Publicidade

Se existe uma vantagem da moto em rela‡Æo aos carros ‚ a possibilidade de viajar em grupo, mas antes de sair na estrada veja alguns cuidados essenciais. A primeira atitude ‚ lembrar que em uma turma existem diferen‡as fundamentais entre as pessoas, mesmo que tenham interesses comuns.  preciso respeitar estas diferen‡as na hora de sair em grupo e lembrar da regra n£mero 1: o da frente ‚ respons vel pelo de tr s! Isso significa que o motociclista que vai na frente deve manter vig¡lia daquele que est  atr s. Se o colega desaparecer do retrovisor ‚ hora de reduzir e esperar, assim toda a turma se mant‚m unida.

A ordem do posicionamento deve obedecer um crit‚rio puramente t‚cnico, mas, de preferˆncia, o mais experiente deve “puxar” a turma. Note que ‚ o mais experiente, nÆo o mais veloz. Se o colega da frente come‡ar a correr, os de tr s podem passar do limite de pilotagem e sofrer um acidente. Por isso que o motociclista de tr s ‚ quem dita o ritmo. O posicionamento deve respeitar uma distƒncia segura tanto da moto que vai … frente, quanto … que vai ao lado. O melhor ‚ seguir uma orienta‡Æo alternada.

Evite fila indiana, porque o motociclista da frente encobre a visÆo de quem vem atr s, e nÆo anda lado a lado porque se precisar desviar de um obst culo nÆo haver  espa‡o para a manobra. NÆo existe uma matem tica, nem regra m‚trica para definir este distanciamento, mas ‚ s¢ nÆo ficar colado que tudo bem.

Combine alguns sinais com os colegas para determinar avisos como “reduzir a velocidade”, “parar para abastecimento”, “pol¡cia ou radar … frente”, “piso escorregadio”, “animal na pista”, etc. O simples levantar de bra‡o j  deve manter os outros motociclistas de sobreaviso.

Publicidade

Da mesma forma que devemos respeitar as diferen‡as de experiˆncia entre cada integrante do grupo, tamb‚m temos de levar em conta a resistˆncia individual e combinar paradas para descanso em intervalos de, no m¡nimo, uma hora. Lembre-se que a turma da garupa tamb‚m se cansa e, pela posi‡Æo mais dobrada das pernas, pode sofrer cÆimbras com mais facilidade. A cada parada aproveite para fazer um pequeno alongamento de bra‡os, pesco‡o e pernas, al‚m de um providencial xixi. NÆo ‚ saud vel viajar com a bexiga cheia por causa da vibra‡Æo excessiva das motos.

Os policiais adoram parar grupos de motociclistas para nos infernizar a vida. Por isso, nÆo sacaneie seus colegas e confira se os documentos da moto estÆo em ordem antes de pegar a estrada. Da mesma forma, fa‡a uma pequena vistoria para ver se a moto est  em ordem. Imagina se justamente vocˆ estragar o fim de semana da galera.