Publicidade

Não faz muito tempo, quem utilizava moto no Brasil não tinha muitas opções com relação a o que comprar para sua própria segurança. Capacete era o item exclusivo principal cuja disponibilidade era maior, mas o restante dos itens eram comprados no comércio normal, como casacos, botas e luvas de couro, por exemplo.

Confira o que não pode faltar nos seus equipamentos de segurança

Confira o que não pode faltar nos seus equipamentos de segurança

Nada tinha muita proteção específica e a bem da verdade, era quase um “quebra-galho” para não dizer que o motociclista não se protegia. Claro, o mercado era bem menor e não era compensador para nenhum empresário investir em algo específico para um universo tão pequeno de potenciais compradores. Foi só com a chegada das indústrias de motocicletas e com o crescimento do mercado que começaram a surgir fabricantes e distribuidores de equipamentos de segurança específicos para motociclistas.

E o mercado cresceu muito e hoje há várias marcas nacionais e também importadas oferecendo todo tipo de produto destinado exclusivamente a todos nós, motociclistas. E o excesso de oferta é muito bom, mas se por um lado os preços caem, é preciso muito mais atenção na hora de escolher um produto que se destina à sua própria proteção. Afinal, nem tudo que se oferece por aí tem a mesma capacidade de cumprir o que promete. E para o motociclista, isso só será percebido na hora que você precisar dele.

Publicidade

Por isso é muito importante que você saiba escolher corretamente os equipamentos para sua segurança como motociclista. Verificar o material utilizado, o conforto, a funcionalidade, entre outros detalhes que vão muito além da aparência, cor, design e se está na moda. Claro, você deve ainda levar em consideração o clima da região onde vive, afinal hoje já existem equipamentos mais adequados ao clima frio e também ao verão. Veja na tabela algumas dicas básicas para escolher cada item:

Capacete

Fundamental

Evite

Ficar justo na cabeça, mas sem apertar Forros não removíveis
Encaixar a orelha para audição normal Capacete folgado
Viseira com boa vedação a vento e ruído Viseira muito fina

Jaqueta e calça

Fundamental

Evite

Couro ou cordura Tecidos finos
Reforços: cotovelos, ombros, joelhos e bacia Roupa toda preta
Roupa bem ajustada ao corpo e confortável Sem abertura para ventilação

Calçado

Fundamental

Evite

Calçado de couro Sapatos de pano
Bico e calcanhar reforçado Solado de couro
No mínimo bota meio cano Botas folgadas demais

Luvas

Fundamental

Evite

Luvas de couro Luvas de pano
Reforço nas articulações e nas palmas Costuras mal feitas
Meio cano, fechamento no punho Luvas fora da medida de suas mãos

Separador_seguranca

 

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.