Publicidade
Óleo: Troque como recomenda o fabricante - A natureza agradece

Óleo: Troque como recomenda o fabricante - A natureza agradece

Bittenca,

Gostaria de sua ajuda quanto a questão da troca de óleo no amaciamento do motor. Alguns colegas de um fórum que participo faz até 3 trocas de óleo antes dos 1000Km como forma de retirar a limalha que se deposita do óleo, favor ver abaixo um trecho:
…”existe uma série de considerações sobre a troca antecipada do óleo, no caso de motos novas. Alguns recomendam trocar até 3 vezes antes de primeira revisão. A ideia é retirar o óleo com limalhas que surgem no amaciamento da moto – mesmo antes da quilometragem indicada pelo fabricante – e, assim, prolongar a vida útil do motor…”
Pergunta: Do ponto de vista técnico, a ação acima está correta?
Atenciosamente,
Ricardo Ribeiro de Souza
Recife – PE.

 

Olá Ricardo,
A resposta seria sim e não.
Sim porque todo motor novo, ao funcionar, suas peças móveis se acomodam em posição mais confortável para um funcionamento mais livre. Nesse processo, partículas metálicas são liberadas no óleo.

Publicidade

Não, porque o fabricante já prevê essa condição e seja por aumento na precisão na usinagem e dimensionamento das peças, seja pelo uso de filtros, as partículas não vão provocar mais desgaste do que o necessário, previsto pelo fabricante.
Nos motores mais antigos essa condição era mais crítica, necessitando de um período maior de amaciamento e mais trocas de óleo. Hoje em dia, a precisão é maior e os materiais mais adequados. As trocas de óleo não tem que ser mais frequentes.
Em todos esses casos o fabricante sempre recomenda o processo ideal para o amaciamento e as trocas de óleo não devem ser mais frequentes do que o recomendado. Causa entre outras consequencias ambientais, um custo desnecessário.

Abraços,
Bitenca