Publicidade

O sprintista Robson Ribeiro, da Memorial/Santos, está entre os favoritos

São Paulo, 01/07/08 – Mais uma fera do ciclismo nacional confirmou presença na 65ª edição da Prova Ciclística Internacional 9 de Julho, uma das mais importantes e tradicionais disputas do calendário nacional. Robson Ribeiro Dias, da Memorial/Prefeitura de Santos/Giant/Nossa Caixa, vice-campeão no ano passado, disputará o evento no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, na condição de um dos favoritos ao topo do pódio da categoria Elite masculino, que valerá pontos para os rankings da União Ciclística Internacional (UCI) e Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

A largada está marcada para as 11h00, para um total de 20 voltas, mas a programação começa mais cedo, com a Elite feminina, às 9h45, com cinco voltas. Ao todo, o evento reunirá cerca de 1500 ciclistas de todo o país.

Com a ausência do atual campeão, Rafael Andreato, que corre na Itália, Robson Ribeiro Dias aparece como um dos favoritos da 65ª Prova Internacional 9 de Julho. O ciclista, conhecido como Grandão, de 25 anos, integra a equipe da Memorial/Prefeitura de Santos/Giant/Nossa Caixa, líder do ranking nacional, desde 2001. No ano passado, além do segundo lugar na prova, ele também venceu os 100 km de Brasília, mostrando porque é uma dos principais ciclistas do país na atualidade. Apesar disso, ele não se acha favorito.

Publicidade

“A Prova Ciclística 9 de Julho é uma prova imprevisível e com vários candidatos que buscam esse resultado. Além disso, por ser em Interlagos, com um percurso com subidas e asfalto abrasivo que segura muito, fica muito complicado destacar um favorito antecipado”, explica Grandão, natural da cidade de Registro, em São Paulo, e que está no ciclismo há oito anos. Mas o vice-campeão se diz preparado. “Foram dois meses de preparação específica para a 9 de Julho e também para os Jogos Regionais e vamos com tudo para vencer”, completou.

A programação oficial da 65ª Prova Ciclística Internacional 9 de Julho é a seguinte: Categorias Federadas – 9h45, Elite feminino (Elite + Jr.) e Open Sênior masculino, cinco voltas; 11h00, Elite masculino (Elite + Sub 23), 20 voltas; 13h00, Open Speed (Sub 30 + Sênior A + Universitários), oito voltas; 14h00, Open Master e Jr. masculino, cinco voltas; 14h45, Categorias não Federadas – 14h45, Speed Masculino, cinco voltas; 15h30, MTB masculino, três voltas.

Outra atração da prova é a pontuação no ranking da União Ciclística Internacional. Os oitos ciclistas mais bem colocados após as 20 voltas programadas somarão pontos na classificação mundial. Com classificação 1.2 no ranking da UCI, o vencedor receberá 40 pontos, enquanto o vice-campeão somará 30 e o terceiro colocado 16 pontos. A divisão para as demais categorias é a seguinte: 4º), 12 pontos; 5º) 10 pontos; 6º) 8 pontos; 7º) 6 pontos; e 8º) 3 pontos. Trata-se, sem dúvida, de mais um detalhe para tornar a prova ainda mais interessante para os atletas e público, pois garantirá uma disputa acirrada pelos primeiros lugares.

Inscrições prorrogadas – As inscrições foram prorrogadas até o dia 6 de julho, ou até que o limite técnico seja atendido, e deverão ser feitas pelo site oficial, www.yescom.com.br/novedejulho, O valor das inscrições é de R$ 35,00 para cada uma das 12 categorias em disputa. A retirada de kits já está definida e será no dia 8 de julho, das 11 às 20 horas, no Ginásio Mauro Pinheiro, no Complexo Poliesportivo do Ibirapuera, à Rua Abílio Soares, 1300. O atleta deverá apresentar documento de identidade e comprovante de pagamento. Vale destacar que não serão entregues kits no dia da prova.

Publicidade

Para as categorias Elite o kit do participante é composto de dois números dorsais, um número de quadro e três números de capacete. O chip será entregue em específico para as categorias Elite Masculino, Elite Feminino (Elite/Jr.), Junior Masculino no local da largada no dia 09 de julho, das 8h30 às 9h30. Para todas as outras categorias o kit é composto de dois números dorsais e três números de capacete.

A 65ª edição da Prova Ciclística Internacional 9 de Julho tem organização e realização da Yescom, GazetaEsportiva.net e Federação Paulista de Ciclismo, com supervisão da União Ciclística Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paulista de Ciclismo (FPC). O apoio é da Gazeta Press e TV Gazeta, com apoio especial da Prefeitura da São Paulo.

Mais informações no site www.yescom.com.br/novedejulho