Publicidade

Pessoal, meu amigo realizou no ano passado uma viagem de Cagiva Elefant 750 para o Chile e teve v rios problemas com a altitude, praticamente nÆo conseguiu transpor a Cordilheira – falta de for‡a devido ar rarefeito. Temos um projeto de ir para l  novamente este ano e gostaria de algumas dicas que pudessem nos ajudar na altitude.
Paulo – Paranagu  / Pr
àtima pergunta, Paulo. Eu j  viajei pelo Peru e tive o mesmo problema. O meu parceiro e amigo Klever Kolberg estava de XT 600 e como bom engenheiro inventou uma forma de trocar os ciclˆs sem abrir o carburador. Certamente nÆo era um carburador original. Mas n¢s descobrimos uma forma mais simples: aumentar a passagem do ar. Isso ‚ bem simples de fazer, mas ter  de adquirir uma nova caixa do filtro de ar. Fa‡a v rios furos e cubra-os com fita tipo silver-tape. Quando chegar no ar rarefeito vc vai soltando a fita e aumentando a passagem de ar. Mas isso s¢ se vcs rodarem no asfalto. Se pegar terra vai ser mais complicado. Se a regiÆo for livre de impurezas vc pode at‚ retirar a filtro de ar, ou fazer um menos restritivo. Uma terceira solu‡Æo ‚ criar um “afogador” sobrealimentando o motor neste trecho, s¢ que ‚ bem mais complicado. Que motos vcs irÆo usar?

De novo
Em rela‡Æo aos pneus da minha XLR, j  que os MT60 nÆo vÆo servir para o aro dianteiro, quais vc recomendaria?
Andr‚ – Manaus – AM
Andr‚, o problema nÆo ‚ a marca do pneu, mas a MEDIDA! A roda dianteira ‚ 21″ nÆo existe pneu street nessa medida.

CBF 500
Caro Tite, desculpe discordar de sua resposta ao leitor, mas acredito que existe espa‡o para CBF 500 sim, no mercado brasileiro. Uma CBF 500 em Portugal est  hoje pr¢ximo 5.600?, e a CB600F Hornet em torno de 7.200?. Se a Suzuki consegue comercializar a GS 500E em torno de R$ 21.500 aqui no Lisarb. Por que a Honda nÆo teria um pre‡o competitivo para o mercado nacional. E ‚ exatamente o que a Suzuki est  tentando fazer, preencher esta lacuna deixada pela Honda.  claro que o vocˆ diz ‚ verdade, l  na Europa a grana circula mais f cil entre os mortais do que aqui, mas o mercado nacional est  crescendo muito e nosso potencial est  sendo subestimado ou no m¡nimo negligenciado.  claro que para uma empresa tomar uma decisÆo por aqui ‚ necess rio muito estudo devido …s entranhas burocr ticas de nosso sistema fiscal e tribut rio que inviabiliza qualquer v“o mais audacioso. Mas vale como reflexÆo. Feliz ano 2006 muita paz e sa£de.
MARCOS – BELO HORIZONTE MG
A questÆo ‚: a CB 500 j  nÆo vendia nada nos £ltimos meses de comercializa‡Æo. Investir em expansÆo da f brica, criar mÆo de obra, investir em fornecedores para fazer outra 500? Leia as cartas dos leitores aqui e veja quanto querem uma 125 que corra mais. NÆo acredito que o mercado receberia uma CBF 500 melhor do que a Hornet 600. A CBF 500 foi feita para um mercado europeu muito diferente do nosso. Se um dia vc tiver a chance de analisar os n£meros da Abraciclo veja o comportamento de vendas da CB 500 e agora da Hornet.

coisaestranha
Titeabra‡onataleanonovo precisoacharcabe‡oteparaXl250R. Quemsabevocxemeajuda. japrocureiporaquitudo.
Jorge – Torres, RS
Procurananossase‡Æodelojas&oficinasemandeconsertarotecladodoseuPC!

Publicidade

Falcon
Gostaria de ler alguma reportagem sobre a falcon 2005? 2006 ja tem alguma coisa?
cesar – rio – rj
NÆo.

Idade
eu gostaria de saber, a partir de quantos anos eh permitido andar com uma Biz 125 ou Biz 100.
otavio – Sp, SP
Assim como qualquer outro ve¡culo motorizado, a idade m¡nima ‚ 18 anos.

Pesquisa
Tenho uma Twister 2005 e pretendo troc -la por uma moto mais potente. Tenho pesquisado muito sobre as Suzuki 500 e 600 (Bandit), bem como sobre a Hornet. A rela‡Æo “cv/kg” para as 600 ‚ bem melhor que na ES500, o que justifica (em parte) a diferen‡a de pre‡o. Fiz algumas compara‡äes (apenas te¢ricas!) entre as 600 e conclui que a Hornet ‚ muito mais equipamento e, portanto, representa melhor custo benef¡cio que a Bandit. Qual a sua opiniÆo?
Francisco – BH, MG
Acho que vc est  certo em rela‡Æo … Bandit 600, mas e a Bandit 650? Vc tb comparou?

Fase II
“Como diria um s bio fil¢sofo greco-romano-soteropolitano: “o importante ‚ ser feliz”. Se a Comet 250 Phase II ‚ a moto da sua vida, go deep (vai fundo!).” Vc Disse isso mais como posso ir fundo se vc fica em cima do muro, li uma resposta sua a um comentario de uma moto v2: “NÆo precisa nem mandar a foto: o custo de uma 250 V2 seria cerca de 50% maior do que o de uma monocilindro. Algu‚m pagaria R$ 15.000 numa 250?” A questao ‚ muito simples caro pequeno mestre, o que vc acha da comet phase II?
Adelmo – Santa Luzia
Adelmito, eu nÆo acho nada, nÆo pilotei a motoca ainda! NÆo d  pra avaliar uma moto s¢ oiando pra ela!

Publicidade

Monstro
Titeeee!! NÆo v  pensar q sou um monstro s¢ pq pedi atualiza‡äes no site logo no dia q vc voltou a trabalhar, coitado! Eu acompanhei as cartas e fiquei muito feliz q vc continuou respondendo-as mesmo de f‚rias. Mas eu me referia a testes, reportantes e etc estou  vido pra comprar minha primeira motoca e o motonline se tornou minha primeira referˆncia! abs!
Mauricio – Jundiai SP
Seu monstro!

àleo
Grande Amigo, vc nem sabe a ansiedade da Galera do Teresina Moto Clube em adquirir a Apostila Speed Master, ja achamos fragmentos dela na Net mas somos contra o Plagio, outra, Tite o Piauiense aqui gostaria de saber se vc adota oleo sintetico ou Mineral na sua scooter, DR e a Honda 125cc de competicao?
Hugo – Teresina – Pi
Calma, Huguinho, vai ficar pronta, mas que papo ‚ esse de fragmentos na Net, me diga qual site que vou processar os fiodamÆe. Na DR eu uso ¢leo mineral, no scooter o ¢leo 2T sint‚tico e na 125 s¢ uso Elf sint‚tico porque j  ‚ misturado … gasolina tb Elf.

Qual
caro amigo tite,estou com uma duvida, fa‡o muitas viagens com o motoclube q fa‡o parte, algumas perto, outras longe e estou comprando um moto, (tinha um cb 450 dx, mas vendi),entre twister e tornado qual a melhor op‡Æo para poder viajar tranqilo, ter economia, ou seja um bom custo beneficio,algumas vezes levo a namorada, qual a moto seria melhor, vou pegar uma usada,compensa pegar uma bros zero km!
luiz gustavo – juiz de fora,MG
O teste da Tornado est  na se‡Æo testes http://www.motonline.com.br/lancamentos/lancamentos-tornado-jan05.html NÆo aconselho a Bros 150.