Publicidade

O Atacama Rally chegou à segunda etapa nesta quinta-feira (31), na região de Caldera, no Chile. Em uma especial realizada em meio a pedras, areias e rios secos, Jean Azevedo, da Honda Racing Rally Team, foi o melhor brasileiro do dia. Ele precisou superar os erros na planilha para alcançar a quinta colocação com o tempo de 4h06min17s. No acumulado da prova preparatória para o Dakar 2014, o piloto também é o quinto. O chileno Daniel Gouet foi o vitorioso e assumiu o primeiro lugar no geral.

Mesmo com erros na planilha, Jean Azevedo foi o quinto colocado na segunda etapa

Mesmo com erros na planilha, Jean Azevedo foi o quinto colocado na segunda etapa

Diferentemente de quarta-feira, quando tiveram pela frente uma quilometragem curta, os pilotos enfrentaram nesta quinta um percurso longo, com 345 km de trechos cronometrados. “Foi um bom dia para treinar a navegação. Abri a prova do km 80 ao 280 e percebi que havia uma diferença de quilometragem no hodômetro com o road book(planilha). Acabei perdendo um pouco tempo com o erro na planilha, mas está tudo sob controle”, afirma Jean.

Os erros nas planilhas dos pilotos também afetaram Dário Júlio e Ike Klaumann, da Honda Racing Rally Team, que mesmo após realizarem um bom início, perderam muito tempo na sequência da prova. A dupla completou a especial, mas não teve o resultado divulgado até o momento pela organização. “Tivemos uma navegação complicadíssima e ainda os erros na planilha dificultaram a pilotagem. Demorei mais de uma hora para sair deste erro. Bom, estou aqui para aprender. Agora é me preparar para amanhã”, declara Dário. “Infelizmente esses erros tiram a concentração de qualquer piloto. Foi difícil, mas agora é mudar o foco, pois temos mais três dias”, coloca Ike.

Publicidade

Na terceira etapa, nesta sexta-feira (1º), os pilotos encaram a primeira perna da Maratona, que não permite auxílio externo das equipes na manutenção das motos. O trajeto total será de 424 km, sendo 400 km de trechos cronometrados.

Segunda etapa – categoria motos (extraoficial):
1º Daniel Gouet (CHI) 3h53min50s
2º Claudio Rodriguez (CHI) 3h58min03s
3º Pablo Quintanilla (CHI) 3h59min52s
4º Felipe Prohens (CHI) 4h03min51s
5º Jean Azevedo 4h06min17s

Acumulado após duas etapas – categoria motos (extraoficial):
1º Daniel Gouet (CHI) 5h12min28s
2º Pablo Quintanilla (CHI) 5h14min45s
3º Claudio Rodriguez (CHI) 5h20min58s
4º Felipe Prohens (CHI) 5h21min44s
5º Jean Azevedo 5h23min58s

Confira como foi o primeiro dia do Atacama Rally:  clique aqui

Publicidade