Publicidade

Eles tˆm apenas 10 anos, mas j  sabem aplicar princ¡pios da f¡sica, mecatr“nica e rob¢tica para criar carros movidos … energia solar.

H  v rias semanas, os alunos da 4¦ s‚rie do Col‚gio Magno, zona sul da capital paulista, vˆm se dedicando a estudar temas pouco usuais para esta faixa et ria. A justificativa ‚ simples: eles participam de um campeonato que vai escolher o melhor e mais veloz carro solar. O projeto interdisciplinar despertou o interesse dos alunos que agora se preparam para a corrida final, que acontece na pr¢xima segunda-feira, dia 13 de novembro.

Cada carro tem apenas um motor e uma placa captadora de luz solar e mede entre 10 e 30 cm. Eles foram feitos com pe‡as de Lego e outros materiais, como cartolina e papel sulfite. Para criar modelos que pudessem se locomover, os alunos tiveram que levar em conta no‡äes de aerodinƒmica e de peso. Antes de iniciar o desenvolvimento dos prot¢tipos, eles fizeram pesquisas sobre energia solar e suas poss¡veis aplica‡äes e tamb‚m contaram com o apoio dos estudantes de Rob¢tica e de Mecatr“nica. Estes, do Ensino M‚dio, projetaram uma pista desmont vel de alum¡nio e grama sint‚tica. Sensores foram colocados para registrar com seguran‡a qual o vencedor e aferir o desempenho dos competidores.

Provas eliminat¢rias j  aconteceram e agora os seis carros finalistas se preparam para a £ltima etapa, a competi‡Æo que eleger  o campeÆo. “Este projeto nos possibilitou trabalhar com os alunos temas diversos, desde meio ambiente e energias alternativas, a princ¡pios de f¡sica, mecƒnica e potˆncias de motores. Unimos o aprendizado … pr tica” explica Edson Ferraz, professor de Rob¢tica e Mecatr“nica.

Publicidade

Apesar do mundo do automobilismo ser geralmente comandado por homens, no Col‚gio Magno a situa‡Æo ‚ diferente. A maioria dos carros selecionados para a final foi projetada por garotas. “As meninas sÆo mais concentradas, lˆem o manual de instru‡äes, aceitam sugestäes do professor e gostam de criar algo bonito. J  os meninos ficam tÆo envolvidos em projetar um carro que corra bastante que acabam nÆo prestando aten‡Æo a detalhes fundamentais”, comenta Edson.

Participam da banca, professores e alunos do Ensino M‚dio que, para definir o campeÆo, levarÆo em conta qual o projeto com melhor design, melhor pesquisa e melhor desempenho.

Servi‡o: Campeonato de Carros Solares
Local: Col‚gio Magno – Unidade S¢crates. Rua Duque Costa, 164 . Ch cara Flora
Data: dia 13, segunda-feira, das 9h30 …s 11h30.