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A Funda‡Æo Procon-SP, ¢rgÆo vinculado … Secretaria da Justi‡a e da Defesa da Cidadania do Estado de SÆo Paulo, d  algumas dicas para que o consumidor realize a melhor compra de moto usada.

O primeiro passo ‚ a pesquisa. Existem jornais, revistas e sites especializados que podem auxiliar na busca. Aqui mesmo no Motonline temos uma ¢tima se‡Æo de Classificados.

Aten‡Æo: ao optar pela compra diretamente com pessoa f¡sica, esteja ciente de que essa negocia‡Æo nÆo se constitui uma rela‡Æo de consumo, portanto nÆo se aplicam as determina‡äes do C¢digo de Defesa do Consumidor.

A parte externa da moto deve ser examinada … luz do dia: ondula‡äes e pequenos amassados podem indicar que a moto foi batida; bolhas na pintura ‚ sinal de ferrugem; pneus lisos podem indicar uso intensivo.

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NÆo deixe de checar se todos os comandos estÆo funcionando. Verifique far¢is, lanterna, piscas, caixa de dire‡Æo e eventuais vazamentos. Verifique, ainda, se a moto possui o manual de instru‡äes do propriet rio.

Nunca efetue a compra antes de verificar na Pol¡cia Civil se o ve¡culo em questÆo nÆo foi furtado. No Detran ‚ bom checar se a situa‡Æo est  em ordem e sem multas pendentes. Para isso ‚ necess rio estar de posse do n£mero do Renavam da moto.

Fique atento quanto … documenta‡Æo que deve ser original e exigida na hora de fechar o contrato: Imposto sobre Propriedade de Ve¡culos Automotores – IPVA; seguro obrigat¢rio – DPVAT; certificado de registro e licenciamento de ve¡culos e certificado de transferˆncia (datado, preenchido e com firma reconhecida do vendedor). No caso de moto importada, exigir a 4a via de importa‡Æo.

NÆo deixe de verificar a autenticidade dos documentos e conferir se os dados sÆo compat¡veis ao ve¡culo escolhido: n£mero de chassis, cor, ano de fabrica‡Æo, modelo, procedˆncia, etc.

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A garantia legal para v¡cios aparentes ‚ de 90 dias. Se os problemas nÆo forem de f cil constata‡Æo, o consumidor ter  tamb‚m prazo de 90 dias para reclama‡Æo, contados a partir da data que eles forem verificados. Se o fornecedor nÆo solucionar os problemas em 30 dias, o consumidor ter  trˆs op‡äes: trocar o produto, cancelar a compra com a devolu‡Æo da quantia paga, atualizada monetariamente ou pleitear o abatimento proporcional do pre‡o. O estabelecimento poder  conceder uma garantia contratual, nÆo obrigat¢ria. Uma vez oferecida, a garantia dever  ser feita por escrito, especificando a extensÆo da cobertura.

D£vidas ou reclama‡äes podem ser sanadas nos postos de atendimento pessoal da Funda‡Æo Procon-SP no site www.procon.sp.gov.br.