As Lambretas modernas

A corrida aos grandes scooters come‡ou com a Suzuki, quando a marca japonesa lan‡ou o modelo Burgman 400 em 1999, equipado com motor de um cilindro e linhas volumosas.

Logo depois, foi a vez da Yamaha, com o T-Max de 500cmü de cilindrada, que inaugurou os motores de dois cilindros para o segmento. Em 2001, a Honda apresentou o Silver Wing, tamb‚m com dois cilindros e 600cmü. Mais um ano, e vem novamente a Suzuki com o Burgman com motor de 650cmü e muita eletr“nica embarcada.

O alvoro‡o causado pelas japonesas foi tanto que repercutiu tamb‚m nas marcas europ‚ias, que entraram forte no mercado.  o caso da Aprilia, com os modelos Atlantic e Scarabeo, ambos com motor monocil¡ndrico de 500cmü, da Malaguti, com o monocil¡ndrico Madison, de 400cmü, e da Piaggio, com os modelos X-9 e Beverly 500, ambos tamb‚m monocil¡ndricos.

O foco destes lan‡amentos ‚ um s¢: privilegiar os deslocamentos urbanos, com muito conforto e desempenho. NÆo ‚ para qualquer um, e sim para quem pode pagar um pre‡o mais ”salgado” por tanta mordomia.

At‚ entÆo, os scooters eram de baixa cilindrada. O conceito mudou por diversos motivos. Conta muito para isso sua extrema praticidade, com cƒmbio e embreagem autom ticos, os grandes espa‡os para transportar bagagem e capacetes, a prote‡Æo contra respingos nas pernas e os bancos com conforto de poltrona. Destaque tamb‚m para a ado‡Æo de motores do tipo quatro tempos de maior capacidade c£bica e ¢timo desempenho.

Por R$ 26 mil, a Suzuki importa oficialmente o Burgman 400 para o Brasil. A marca pretende trazer, no ano que vem, o modelo 650. Equipado com motor quatro tempos, com dois cilindros e 638cmü, inje‡Æo eletr“nica, 41cv, refrigera‡Æo l¡quida e cƒmbio autom tico.
O Honda Silver Wing tem visual que lembra as ”motossauros” Gold Wing. O motor, de 582cmü, tem dois cilindros, refrigera‡Æo l¡quida, inje‡Æo eletr“nica e 50,3cv. Como diferencial, oferece a op‡Æo de freios ABS. Na Europa, custa 8.970 euros (cerca de R$ 28.500).

J  o Yamaha T-Max segue linha visual um pouco mais agressiva, com parte do chassi … mostra. O motor, de dois cilindros e 499cmü, tamb‚m ‚ refrigerado a  gua e desenvolve 40cv. O peso ‚ de 197kg e o pre‡o 8.530 euros (R$ 27.145).

Na linha de grandes scooters com um cilindro, as europ‚ias se destacam. A italiana Aprilia tem dois modelos com o mesmo motor de 460cmü e 39cv: o Scarabeo 500, com rodas grandes, aro 16 polegadas, e a possibilidade de instala‡Æo de bolsas laterais. Tudo isso por 6.840 euros.

O Atlantic, por 6.430 euros, ‚ mais convencional. O Malaguti Madison tem motor de 383cmü que fornece 31cv. E sai bem mais em conta que as concorrentes: 5.485 euros. O X-9 da Piaggio, com motor de 460cmü com inje‡Æo eletr“nica que fornece 39 cv, custa 5.895 euros. O Beverly 500, tem o mesmo motor, mas rodas com aros de 16 polegadas e 4.995 euros de custo.