Publicidade

Lamentável notícia para os esportes brasileiros a motor: o Autódromo Internacional de Curitiba (AIC) corre o risco de ser fechado a partir de 2016. O imóvel foi colocado como garantia de um financiamento que não foi quitado por um extinto grupo de investidores, o que deverá levar o terreno onde está situado o AIC a leilão ainda em 2015. Em princípio o calendário de provas agendadas para 2015 não deve ser afetado mas os eventos em 2016 ainda são incertos.

Autódromo Internacional de Curitiba corre risco de ser fechado em 2016 - foto: AIC

Autódromo Internacional de Curitiba corre risco de ser fechado em 2016 – foto de divulgação AIC

Questionada pelo Motonline sobre o tema, a CBM enviou-nos a seguinte resposta:

“A CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) lamenta a possibilidade de fechamento do Autódromo Internacional de Curitiba (AIC). Será uma grande perda para o motociclismo brasileiro. A CBM ainda não tem informações oficiais sobre a condição do Autódromo, em Pinhais. Mas há situações que fogem da competência da entidade, por mais que a CBM não meça esforços para reverter esse quadro.

Publicidade

No caso, a desativação do Autódromo Internacional de Curitiba (AIC) acontece em função de um processo judicial e não cabe intervenção. O presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo, Firmo Henrique Alves, estará neste fim de semana no Autódromo para a abertura do Moto 1000 GP, válido pelo Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, e espera obter mais informações sobre a situação.

Para a CBM essa é uma triste notícia, pois no fim de 2012 foi desativado o Autódromo de Jacarepaguá, com muitas histórias do motociclismo nacional, e agora é anunciada a possibilidade de fechamento do Autódromo Internacional de Curitiba. A Confederação espera que essa situação tenha um novo rumo, pois com certeza implicará em uma grande perda para os esportes a motor: motociclismo e automobilismo”.

História do AIC

O Autódromo Internacional de Curitiba está localizado na Região Metropolitana de Curitiba, no município de Pinhais e recebe regularmente provas de diversas categorias de velocidade nacionais (motos, carros e caminhões). Com a realização de uma etapa do Campeonato Mundial de Carros de Turismo em 2006, o AIC tornou-se conhecido mundialmente e passou a atrair mais eventos a motor para a cidade.

Publicidade

A construção do autódromo foi iniciada em 1965 e concluída em 1967 como um circuito oval de 3 curvas e 2,7 km de extensão, quando foram realizadas as primeiras competições de automobilismo, motociclismo e ciclismo. A inauguração aconteceu com uma corrida de motocicletas chamada “1ª Copa do Radialista, Santa Mônica Clube de Campo” e o vencedor foi Danilo Julio Afornali com uma motocicleta BMW 500cc de 1951, preparada para aquela prova. Naquela época, o circuito era chamado Autódromo de Pinhais.

Características atuais

AIC_2_29_04Trata-se do circuito brasileiro mais moderno e com melhor estrutura depois de Interlagos. Em sua configuração atual, o autódromo atende aos padrões da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e está homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), podendo sediar competições de várias categorias de automobilismo mundial, inclusive as populares provas de “arrancada”.

Devido à infra-estrutura e segurança, é classificado como um dos melhores autódromos do mundo.

Publicidade

– Toda extensão da pista tem largura de 15 metros.
– Desnível máximo de 4 metros.
– Circuito oval com 2.550 metros.
– Circuito misto com 3.695 metros
– Sete curvas à direita e quatro à esquerda.
– Grande reta com 980 metros.

O Motonline continuará acompanhando este assunto para manter os fãs da velocidade em duas rodas informados sobre a evolução desse triste caso.

Separador_motos

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.