Publicidade

Um dos brasileiros mais experientes em provas de rali, André Azevedo está entre os principais nomes confirmados na 31ª edição do Enduro da Independência, que vai reproduzir o trajeto da Rota Imperial de Vitória (ES) a Ouro Preto (MG), de 4 a 7 de setembro.

Após 16 anos, André Azevedo vai ao Enduro da Independência a competir de moto - crédito: Luiz Pires/VipComm

Após 16 anos, André Azevedo vai ao Enduro da Independência a competir de moto - crédito: Luiz Pires/VipComm

O currículo de André em competições de rali é extenso. O piloto de São José dos Campos (SP) já participou de 25 edições do Rally Dakar, sendo 10 nas motos, 14 nos caminhões e uma nos carros. Seu melhor resultado no geral foi o vice-campeonato dos caminhões, em 2003, enquanto nas motos alcançou a nona posição geral, em 1993.

Em 2013, André volta às origens atrás de novas aventuras sobre duas rodas. “O que eu busco nessa volta é um resgate da aventura. Não estou pensando tanto em competir, mas sim em diversão. Com a experiência que tive no Dakar, eu posso afirmar que gosto muito dessa emoção”, comenta o piloto, que não disputa uma prova na categoria motos há 16 anos, desde o Dakar de 1997.

Publicidade

Além da aventura, André espera reviver o clima que encontrou nas primeiras edições do Enduro da Independência. “Participei das nove primeiras edições, conseguindo por três vezes o vice-campeonato, e tenho lembranças muito boas. A festa que se faz, o encontro com outros trilheiros do Brasil, as histórias de superação nas adversidades. Enfim, é um mini-Dakar com outros ingredientes,  com muito mais calor humano”, comenta o piloto, que vai disputar na categoria Dupla Graduado ao lado de Cristiano Moreira da Silva.

Para André, seu maior desafio será se adaptar à navegação em uma prova de enduro. “Já são 23 anos sem participar de um enduro de regularidade. Será um desafio ver toda a tecnologia para navegação de hoje e manter a média horária. Vou ter aulas novamente”, brinca.

André Azevedo já participou do Rally Dakar, 10 vezes nas motos, 14 nos caminhões e uma nos carros - crédito: Donizetti Castilho

André Azevedo já participou do Rally Dakar, 10 vezes nas motos, 14 nos caminhões e uma nos carros - crédito: Donizetti Castilho

Programação:

Publicidade

1º dia – 04/9 (Quarta-feira) – Largada: Vitória (ES) – Chegada: Venda Nova do Imigrante (ES)
2º dia – 05/9 (Quinta-feira) – Largada: Venda Nova do Imigrante (ES) – Chegada: Manhuaçu (MG)
3º dia – 06/9 (Sexta-feira) – Largada: Manhuaçu (MG) – Chegada: Viçosa (MG)
4º dia – 07/9 (Sábado) – Largada: Viçosa (MG) – Chegada: Ouro Preto (MG)

Saiba mais detalhes sobre o Enduro da Independência 2013:  clique aqui