Publicidade

Fabricantes, distribuidores, lojistas e principalmente os motociclistas, devem ficar atentos …s normas do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normaliza‡Æo e Qualidade Industrial) para a produ‡Æo e comercializa‡Æo de capacetes, que entrou em vigor no dia 24 de maio de 2003.

De acordo com o artigo primeiro da Portaria Inmetro n§ 86, de 24 de abril de 2002, todos os fabricantes e importadores devem desde 24 de maio de 2003, produzir capacetes de acordo com os requisitos t‚cnicos da norma NBR 7471/2001. O artigo terceiro da mesma portaria, por sua vez, estabelece que a partir de 24 de maio de 2006 ficou proibida a comercializa‡Æo e utiliza‡Æo de capacetes motocicl¡sticos com certifica‡äes anteriores.

“ importante dar aten‡Æo ao artigo terceiro, pois ele estipula a data em que passar  a ser proibida a venda (pelo com‚rcio) e utiliza‡Æo de capacetes que nÆo estejam dentro da norma NBR 7471/2001. Portanto, hoje o com‚rcio nÆo deve mais adquirir capacetes que nÆo possuam a certifica‡Æo atual. Essa certifica‡Æo pode ser constatada por meio do selo estabelecido pelo Inmetro, contendo a identifica‡Æo da certifica‡Æo no ƒmbito do SBC (Sistema Brasileiro de Certifica‡Æo). Este selo se encontra afixado na parte de tr s dos capacetes”, explica o diretor do Setorial de Capacetes da Anfamoto, Gianfranco Ugo Milani.

Segundo o diretor do Setorial, a nova norma apresenta um avan‡o importante para aumentar a seguran‡a do motociclista. “Na realidade, nÆo existe norma ideal ou nÆo. O que ocorre ‚ uma evolu‡Æo, sempre. E como o pr¢prio termo define, uma evolu‡Æo quer dizer que pode ser melhorada no futuro.  por isso que em 2004 voltaremos a discutir a melhoria das normas existentes. Para efeito de compara‡Æo, a NBR 7471/2001 ‚ semelhante … norma europ‚ia na versÆo 03”, afirma Milani.

Publicidade

A portaria Inmetro n§ 86 se encontra na ¡ntegra link abaixo e em seguida clicar em cima do t¡tulo “Capacetes para condutores e passageiros de motocicletas e similares”. Aparecer  uma tela com uma tabela e em destaque na cor azul, o termo “NIE-DINOP-086”. Clique em cima desse termo para visualizar a portaria, dispon¡vel em Adob Acrobat (extensÆo pdf).