Ângulo, óleo, turbo e outras cartas técnicas

Ângulo, óleo, turbo e outras cartas técnicas

Ângulo, óleo, turbo e outras cartas técnicas

Tite, o que ‚ o tal “ƒngulo de c ster”? Aonde ele fica na moto? Pra que serve?. Anderson – Rio de Janeiro
‚ o ƒngulo de abertura do garfo em rela‡Æo a linha normal (linha perpendicular ao chÆo por onde passa a linha de for‡a da gravidade da terra) a varia‡Æo dele influencia no comportamento da moto aumentando ou reduzindo parte do peso aplicado sobre o pneu dianteiro, a distƒncia entre eixos , e com isso varia a estabilidade da moto e a velocidade de rea‡Æo que ela tem. o ƒngulo tmb influencia em como um impacto frontal ser  direcionado para o conjunto de suspensÆo dianteira, essa ‚ uma das razäes pq motos trail e cross tem um ƒngulo mais aberto que as sport e street.

àleo
Ol  Tite, troquei o ¢leo da minha Bros 125 (mobil 20 50) e depois de rodar quando abro a tamba no medidor do n¡vel do ¢leo faz barulho de pressao de ar. Minha moto pega 1,1 litro de oleo. No manual recomenda colocar 900 ml na troca de oleo sem troca de filtro, coloquei 900 ml e t  no nivel maximo. O que pode t  causando esse barulho de pressuriza‡Æo quando abro a tampa do medidor?
Jesse – Ilheus – Ba
Pode ser que o respiro do c rter esteja entupido.

Turbo
Possuo uma CBR-450, e gostaria de saber se seria possivel a coloca‡Æo de um turbo, se o motor aguenta esse acessorio e se seria melhor executar uma retifica do motor! caso nÆo seja possivel, gostaria que me orientasse uma prepara‡Æo que funciona bem nessa moto, visto que li que as antigas motos da COPA-CBR recebiam uma boa prepara‡Æo!
Alex – Foz do Igua‡u – Pr
Tudo ‚ poss¡vel, s¢ que uma regra da mecƒnica muito importante tem que ser ressaltada antes que vc se proponha a fazer qq coisa. QUANTO MAIOR A POTENCIA ESPECIFICA MENOR A DURABILIDADE COM MESMO MOTOR. A ret¡fica s¢ vale a pena se o motor estiver fumando, ou perdendo compressÆo. No caso do turbo vale pouco a pena mas com dinheiro e disposi‡Æo para estourar seu motor da at‚ para por NOS, como prepara‡Æo b sica d  para rebaixar o cabe‡ote e aumentar a compressÆo para uns 12,5:1 e transformar a moto para alcool, lembre-se de cromar ou niquelar seu carburador para o alcool nÆo oxida-lo abra a facilite a passagem dos gases seja a entrada ou a sa¡da deles isso inclui polir os dutos, use um filtro de ar mais permissivo ponha um cal‡o nas molas do comando e desbloqueie o limitador de giro do CDI. isso j  d  um bom ganho

C rter
Gostaria de saber o que ‚ carter seco e qual sua vantagem?
Jos‚ – Mogi Mirim SP
O c rter ‚ o reservat¢rio de ¢leo, o c rter seco significa que o reservat¢rio nÆo esta sob o motor , local tradicional de seu posicionamento, as vantagens sÆo: -abaixar o centro de gravidade j  que nÆo precisa de um espa‡o em baixo do motor para guardar o ¢leo; -refrigerar melhor o ¢leo j  que o que nÆo esta sendo usado nÆo fica cozinhando embaixo do motor; – aumentar a vida util do oleo se ele se mantem a um temperatura menor ele oxida menos uma das formas de desgaste que ele esta submetido

Pneus
Tenho uma CBX Strada e as vezes ela da umas desestabilizada legal acima dos 100kms (pneus). To pensando em colocar as rodas e pneu da Twister. Isto ‚ possivel?  necess rio fazer adapta‡äes?
Eduardo – SÆo Paulo – SP
Se couber ‚ possivel sim mas nÆo h  a menor necessidade j  que se o problema ‚ relacionado a velocidade que vc esta deve ser o balanceamento da roda e nÆo seu pneu, se nÆo todas as Stradas apresentariam o mesmo problema

Carburador
Tite posso substituir o carburador de uma cg150es pelo carburador da cg150 sport, quais os beneficios e maleficios que isso me traria, teria que ter uma nova regulagem ou pelo fato dele ser a vacuo isso nÆo seria necessario.
adelmo – arapiraca/al
Em mecƒnica com dinheiro tudo ‚ poss¡vel, s¢ que nÆo ‚ necess rio, qual ‚ o custo de um carburador novo, vocˆ nÆo estaria usando pe‡as roubadas? esse custo junto com o da coloca‡Æo nÆo apresentarÆo mudan‡as significativas que valham a pena a altera‡Æo. NÆo ‚ o carburador o £nico elemento que foi modificado na CG Sport para que ela tenha um rendimento melhor. Teria de trocar o CDI tamb‚m. Se contabilizar CDI + carburador o valor deixa de ser compensador.  melhor trocar a moto toda.

Comando
Fala Tite, seguinte, tenho uma Twister 04/04, com 12.000km rodados, e levei no mexanico para revisao. Ele disse que o tensor da corrente de comando esta ruim, e precisa trocar. disse que Ǹ comum em Twister, como era em Strada. VocǦ sabe se isso procede? Acho muito estranho a Honda nǜo ter corrigido este problema, que realmente ocorria na minha Strada.
Marcelo – Sao Paulo
isso ‚ bem comum nas TW e tornados, estranho pq ela nÆo se importa com isso quem ‚ concorrente real dela a Yamaha?

Pneu
Gostaria de tirar um duvida, tenho uma CBX 250 Twister e gostaria de trocar o pneu traseiro da minha moto. Comprei ela de uma pessoa e o pneu traseiro nao ‚ original. Gostaria de saber qual a especifica‡Æo do pneu original e qual o valor. Aqui em SP ‚ dificil encontrar um loja que venda o original.
Bruno – SÆo Paulo – SP
Na ficha t‚cnica da Twister vc encontra as medidas. Para acess -la entre no site da Honda por meio de nossa se‡Æo de links. Caramba, tem pelo menos umas 1.000 lojas em SP que vendem esse pneu.

Mistura
Tite, nas motos 4 tempos a regulagem do parafuso da mistura do ar e igual a de motos 2 tempos ? ou seja , abrir= mistura rica, e fechar =mistura pobre ?
jorge – sao paulo
Sim, as regulagens sÆo iguais.

Veneno
Tite! gostaria de sua opniÆo em reala‡Æo ao carburador … v cuo, e em rela‡Æo ao sistema de escape, pois entendi que se far  necess rio um sistema mais livre; existe um que seja “normal” (sem berra‡Æo na orelha)?! E Tite, vimos um “kit” importado com o pistÆo da CR revestido de cerƒmica (creio eu), e um comando que pareceu ser bem leve e com o m¡n de atrito. Compensaria instala-los na Tornado? Parece estranho, mas prefiro investir na Toni a comprar uma XT-600 usada. hehe
Matheus – Atibaia-SP
Esse kit nÆo conhe‡o. Se mexer no escape, certamente ter  de alterar a carbura‡Æo tb. NÆo adianta dar receita por escrito. Cada motor reage diferente. Vc precisa aux¡lio de um bom preparador.

Fuma‡a
tenho uma titan 150esd faz mais ou menos uma semana que quando ligo ela com o motor frio sai uma fuma‡a branca assim que o motor esquenta para, isso ‚ normal?, j  fui na autorizada da honda os mesmos informaram que ‚ normal porque aqui onde moro ‚ muito frio.
Marcelo – Rio Grande – RS
A rea‡Æo ideal da queima da gasolina produz co2 e h2o em forma de vapor como est  frio o vapor condensa e vc ve a “fuma‡a” branca, repare que isso ‚ muito comum nos motores a alcool que produzem mais vapor de  gua que os a gasolina

Vela
Ol  Tite a minha duvida ‚ a seguinte, eu tenho uma twister e sei que o modelo da vela ‚ diferente, gostaria de saber qual ‚ o tempo de vida util ou se tem um quilometragem certa para a vela ser trocada.
Lariston – Paran 
Essa – e mitas outras informa‡äes – est  no manual do propriet rio. Vc precisa consult -lo.

Cartas gentilmente respondidas por Bernhard Jordan