ATENÇÃO MOTONLINERS, teste da Fazer, sensato, moto do ano, centrifugadores, recorde, fã, corrente, defesa,

ATENÇÃO MOTONLINERS, teste da Fazer, sensato, moto do ano, centrifugadores, recorde, fã, corrente, defesa,

ATENÇÃO MOTONLINERS, teste da Fazer, sensato, moto do ano, centrifugadores, recorde, fã, corrente, defesa,

Caros Motonliners, de 12 de novembro a 8 de dezembro eu, Tio Tite, estarei na Europa passando frio e visitando o SalÆo de MilÆo. Neste per¡odo continuarei atualizando as mensagens e enviando mat‚rias de l . Mas vcs sabem que ‚ dif¡cil achar um cybercaf‚ em qq esquina, al‚m de pagar em Euro! Por favor, economizem nas cartas OPINATIVAS porque o Motonline nÆo ‚ um F¢rum. Dˆem preferˆncia pelas cartas PERGUNTATIVAS, aquelas com d£vidas existenciais. Algumas cartas serÆo respondidas pelo Harada Sam, que ‚ ainda mais bravo do que eu, cuidado para nÆo provocar o homem e suas adagas voadoras. Pelo menos ele nÆo ‚ distra¡do, senÆo poderia confundir Hai-Kai com Hara Kiri e cometeria uma desgra‡a sem precedentes. Vou procurar atualizar a cada dois dias, mas o Durval t  com um monte de artigos novos para entrar no ar. Para aqueles que adoram perguntar a mesma coisa 20 vezes, usem a ferramenta Google do pr¢prio site e busquem por assunto, em 100% das vezes funciona! Continuem nos visitando, senÆo eu choro e nÆo brinco mais. Volto logo!

imparcial
Ol  tite. Com rela‡Æo ao meu coment rio sobre as motos carburadas, vc sabe muito bem que a tendˆncia daqui p/ frente ‚ as motos injetadas entrarem no mercado e ‚ claro que as motos carburadas irÆo perder o mercado. Seja imparcial nos seus coment rios, nÆo deixe um atrito com um infeliz funcion rio da Y te influenciar. Pense nisso!
Junio – Governador Valadares
Tenho uma boa not¡cia: gra‡as a um concession rio que nÆo quis se identificar, consegui finalmente rodar com a Fazer um dia inteiro. Aguarde porque o teste j  vai pro ar. Sobre a inje‡Æo, estude o comportamento do mercado de carros quando chegou a inje‡Æo eletr“nica nos final dos anos 80 e notar  que a desvaloriza‡Æo dos modelos carburados manteve os tradicionais 20% ao ano, assim como nos injetados. O mesmo comportamento deve se repetir nas motos, pois nÆo h  razäes para ser diferente. Vamos com calma, carburador nÆo ‚ um “defeito”, nem motivo de deprecia‡Æo. A menos que vc seja revendedor Yamaha.

Sensato
Caros motoliners, ser  que ningu‚m se d  conta de que Honda, Yamaha, Suzuki, Harley, etc. SÆo apenas empresas que como qualquer outra visam o lucro primeiramente, entÆo nÆo entendo porque consumidores como n¢s ficam se engalfinhando defendendo marcas de motos e modelos como se estas levassem nosso sobrenome no tanque. Outra coisa, parece que agora carburador virou defeito! Como j  diziam ‚ caracter¡stica e um dia todas as motos terÆo a sua, acalmem-se a evolu‡Æo nÆo para, sorte nossa!
cl udio – Porto Alegre, RS
Gra‡as a Deus algu‚m sensato neste mundo!

Moto do ano
Gostaria de tirar uma duvida sobre o teste que vc fez na duas rodas desse mˆs, que foi no comparativo da XT 660R X KTM LC 950 X TIGER 955i, nÆo foi meio injusto pra XT, achava mais coerente comparar uma BMW F650GS DAKAR ou at‚ uma R1150GS ADVENTURE, at‚ pela questÆo de pre‡o cilindradas e potˆncia, sei que nÆo foi vc que escolheu as motos, mas qual sua opniÆo? ou vc acha qua XT nÆo deve em nada para as outras comparadas no teste?
Leandro – Volta Redonda-RJ
E ae, como vai a Spazio Fitness? Eu malhava diariamente, mas hoje eu pago pra um moleque malhar pra mim enquanto fico aki respondendo cartas. Leandro, deixa eu esclarecer: eu nÆo FIZ o teste, foi uma equipe de 8 profissionais e um leitor. A pr‚-sele‡Æo foi feita por voto dos leitores. NÆo havia o quesito “custo-benef¡cio” entre as notas, por isso a KTM ganhou f cil. Certamente se houvesse a nota pela rela‡Æo custo-benef¡cio a XT 660 poderia levar o t¡tulo.

Centrifugadores an“nimos
Minha nossa, quanta discussÆo sobre essa Fazer, deixem o Tio Tite em paz!!! essa moto nÆo poderia ser mais feia, traseira de disco voador, rodas de moto chinesa, painel de CG 88. E quanto a for‡a centr¡peta e centr¡fuga, existem as duas, a centr¡fuga atua “para fora” da curva e a centr¡peta “para dentro”. no caso das vibra‡äes ‚ a centr¡fuga mesmo.Me corrijam se estiver errado.
Matheus – Palmeira das Missäes – RS
Com rela‡Æo aos termos centr¡peta e centr¡fuga, para acabar com a confusÆo ‚ o seguinte: qualquer corpo em rota‡Æo est  sujeito a acelera‡Æo centr¡peta, ou seja que busca o centro, porque se nÆo houvesse esta acelera‡Æo nÆo haveria movimento circular. Bom qualquer acelera‡Æo em um corpo com massa produz for‡a e quando se aplica uma for‡a em um corpo este “reage” com uma for‡a de mesma intensidade mas em sentido contr rio e ‚ ai que aparece a for‡a centr¡fuga ou seja que foge do centro, beleza!
Claudio Fragoso – Porto Alegre, RS
 por isso que sou fÆ dos ga£chos! E ae, Halysson (de Vila Velha, ES) e Leonardo (do Rio de Janeiro), que mandou a bela f¢rmula [F=(m/R)*v^2], o que vcs tˆm a dizer sobre isso? Agora que corrigi todo o texto! Por favor, se houver algum Motonliner engenheiro, formado, com especializa‡Æo em for‡as que atuam em corpos circulares em movimento, ou F¡sico com PHD em virabrequim, mande um parecer t‚cnico porque eu j  t“ ficando nervoso e acabou minha caixa de Lexotan.

Recorde
Guiness Book minha Twister vai trocar o pneu traseiro com 26.000 km, Algu‚m quer a receita de como durou tanto? E a apostila de pilotagem, guarde meu end. e quando lan‡ar mande sedex … cobrar direto. Vi um cara comentando sobre contra-ester‡o, mas como entrar na curva … direita virando o guidÆo pra esquerda? eu s¢ uso o peso do corpo.
lincoln – sao paulo
LincÆo, eu nÆo vou descrever o contra-ester‡o de forma resumida porque vc vai se matar, quando a apostila ficar pronta vc vai ler tudo direitim. Esse papo do pneu t  estranho pacas, vc pesa quanto?


Tite, parabens pelo Motonline. J  peguei o v¡cio da constula di ria.Um abra‡o do ga£cho.
Jorge – Torres/RS
Obrigado Jorge, em Torres tem uma das melhores fal‚sias para escalar … beira-mar!

Corrente
muito interessante a sua reportagem intitulada “moto suja se lava em casa”, no entanto me parece que vc nÆo mencionou como se limpa adequadamente a corrente quando se usa graxa, pois esta acumula areia que ‚ de dif¡cil remo‡Æo. Tenho utilizado querosene, o que facilita a limpeza e depois, muita  gua, no entanto esta pr tica ‚ conden vel. Qual o melhor processo?
samir – resende rj
Samy, eu j  respondi esta pergunta n vezes. Existem produtos espec¡ficos no mercado, chamados de desengraxantes, que limpam a corrente e nÆo atacam os an‚is O ring. NÆo use querosene na corrente, nem gasolina, nem solvente.

Defesa
Esta ‚ para o Ubirajara Vale. Caro amigo nÆo pude evitar de ler os seus coment rios e nÆo concordo com as suas afirma‡äes por v rios motivos1 o tite nunca recomendou que algu‚m comprasse alguma coisa sem ter um embasamento t‚cnico2 as informa‡äes aqui postadas pelo editor na minha opiniÆo sÆo muitos t‚cnicas e nÆo pessoal como vc afirma no seu coment rio.3 Jamais compra-se um produto rec‚m lan‡ado no mercado sem antes ouvir a m¡dia especializada.Tenho uma TW04 e s¢ troco quando ver os testes Y.
andre – foz do igua‡u pr