Publicidade

Passamos uma semana sob a emo‡Æo da morte do Papa JoÆo Paulo II e nÆo poderia deixar de trocar com os leitores do Motonline duas palavras sobre a filosofia religiosa. Muito mais do que divaga‡äes, gostaria de comentar apenas como a presen‡a de Deus est  muito mais pr¢xima de todos n¢s do que poder¡amos imaginar.

NÆo sou um religioso fervoroso, mas fui educado sob os preceitos da religiÆo cat¢lica, pessoalmente adaptada com pitadas de outras filosofias religiosas que nÆo vˆm ao caso. Em meus cursos de pilotagem SpeedMaster sempre encerro com um discurso propositadamente emotivo sobre o valor da vida. Pilotar motos esportivas requer mais do que responsabilidade e habilidade, ‚ preciso ser fiel ao profundo sentimento de amor … vida. Sou contra os rachadores de estrada porque sempre acabam levando algum incauto a um acidente grave e, nÆo raro, fatal. Vocˆs nÆo sabem como me entristece quando recebo fotos de acidentes com motociclistas enviadas por doentes psic¢ticos, abutres de internet. Eu adoro motos, mas cima de tudo tenho um apego religioso … vida. NÆo gosto que as pessoas se envolvam em acidentes de moto, nem que desprezem a vida, correndo irresponsavelmente pelas estradas.

No come‡a da abertura de importa‡Æo, em 1992, muita gente ficou deslumbrada com a chegada as famosas Kawasaki Ninja 600, 750, 900 e 1100. Compravam, se reuniam e iam tirar rachas nas estradas, chegando at‚ a filmar as barbaridades. Vi alguns destes filmes e fiquei enojado. Logo depois come‡aram as mortes e, em 1997 fundei o curso SpeedMaster para tentar enfiar um pouco de ju¡zo na cabe‡a destes motociclistas e de habilidade tamb‚m.

Sim, mas quais sÆo as duas palavras? A l¡ngua portuguesa ‚ resultado de uma salada que entra latim e grego e algumas das nossas palavras sÆo repetidas … exaustÆo sem que sua “radiografia” seja analisada. Uma delas ‚ bem simples. Quando nos referimos ao estado de esp¡rito, muitas vezes classificamos como “animado” ou “desanimado”. O radical ‚ o mesmo para os dois ” nima”, que significa “alma”, em latim. Em algumas culturas, a palavra que representa “alma” ‚ a mesma de “consciˆncia”, pois acreditam que a consciˆncia ‚ a aceita‡Æo da alma. Como sabemos, “alma” est  diretamente ligada … filosofia religiosa presente em v rias culturas, independetemente da nome. Sentir-se animado ou desanimado ‚ como estar com a alma feliz ou triste.

Publicidade

A segunda palavra de nosso alfabeto nÆo ‚ tÆo ¢bvia. Trata-se do “entusiasmo”, que vem do grego “in Theo siasmus”, e que significa “ter Deus em mim”. Se existe situa‡Æo onde mais se percebe a presen‡a de Deus ‚ exatamente quando nos sentimos entusiasmados diante de algo. Eu me entusiasmo quando escalo uma montanha ou quando viajo de moto pelas trilhas, em meio … natureza. Pilotar moto ‚ muito entusiasmante, por isso nÆo aceito agir de forma irrespons vel ao pilotar. E tamb‚m acho engra‡ado quando algu‚m se diz ateu e entusiasmado ao mesmo tempo.

Que assim seja!