Publicidade

Talvez seja esse um dos £nicos estudos sobre o fen“meno motocicleta apresentado na p¢s-gradua‡Æo de uma Universidade no Departamento de Artes.

 um disserta‡Æo, ou seja, uma pesquisa de mestrado, que busca mostrar que al‚m de um aparato mecƒnico, a motocicleta se tornou um forte s¡mbolo cultural do s‚culo XX, e certamente continuar  sendo no S‚c. XXI. Al‚m de uma mera m quina, h  elementos marcantes de arte e cultura, suscitando inclusive interessantes reflexäes filos¢ficas. Desde o mito do cavaleiro at‚ o paroxismo das motos customizadas, da rebeldia de uma Harley a descontra‡Æo de uma Vespa e da moto cotidiana aos ateliˆs e artistas das rodas, o que podemos perceber ‚ que sempre o desejo e a grandiosidade do esp¡rito humano prevalecem.
 poss¡vel, atrav‚s da hist¢ria das motocicletas, acompanhar as reviravoltas hist¢ricas no planeta no £ltimo s‚culo. E certamente um dos focos deste estudo ‚ demonstrar que nÆo existe oposi‡Æo entre Arte e Tecnologia, ou seja, nÆo sÆo campos incomunic veis entre si. Muitos artistas produziram suas obras harmonizando incrivelmente essas  reas do conhecimento.
Um estudo que tenta justificar a frase que repetimos diante de uma Spectacula, uma Ducati RR, uma Norton…”meu, isso ‚ uma obra de arte!”

“A moto ‚ o mist‚rio a ser desvendado. O oculto a ser revelado. Nela descobrimos a potˆncia do presente e a fragilidade da vida.  a mais apaixonante contradi‡Æo criada pelo Homem. Mesmo nos confins do planeta sempre encontramos algu‚m a devanear com seu Rocinante.  o her¢i e o anti-her¢i.  Perseus, Belerofonte e ‚ Mohammed. Nobre como P‚gasus, luxurioso como Incitatus.  pl stico, escultural, teatral. Pode ser m£sica para os ouvidos. E para nossa surpresa, pode ser dan‡a, coreografia.” (trecho da disserta‡Æo)

Como escreveu Robert Pirsig, autor do livro “Zen e a Arte de Manuten‡Æo de Motocicletas”:”A motocicleta ‚ principalmente um fen“meno mental”

Publicidade

Ficha t‚cnica: Disserta‡Æo de Mestrado
T¡tulo: Arte, mito e tecnologia: A motocicleta como fen“meno cultural do S‚c. XX
Autor: Fabio de Andrade Pligher
Orientador: Prof. Dr. Ernesto Giovanni Boccara
Data da defesa: 31 de Agosto de 2006 – 15horas.Local: UNICAMP – Instituto de Artes

Endere‡o:
Rua S‚rgio Buarque de Holanda, Caixa Postal 6159 Cep 13081-970 Cidade Universit ria “Prof. Zeferino Vaz”
BarÆo Geraldo – Campinas – SP Fones: 0xx19 3788-7685 Fax: 0xx19 3289-3140