Publicidade
Foto: Bitenca

Foto: Bitenca

Com quantos kilometros rodados uma moto pode ser considerada -amaciada- e realmente existe esse periodo de -amaciamento- ou é mais um mito motociclistico?! OS valores de desempenho e consumo neste periodo de -amaciamento- da moto servem como parametros para o que realmente a moto deve render ao longo da sua vida util?! abraços Rui, 32, Curitiba, PR

R: Rui, no manual do seu modelo indica qual o período e melhor forma de condução nesse período. Normalmente nos primeiros 1000 Km deve-se manter a rotação abaixo de um limite que varia muito. Troque de marcha cedo e não permite ao motor aquecer muito. O consumo e desempenho melhoram sim, após esse período de forma gradativa. Depois da primeira troca de óleo você vai perceber uma nítida melhora. Boa sorte,

Olá Motonline. Gostaria de rececer alguma ajuda ou dica sobre troca de marchas em motos no sistema cardã. Troquei minha Virago 250 (transmissão por corrente) por uma Virago 535 com cardã e estou com dificuldade na troca de marchas. Dásempre um trancos e barulhos estranhos. Obrigado. Luciano, 28, Araucária PR

Publicidade

Foto: Motos em Aparecida - Acervo MotonlineR: É normal mais barulho na troca de marcha de uma moto maior Luciano, as engrenagens devem ser mais robustas e isso complica um pouco a maciez do conjunto. Um acionamento mais cuidadoso da embreagem ajuda e poupa o sistema mas considere normal os -clanks- na hora dos engates, principalmente parado, ao engatar a primeira para sair. Abraços,

Bom antes da pergunta, eu queria já agradecer, e dizer que sou fiel leitor diario do site, não consigo ficar sem dar pelo menos uma checada todos os dias.A duvida é a seguinte, eu tenho uma CBR 900 ano 97, e pela dificuldade de se achar peças para modificação,eu optei em mudar a bomba hidraulica do freio dianteiro,vou usar uma da marca Brembo, me parece que ela é usada na R1 2007, porem vou usar as pinças originais da minha moto,dessa maneira eu posso colocar manetes mais curtos.Minha duvida é, sera que existe alguma diferença na quantia de oleo bombeado por essa nova bomba, sera que corro o risco do freio ficar muito senssivel, e com isso eu perder os meus parametros de pilotagem, desde de já agradeço a ajuda. Marcelo, 35, Mairipora-SP

R: Marcelo, de fato pode haver alguma alteração na resposta do freio mas só um teste pode lhe mostrar o resultado prático. Você poderia medir o volume deslocado pelo cilindro mestre original e do novo que você quer instalar, assim se houver aumento do volume deslocado o freio ficará mais fraco e mais borrachudo, do contrário será mais preciso e potente, mas isso se o flexível for de qualidade que transmita toda força aplicada, como os de aviação, revestidos em aço inox. Um cálculo da diferença da proporção do volume deslocado pelas duas pinças vai lhe resultar um número que representa o quanto de força a mais ou a menos será aplicada nas pinças, e o quanto vai endurecer ou amolecer o manete.
Por exemplo, se o burrinho original desloca 2ml e o que você vai colocar desloca 1,8ml isso representa um aumento de força de ((100-(1,8×100)/2) = 10%).O resultado prático disso você vai perceber no teste dos freios nos primeiros kilometros, vai com cuidado.Boa sorte.

Gostaria de saber mais sobre o problema que as CB 300R estão tendo…não sei explicar direito … mas tem algo haver sobre o CUT-OFF… a moto simplismente morre… e a relatos na comunidade da CB que muitos estão tendo esse tipo de problemas… e como estou fazendo o consorcio de uma …queria em informar sobre isso…!!! Maikon, 24, Andradina, SP

Publicidade

R: Maikon, Estamos com a CB300 em testes no Motonline, aguarde alguns dias para a divulgação. Quanto ao cut-off não temos informações a respeito. Estamos atentos e verificando em nossos testes. Abraços,

Nossa Bitenca eu estava la no dia citado na foto em destaque, é uma data comemorativa da igreja catolica e estava muito cheio mesmo e a muitos anos não ia de carro, sempre de moto, como deixei o ramo por questoes financeiras e de saude espero logo mas espero dentro em breve voltar a ele. Sinto falta do Tite no site, por conhece lo, não pq o site ficou devendo algo, pq este sim continua maravilhoso nossa senhora abençoe que seja sempre assim… Um forte abraço e ta mais vlw motonline por existir e dar qualidade nas revistas q falam sobre motociclismo Diego, 25, Santana de Parnaiba, SP

R: Estávamos lá também Diego, um evento muito bonito. Abraços e obrigado,