Publicidade

Amortecedor, sujou, Sundown, qual, tradução, educado, Twister, hein? injeção, foto, ferrugem

Grande Tite! Gostaria de saber o que ‚ exatamente amortecedor de dire‡Æo!. ou‡o mta gente falar disso aki no site mas nunca soube o q ‚ exatamente.
Victor – Campinas SP
Finalmente uma pergunta t‚cnica! Vic, ‚ um amortecedor mesmo, parecido com aqueles que tˆm na tampa do porta-malas de alguns carros tipo furgÆo. A pe‡a vai instalada com uma ponta na mesa inferior na coluna de dire‡Æo e outra ‚ fixada no quadro. A maioria tem regulagens, como esse da foto, que est  instalado na minha 125 de corrida. Ele evita que o guidÆo fique chacoalhando de um lado para outro quando a frente entra em shimmy ou kick-back. Atualmente as motos esportivas j  vˆm equipadas com essa pe‡a e at‚ nas motos fora-de-estrada usa-se o amortecedor de dire‡Æo, mas bem diferente desse da foto. Eu aconselho a instala‡Æo dessa pe‡a em motos que tˆm potencial para kick-back como a Twister ou a falecida Yamaha RD 350. E em todas as esportivas acima de 500 cc.

Sujou
Tite, tenho todos os dias olhado sua pg, principalmente a parte das cartas dos leitores, pois bem. A moto carvÆo q o Jonatham de NH menciona ‚ a minha, se trata de uma Twister com rodas e carenagens pretas q em curvas nÆo ‚ ruim. Em 1§ lugar, mandei fazer a pintura das p‡s em um lugar especializado, nÆo “tentei” fazer em casa e em 2§ lugar, uma pessoa q inveja o primo por ter comprado um GS500 e fala mal dos amigos, naum merece minha confian‡a. O “piloto de testes” nÆo ‚ o cara.
Andr‚ – Novo Hamburgo
Johnny, vc ‚ um MALA! Vˆ se p ra de sacanear seu amigo!

Sundown
Ao Lucio deUberlƒndia e quem interessar,a STX200,vem em fevereiro a 10,5 mil, segundo concession ria local. Sem previsao das cores.
Gil- N.H-RS

Publicidade

Qual
Quero comprar (gs 500, cb 500 ou cbr 450) qual delas vc aconselharia? levando em conta custo-benef¡cio e ano (valor de manuten‡Æo, pe‡as e dificuldade de encontr -las). qual a mais econ“mica?
Allan – pelotas RS
O comparativo CB vs GS est  no ar, no link http://www.motonline.com.br/testes/teste-briga.html j  os dados da CBR 450 sÆo mais dif¡ceis, se vc quiser receber uma revista com o teste da mesa basta escrever para [email protected] e saiba como. Depois vc tira suas pr¢prias conclusäes.

Tradu‡Æo
Tio Tite, avisa o Guilherme de Joao Pessoa q ele t  perguntando sobre o freio-motor, mas com o motor desligado Com a moto parada e engrenada, ‚ dif¡cil empurr -la “na mÆo” pq vc vai ter q mover todo o conjunto do motor junto. J  com ela em movimento vc tem mais de 200kg em in‚rcia empurrando as mesmas pe‡as, a¡ ela anda n‚!  claro q vc vai ter um belo tranco, como se tivesse apertado com tudo o freio traseiro. Mas, afinal, porquˆ vc quer saber disso?
Mauricio – Jundiai SP
Lembrem-se que fazer a moto pegar no tranco pode provocar cal‡o hidr ulico e empenar a biela! Se a moto nÆo pega por falta de bateria fa‡a uma (irgh!) chupeta (creeeeedo, que termo horroroso!). Eu empurro 50 km mas nÆo fa‡o essa coisa nojenta!

Educado
caro amigo, s¢ parabenizando pelo site que ‚ um presente para nos simples motociclistas que nÆo possu¡mos seus “n”s anos de profissionalismo e contamos com suas bem humoradas respostas,obrigado tite,obrigado motonline.
arildo – lapa pR
Viram, que leitor educado! SÆo 25 anos, Arildo!

Twister
Kd a reportagem da nova twister 2006!!!
Evandro – Campos Verdes GO
Em compensa‡Æo esse ‚ um t¡pico Mala! Estou com pregui‡a, nÆo vou escrever mais! Preciso pegar a moto de novo, seu mala, estou esperando, tome um Prozac e relaxe!

Publicidade

Hein?
Se o Motonline j  era bom, imagine agora que tem uma Associa‡Æo de Mulheres procurando parceiros? Vai ser uma loucura!!! Brincadeirinha, Dona Teca. Hj mesmo tem um camarada procurando por curso de mecƒnica de motos na cidade dele. Parab‚ns pela iniciativa. S¢ em Sampa pra ter mulher consertando moto. Pena que eu moro em SÆo Lu¡s, no MaranhÆo, que s¢ tem marmanjo nas oficinas.
Gerson – SÆo Lu¡s – MA
Do que raios vc est  falando?

Inje‡Æo
Deixa eu te perguntar uma coisa. tem como Instalar uma Inje‡Æo Eletronica em motos carburadas? Sera q compensa e da alguma diferen‡a quanto ao consumo e produtividade da moto? Valeu cara Vc ‚ um grande icone quando se trata de motos!
Juarez – Divin¢polis, MG
Öcone, eu? Desde quando um v‚io, careca, baixinho e barrigudo ‚ ¡cone? Tem jeito sim, mas vai custar tÆo caro e ser tÆo complexo que nem vale a pena.  mi¢ pegar uma j  injetada. E vˆ se p ra de encher de pontinhos, seu mala!

Foto
ol  tite, ‚ o primeiro contato, parab‚ns pelo seu trabalho, gosto muito do seu jeito de responder os malas, j  tem um tempo que acesso seu site, e gosto muito das mat‚rias. fui no ultimo s bado em um encontro de moto l  em Penha-SC, e achei uma rel¡quia rodando l , tirei uma foto e gostaria de compartilhar com os motonliners, como posso mandar pra vcs?
Junior – Rio Negrinho
Manda pro [email protected]

Ferrugem
E ae Tite, o pessoal tem falado de ferrugem nas motos. Morando numa cidade litoranea fiquei preocupado com o assunto. Como fa‡o pra protejer a moto contra ferrugem?
Felipe – Vit¢ria – ES
Mude-se pra Goiƒnia! Brincadeirinha, sÆo 3 frentes: mantˆ-la limpa, lubrificada e seca. NÆo pulverize ¢leos de mamona, diesel, etc pq acumula areia e forma uma lixa que vai detonar sua motoca. NÆo tem outra forma melhor do que lavar, secar e lubrificar. As partes cromadas podem ser enceradas.

Publicidade