Publicidade

 a maior alta desde mar‡o de 2006. O  lcool (que subiu 9,37%) foi o maior respons vel pelo ¡ndice elevado.

Agˆncia AutoInforme – O IMC – Öndice de Manuten‡Æo do Carro -, medido pela Agˆncia AutoInforme, fechou em 1,15% em janeiro. Os usu rios de carro flex foram os mais afetados, pois a maior alta entre os produtos e servi‡os pesquisados foi do  lcool na bomba. Segundo o levantamento, mais conhecido como Infla‡Æo do Carro, o  lcool combust¡vel, que sofre com a entressafra da cana, subiu 9,37% e vem de outro aumento de 2,5% em dezembro. O pre‡o da gasolina se manteve est vel no mˆs.

Al‚m do aumento custo do uso de manuten‡Æo do carro, o consumidor ainda tem um ac£mulo de despesas em janeiro com o IPVA. O imposto de propriedade de ve¡culos automotores ‚ considerado no ¡ndice da Infla‡Æo do Carro, mas o seu valor ‚ dilu¡do durante o ano.

Houve outras altas expressivas, mas de itens com pouco peso na composi‡Æo final do IMC.  o caso do servi‡o de cambagem, que o motorista s¢ utiliza quando vai alinhar a dire‡Æo do carro: ele ficou 7,9% mais caro. Para estacionar o carro, o motorista passou a pagar 6,2% a mais, e fazer a limpeza do bico injetor est  custando 5,7% mais caro.

Publicidade

Na outra ponta, alguns itens da cesta de produtos e servi‡os usados pelo motorista ficaram mais baratos. O maior deles foi o servi‡o de lavagem completa do carro, com queda de 8,3% em janeiro. Tamb‚m se destacam a correia dentada, que ficou 7,7% mais barata, e o alinhamento de dire‡Æo, que caiu 2,8%.