Publicidade
Foto: Pneu de competi‡Æo

Foto: Pneu de competi‡Æo

A Anip (Associa‡Æo Nacional da Ind£stria de Pneum ticos), entidade que representa os fabricantes de pneus instalados no Brasil, e a Prefeitura Municipal de Gravata¡, por meio da Secretaria de Recursos Urbanos, assinam hoje (31/01), um Convˆnio de Coopera‡Æo M£tua para coleta e destina‡Æo de pneus inserv¡veis na cidade ga£cha.

A assinatura do acordo acontece na sede da Prefeitura com a presen‡a do prefeito S‚rgio Stasinsk, do secret rio geral da Anip, Walter Tegani.

No acordo, a Prefeitura de Gravata¡ ir  disponibilizar um local para recep‡Æo e armazenamento de pneus (Ecoponto) e a Anip ficar  respons vel pela retirada e transporte para destina‡Æo final ambientalmente adequada. A iniciativa faz parte do Programa de Coleta e Destina‡Æo de Pneus Inserv¡veis desenvolvido pela entidade e as empresas associadas desde 1999. Atualmente, a Anip conta com 172 Centrais de Coleta, dentre as quais 155 Ecopontos – fruto de parcerias com a iniciativa privada e com prefeituras de 20 Estados da Federa‡Æo – e mais 17 pontos de coleta e recep‡Æo de pneus.

Publicidade

Em 2005, a Anip e as empresas associadas atingiram a marca de 100 milhäes de pneus inserv¡veis destinados de forma ambientalmente correta, o equivalente a 500 mil toneladas de pneus. De 1999 at‚ hoje, os fabricantes j  investiram cerca de US$ 22 milhäes em programas de coleta e destina‡Æo de pneus inserv¡veis, sendo US$ 10 milhäes somente em 2005.

O destino mais comum dos pneus inserv¡veis ‚ a ind£stria cimenteira, que utiliza o material como combust¡vel alternativo nos fornos. Os pneus podem ser utilizados ainda na fabrica‡Æo de artefatos de borracha (saltos e solas de sapatos, tapetes para autom¢veis, etc), combust¡vel alternativo em caldeiras, exporta‡Æo de picotados e granulados, asfalto-borracha, entre outros.