Publicidade

Pela primeira vez na hist¢ria do Rally dos Sertäes, que come‡ar  dia 23 de julho em Goiƒnia, um piloto busca o in‚dito pentacampeonato da maior prova off road da Am‚rica Latina.

Esse ‚ o caso de Andr‚ Azevedo, piloto de caminhÆo da Equipe Petrobras Lubrax e que h  16 anos representa o Brasil no Rally Paris-Dakar. Em 2002 Andr‚ conquistou o t¡tulo com um Mercedes-Benz 2428 ao lado do navegador Robson Pereira, com quem competir  novamente esse ano.

Andr‚ Azevedo ‚ o piloto mais premiado da hist¢ria do rali, com dois t¡tulos na categoria Carros como navegador de Klever Kolberg (97 e 98) e dois entre os caminhäes, em 2000 e 2002. O caminhÆo Mercedes-Benz 2428 de Andr‚ Azevedo e Robson Pereira passou por algumas modifica‡äes para disputar a 11¦ edi‡Æo do Sertäes. Um delas ser  a utiliza‡Æo do novo cƒmbio autom tico de seis marchas fabricado pela ZF do Brasil, que j  foi testado durante o Rally Rota Sul, em abril deste ano. O
caminhÆo tamb‚m ganhou um radiador suplementar da Behr por causa do novo cƒmbio autom tico. “Os pneus TG 85 da Pirelli participaram de uma evolu‡Æo, tornando-se mais resistentes para suportar toda a pauleira do rali”, concluiu Azevedo.

No Sertäes o piloto estar  disputando o t¡tulo da categoria caminhäes fortes candidatos, como as duplas Luciano Cunha/Carlos Brites e Alfredo Yahn/JoÆo Herrmann, que correrÆo com caminhäes Volkswagen.

Publicidade

Al‚m de Andr‚ Azevedo e Robson Pereira entre os caminhäes, a Equipe Petrobras Lubrax ter  mais um carro e uma moto disputando o Rally dos Sertäes. O piloto Klever Kolberg, que correr  em busca da terceira vit¢ria, usar  uma picape Mitsubishi L200 Evolution com motor diesel junto com o navegador Lourival Roldan. Jean Azevedo, irmÆo de Andr‚, tentar  o tetracampeonato com uma moto KTM 525.

Esta ser  a segunda vez que Robson participa do Rally dos Sertäes como
navegador de Andr‚ Azevedo. Robson, al‚m de co-piloto, ‚ mecƒnico e m‚dico especializado no atendimento a emergˆncias. No off road, j  disputou e organizou competi‡äes de raid. Ele e Andr‚ se conheceram em 1975, quando estudaram juntos no ginasial e na escola t‚cnica de mecƒnica. Desde 1953 a fam¡lia de Robson ‚ envolvida com caminhäes, j  que o pai dele trabalhava em transportadoras.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patroc¡nio da Petrobras, Petrobras
Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica
Global Logistics, Banco DaimlerChrysler, Controlsat Monitoramento Via
Sat‚lite, Mitsubishi Koala, IBM, Planac Inform tica, Nera Telecomunica‡äes, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promo‡äes, Vista Cria‡äes Gr ficas, Adventure Gears, Kodak Professional, Mercedes-Benz Caminhäes, ZF do Brasil e Behr.