convidados a anunciar no Motonline. Mas como eles devem julgar desnecess rio anunciar aki, entÆo nÆo posso informar quais sÆo.

Publicidade

Letras
Professor tem previsÆo p/ curso de pilotagem esse ano? quanto vai custar? (tenho que ir guardando $) 2- Olha tem muita gente (cegos como eu) pedindo p/ aumentar o tamanho das letras no site, vai a¡ uma dica (gambiarra no I.E.): Diga aos sobrinhos p/ acessar o menu “ferramentas” > “op‡oes da internet” > “acessibilidade” e marcar o quadrinho “ignorar tamanhos de fonte especificados em paginas da web” Ufa! Os man¡acos ainda podem ir em menu “exibir” > “tamanho do texto” > “maior”.
Rodrigo – BH
O curso ainda nÆo tem previsÆo. Valeu pelas dicas!

DT
Nos £ltimos 2 meses tenho rodado mais de 200 km em estradas de terra com minha pobre moto street, com seus incr¡veis 12,5 cv a 8.000 rpm, a coitada sofre pra caramba. Estou pensando seriamente em comprar um DT 180, somente para rodar nessas estradas. Ser  que mesmo sendo uma moto com alguns anos e muitos km rodados vale a pena? NÆo possuo poder aquisitivo para uma on/off 4 tempos semi-nova.
Ricardo – Curitiba, PR
Se achar uma em bom estado, pode ir fundo!