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itas motocicletas de origem chinesa um item que cada vez mais conquista, principalmente, os iniciantes condutores de motocicleta. É o sensor que possibilita a visualização da marcha na qual a motocicleta está sendo conduzida. Este sensor auxilia a condução da motocicleta, pois todos nós motociclistas, por exemplo, já estivemos em última marcha e tentamos passar para uma “virtual” marcha superior, ou mesmo uma marcha inferior à primeira marcha, e nos deparamos com um breve desconforto ao pilotar. Com a possibilidade de visualizarmos a indicação da marcha não há como errar, sabemos exatamente em qual marcha estamos pilotando.

PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO A peça responsável por esta tecnologia é destacada na figura, observem que nesta ilustração, devido à motocicleta possuir cinco marchas, existe seis circulares contatos dourados, ao invés do único tradicional contato do neutro. Esta peça é localizada próxima ao pinhão (para visualizarmos sua localização na motocicleta devemos remover a capa protetora do pinhão), fixada na carcaça esquerda da motocicleta. O trambulador (peça localizada internamente no motor que auxilia a troca de marchas) carrega uma chapa metálica que possui um ressalto (em nossa figura, ao lado do sensor) que fecha o circuito elétrico com um dos seis circulares contatos do sensor.

RESUMO No nosso caso, por haver apenas cinco marchas são necessário cinco contatos para a indicação da marcha (um contato para cada visualização) e mais uma para a visualização do neutro, portanto seis contatos!

MANUTENÇÃO A avaria mais comum é o desgaste da pequena chapa metálica que fecha o circuito, como conseqüência, ocorre à ausência da indicação da marcha. Basta substituir a pequena chapa ou simplesmente limpar o contato com produto específico (limpa-contatos).

PORMENORES Adaptar este sistema numa motocicleta que não a possua é praticamente impossível devido às dimensões do sensor e da chapa metálica não se adaptarem ao sistema original da motocicleta, mas num país com um povo tão criativo que inventa e reinventa de tudo (que o diga os motociclistas que adaptam filtro de ar do Celta na Falcon) não duvido nada caso eu encontre uma Falcon ou Twister com este tal indicador de marcha!

SAIBA MAIS… A expressão “fechar o circuito” é utilizada quando nos referimos a uma passagem de corrente elétrica por todo o circuito. Observe que na figura do lado esquerdo a lâmpada não acende, ela só é acessa após ter um de seus terminais conectados ao pólo positivo da fonte, ou seja, quando é fechado o circuito.