Enzo Lopes no Loretta Lynn’s 2014

Após top 10 no Loretta, Enzo Lopes encara o Mundial de MX

O piloto gaúcho Enzo Lopes encerrou sua participação neste sábado (dia 2) na 33ª edição do Loretta Lynn’s, maior competição de motocross amador que acontece anualmente nos Estados Unidos, em Hurricane Mills, Tennessee. Após um rápido treinamento no Millsaps Training Facility na Geórgia, Enzo seguiu para o Tennessee  para se instalar no box do Loretta e se preparar para a competição, que deu início às atividades com os treinos na segunda-feira (28) e provas a partir da terça-feira (29).

Enzo Lopes no Loretta Lynn’s 2014

Enzo Lopes no Loretta Lynn’s 2014

Enzo competiu em duas categorias: Supermini 1 (12 a 15 anos) e Supermini 2 (13 a 16 anos), ambas para motos de 112cc. Na primeira bateria da categoria Supermini 1, Enzo teve problemas no motor e abandonou a prova na segunda volta.  Após o abandono, a KTM providenciou um motor novo para a moto do Enzo, porque a peça que quebrou (biela) já havia sido substituída um dia antes, quando quebrou  durante os treinos.

Na primeira rodada da Supermini 2 Enzo terminou em décimo lugar após ter feito uma corrida de recuperação. Na segunda rodada das categorias em que participou, Enzo também não conseguiu boas largadas e em ambas também teve que fazer corrida de recuperação.  Na Supermini 1 ele largou em vigésimo, mas com bom ritmo foi recuperando posições a cada volta, finalizando a prova na décima segunda posição. Na Supermini 2 ele largou na vigésima segunda posição e novamente foi o décimo segundo colocado ao final da prova.

Na sexta-feira e no sábado (1 e 2) Enzo competiu na terceira e última rodada das categorias Supermini 1 e 2. Com largadas bem melhores, terminou ambas as provas na nona posição. O piloto finalizou a competição entre os nove melhores da categoria Supermini 2,  com resultados parciais de  10-12-9, e na décima nona posição na Categoria Supermini 1, com parciais de 0-12-9 (abandonou a prova na primeira bateria).

O jovem Enzo Lopes

O jovem Enzo Lopes

Apesar de ainda estar dentro da faixa de idade para continuar competindo nas categorias Mini Sr 1 (12-13) e Mini Sr 2 (12-14) para motos de 105cc e rodas pequenas,  Enzo estreou nas Superminis nesse ano nos Estados Unidos para adquirir experiência nas motos grandes. A mesma evolução vem sendo feita também no Brasil, onde o piloto já disputa a categoria MX2 do Campeonato Brasileiro com uma KTM de 150cc.

“Nossa expectativa no Loretta era dele ficar entre os top 10, e isso se confirmou.  Claro que os resultados poderiam ser ainda melhores com boas largadas e sem problemas de motor, mas isso acontece em qualquer competição.  Seguimos agora para o Mundial na Bélgica, onde o desafio será ainda maior, já que o Enzo fará sua estreia nas 125cc e competirá com pilotos de até 17 anos e muito mais experientes”, comentou Leo Lopes, pai do piloto.

Enzo e sua equipe desembarcaram na Bélgica na manhã desta segunda-feira (4).  Instalado na oficina da KTM/Red Bull, Enzo acompanhou a preparação da sua moto com a qual irá treinar durante a semana com o multi-campeão Stefan Everts em pistas de areia na Bélgica e na Alemanha, em pistas de chão duro e liso, no mesmo estilo da pista do Mundial.  O piloto aproveitou o dia de folga para jogar bola com outros dois nomes do motocross amador na Europa: Conrad Mewse (campeão mundial de motocross na categoria 85cc em 2013) e  Liam Everts (filho de Stefan Everts).

O piloto segue para o circuito de Lierneux-Bastogne na sexta-feira, onde vai encarar seu maior desafio internacional nesse ano, que será a classificação para o gate de largada da categoria 125cc, que conta com 104 pilotos inscritos.  O Campeonato Mundial de Motocross Junior acontece entre os dias 9 e 10 de Agosto.