Publicidade

Uma semana ap¢s conquistar o tricampeonato nacional de kart competindo pela categoria Sudam C, o piloto mineiro Clemente Faria Jr (Oi/Banco Rural/Barbosa Mello) ir  encarar novo desafio no pr¢ximo final de semana.

Clemente ir  disputar a segunda fase do Brasileiro de Kart, agora pela categoria Graduados A, e pode entrar para a hist¢ria caso consiga conquistar dois t¡tulos nacionais na mesma temporada. A exemplo da primeira fase, encerrada no £ltimo fase, esta etapa da competi‡Æo acontece no Kart¢dromo Aldeia da Serra, em Barueri, na Grande SÆo Paulo. “Vencer um Brasileiro j  ‚ muito dif¡cil, imagine dois no mesmo ano. Mesmo assim estou muito motivado. Meu equipamento est  muito acertado e vou partir para cima outra vez”, avisa Clemente Jr.

Ao conquistar o tricampeonato nacional no £ltimo s bado, Clemente Jr. conseguiu entrar para um grupo seleto de pilotos que venceram o Brasileiro de Kart em trˆs anos consecutivos. Rubens Barrichello, por exemplo, realizou esta fa‡anha nos anos 80. Se conquistar o segundo t¡tulo na mesma temporada, Clemente Jr. est  igualando outro talento mineiro das pistas. Em 1992, Bruno Junqueira, hoje piloto da F¢rmula Cart, venceu o Brasileiro de Kart nas duas principais categorias do kartismo brasileiro – Sudam C e Graduados A. “Repetir o feito do Bruno nÆo vai ser nada f cil”, prevˆ Clemente. “Tanto a Sudam C quanto a Graduados A re£nem a elite do kart. NÆo tem ningu‚m bobo no grid”, admite.

Aos 16 anos, Clemente Jr. atravessa uma fase muito especial em sua carreira. No mˆs de maio, no Uruguai, o piloto mineiro conquistou o vice-campeonato pan-americano de kart. Naquela oportunidade, Clemente venceu a bateria decisiva com uma ultrapassagem na £ltima volta, mas perdeu o t¡tulo porque a corrida foi encerrada antes do previsto em fun‡Æo da chuva e o regulamento da competi‡Æo previa que nesse caso valeria o resultado da volta anterior … bandeirada. “O t¡tulo do Pan ficou engasgado pelo jeito que a corrida terminou. S¢ consegui esquecer isso agora, depois que venci o Brasileiro de Kart”, confessa. Ap¢s o duplo desafio do Campeonato Brasileiro no mˆs de julho, Clemente ir  representar o Brasil no Mundial de Kart, em setembro, na It lia.

Publicidade

Al‚m da categoria Graduados A, a segunda fase do Brasileiro de Kart colocar  em jogo os t¡tulos das categorias Graduados B, Super Sˆnior, Sˆnior A, Sˆnior B e Sudam Jr. As provas decisivas do Campeonato serÆo disputadas na sexta-feira (duas baterias) e no s bado, com as duas £ltimas provas que apontarÆo os novos campeäes nacionais.