Publicidade
Carlos Sousa "Dadalzinho", piloto da categoria 50cc no Arena Cross

Carlos Sousa "Dadalzinho", piloto da categoria 50cc no Arena Cross

SÃO PAULO (SP) – Com apenas nove anos, Carlos Eduardo Sousa (#77), o “Dadalzinho”, conquistou o primeiro título de expressão nacional com o Arena Cross 2011 na 50cc. O pequeno piloto do município de Cristiano Otoni (MG) fez um campeonato impecável, com cinco vitórias em cinco provas disputadas, obtendo a pontuação máxima (100 pontos) da categoria.

Resultado que veio após longo período de treinamento combinado ao apoio e incentivo da família. “Fiquei muito feliz de vencer o Arena Cross. Nunca havia sido campeão de um campeonato nacional. Foi um ano muito legal”, diz o garoto.

Dadalzinho é apaixonado por motocross desde os dois anos, quando acompanhava o pai, Eduardo Nascimento, pelas trilhas da cidade onde morava. “Quando podia o levava comigo. Ele adorava. Com quatro anos comprei um modelo menor pra ele. Foi a primeira moto e isso o deixou desconfiado no começo. Passou uma semana olhando pra ela, mas quando subiu para andar, acelerou e não parou mais”, conta bem humorado, o pai do menino.

Publicidade

O jovem mineiro teve uma evolução rápida sobre duas rodas. Chegou a participar de campeonatos regionais até conquistar o título mineiro em 2010. Aos poucos os treinos foram intensificados e o preparo para disputar as competições aprimorado. “É impressionante como ele pega rápido as dicas. Quando você treina uma criança é preciso paciência para repetir a instrução, pois eles demoram um pouco mais para armazenar a informação e entender onde erraram. Com meu filho é diferente. Quando comete um erro, ele já percebe onde foi, encosta a moto e balança a cabeça negativamente. É o jeito dele”, declara Eduardo Nascimento.

Nem só de glórias vive o piloto. No ano passado, enfrentou uma situação complicada com a morte de seu amigo João Bosco Neto, o “Netinho”, em um acidente de carro a caminho de uma corrida. “Gostava muito dele e fiquei triste”, lembra o competidor.

O fato não interferiu na carreira de Dadalzinho. Em 2011, o mineiro foi o grande destaque com vitórias inesquecíveis em Ribeirão Preto (SP), Brasília (DF), Penha (SC), Londrina (PR) e São José do Rio Preto (SP). “Quero vencer muitas corridas e ser um piloto vencedor. Sonho disputar um campeonato mundial”, completa.

O Arena Cross tem patrocínio da Honda, Mobil e Santander Financiamentos, co-patrocínio Pirelli, Red Nose e Consórcio Nacional Honda, e apoio da revista da Moto!

Publicidade