Publicidade

Sinônimo de pioneirismo e de títulos no off-road nacional, André Azevedo participa pela primeira vez do Rally Transbahia. A estreia do piloto será entre as motocicletas da quinta edição do evento, marcada para os dias 24, 25 e 26 de abril. A prova de regularidade tem largada e chegada em Camaçari, na região metropolitana de Salvador, e também reúne quadriciclos, UTVs e carros – além da nova classe para bicicletas, única a ser disputada no formato Cross Country.

André Azevedo confirma presença entre as motos do Rally Transbahia 2015 - foto de Ricardo Leizer

André Azevedo confirma presença entre as motos no Rally Transbahia 2015 – foto de Ricardo Leizer

Primeiro brasileiro a competir no Rally Paris–Dakar, em 1988, Azevedo é referência no off-road nacional. O paulista de São José dos Campos acumula 25 participações no maior rally do mundo e confirmou outros feitos históricos por lá. De moto, foi o primeiro sul-americano a completar a prova (em 1990) e conquistou a primeira vitória nacional (1991, na classe Maratona). Além disso, detém o melhor resultado brasileiro na classificação geral de uma categoria, o vice-campeonato de 2003 entre os caminhões.

Azevedo também gravou seu nome no Rally dos Sertões, o maior do país, com cinco títulos (dois na categoria Carros e três na Caminhões, entre 97 e 2004). Apesar do sucesso em provas de Cross Country, o piloto tem raízes nos ralis e enduros de regularidade. “Competir em provas de regularidade faz com que eu volte às origens, à minha escola no off-road. O formato foi criado aqui no Brasil e eu sempre gostei bastante, ainda mais por sempre ter me dado bem com números e navegação. Sou movido a novos desafios e ouvi falarem muito sobre o Rally Transbahia, por isso resolvi participar”, comentou o piloto, que é engenheiro de formação.

Publicidade

Segundo ele, o controle da velocidade sugere que os competidores aproveitem melhor o caminho. “As provas de regularidade permitem contemplar as paisagens, são uma forma gostosa e muito segura de explorar o nosso país. Vale muito pela aventura e para conhecer sabores, sotaques e caminhos diferentes. Estou animado para interagir com o povo baiano e ir além das rotas turísticas habituais”, continuou Azevedo. O objetivo principal será a diversão, mas o resultado não pode ficar de lado. “A vontade de vencer sempre existe. Não vou me cobrar, mas espero conquistar um bom resultado no Rally Transbahia”, concluiu.

O Rally Transbahia será válido pelas disputas nacionais de Enduro de Regularidade para motos, quadriciclos e UTVs e de Rally de Regularidade para carros. Além de Camaçari, o percurso passa pelas cidades de Alagoinhas e Conde e inclui cerca de 600 quilômetros no total. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site oficial do evento.

Separador_motos