Suzuki V-Strom DL 1000

Amplificador de centelha, vale a pena utilizar?

O Motonliner Diego Ehmke quer saber se o uso de amplificador de centelha na sua Suzuki DL 1000 pode melhorar o desempenho da moto. Acompanhe!

Suzuki V-Strom DL 1000

Suzuki V-Strom DL 1000

Vi algumas informações sobre os cabos que dizem amplificar a centelha. Estou atualmente com uma DL 1000, moto muito boa por sinal, mas meio beberrona comparada a outras. Na minha Lander eu tinha um cabo desse tipo e gostei do resultado, com melhor resposta em baixa rotação e até acho que melhorou um pouco o consumo. Não achei informação do resultado desses cabos na V-Strom, mas o que vi foi uma hipótese de que traria uma melhora no consumo que a DL 1000 tem. Será que realmente traria alguma diferença ou seria mais um efeito placebo?

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Diego, muitos acessórios dizem fazer milagres na sua moto. Mais do que nunca, os fabricantes de motocicletas usam de toda tecnologia para integrar os sistemas para que respondam de forma equilibrada e integrada. Novas maneiras de se fazer a mesma coisa, de modo que fique melhor a integração entre os componentes. Isso é o que a fábrica almeja ao definir as especificações dos componentes fornecidos por terceiros ou ainda fabricados “in house”.

Para passar nos testes contra excesso de emissões e ainda para maior economia, os fabricantes diminuem ao máximo a quantidade de combustível injetada ao motor em toda faixa de rotações e em toda amplitude da abertura do acelerador. Assim se consegue maior eficiência da combustão e menos emissões de hidrocarbonetos. A contrapartida é maior geração de calor, mas esse fato pode ser contornado pelos sistemas de arrefecimento a líquido, cada vez mais utilizados por causa da sua maior capacidade de controlar a temperatura das várias partes do motor.

A sua V-Strom DL 1000 é um bom exemplo disso. Tem um sistema de injeção de última geração, ignição digital, um sistema de arrefecimento bastante eficiente e escapamentos bem dimensionados com catalisadores. Dificilmente esse acessório vai proporcionar uma melhora sensível, mas o pior é que pode desequilibrar algum outro componente ou sistema. Na verdade, cada vez mais as motocicletas estão se tornando um pacote de sistemas muito bem equilibrados, onde uma alteração em um componente vai influir em outro. As especificações de fábrica são sempre as mais recomendadas a se manter. Abraços!Separador_textos