Publicidade

Aventura em duas rodas é ótima opção para férias

O verão está aí, e com ele as tão sonhadas férias! Para aproveitar esses dias de descanso, nada melhor que uma viagem sobre duas rodas, curtindo as paisagens maravilhosas do Brasil. Para que o passeio seja apenas diversão, o Grupo Izzo, representante oficial da marca Buell no País, preparou algumas dicas de segurança e conforto, para que os aficionados da marca possam dar a largada oficial às suas férias. Como inspiração, uma verdadeira máquina das estradas, a famosa big trail Ulysses. Confira:

Pára-Brisa alto – Preço: R$ 605,00
Feito de policarbonato translúcido de 4,5 milímetros de espessura, este pára-brisa é mais alto que o original, e foi desenhado para manter maior conforto em viagens mais longas. Na estrada, o equipamento oferece segurança contra detritos, além de conforto, em função do desvio da pressão do vento em altas velocidades.

Bagagem
Na hora de acomodar a bagagem, utilize sempre bolsas rígidas (side bags) ou traseiras (top cases), respeitando o limite de carga do rack da motocicleta e das próprias bolsas. O jogo de três bolsas pode ser encontrado por R$ 7.250,00 nas lojas da marca. Elas são desenhadas para agüentar terrenos irregulares, com recursos de travamento integrado. Com alças para transporte e sistema de fácil remoção, as malas laterais possuem capacidade para até 10 quilos em cada compartimento, e a superior, 5 quilos, totalizando 25 quilos de bagagem. Mesmo assim, o piloto deve usar o bom senso e levar somente o que for absolutamente necessário.

Publicidade

Almofada – Preço: R$ 486,00
Esta almofada para encosto de garupa possui um grande diferencial: é destacável, ou seja, tem a opção de ser usada somente se o motociclista levar um carona. O acessório oferece o máximo conforto em viagens longas, pois traz em seu interior um gel que possibilita uma sensação agradável por mais tempo. O acessório garante ainda um look clean à motocicleta.

Dicas imprescindíveis para sua viagem
Revisão – Agora que sua moto já está devidamente equipada, chegou a hora de fazer um check-up. Antes de viajar, veja as condições dos pneus, dos faróis e das partes elétrica e mecânica. Caso tenha alguma dúvida, não vá. Para maior segurança, verifique também o óleo e os freios (pastilhas e discos). Durante as viagens mais longas, a checagem da pressão dos pneus e do óleo do motor são indicadas a cada 400 quilômetros, se possível, ou no início de cada dia quando os pneus estão frios. O óleo, segundo o fabricante, deve ser verificado com o motor quente e a moto no descanso lateral, após descansar alguns minutos.

Em qualquer concessionária Imocx, é possível fazer a revisão com praticidade e rapidez. A revisão básica de um modelo Ulysses, por exemplo, inclui as pastilhas de freio dianteira (R$ 372,00) e traseira (R$ 308,00). Se for necessário, troque os pneus: o dianteiro sai por R$ 754,00, e o traseiro, por R$ 977,00. A mão-de-obra fica por apenas R$115,00 a hora, e o motociclista terá a certeza de uma viagem tranqüila.

Perigos – O primeiro sinal para interromper uma viagem é o cansaço. Se for viajar com garupa, faça paradas regulares a cada hora. Adversidades climáticas devem ser respeitadas, assim como seu próprio limite como piloto. Muitas vezes, é melhor andar um pouco mais devagar e relaxado do que rápido e tenso. Evite viajar contra o sol, principalmente no final do dia, quando você estará mais cansado. Na chuva, não se exponha e, se preciso, pare. Em caso de piso escorregadio, seja suave nos comandos, freio, acelerador ou até mesmo na mudança de direção. Com a pista molhada, também procure não andar tracionado (acelerando) sobre as faixas ou marcações pintadas no asfalto. Elas escorregam. Além disso, é comum, de janeiro a março, aparecer buracos na pista de um dia para o outro, por causa das grandes tempestades.

Publicidade

Fique atento – Mantenha os olhos sempre abertos durante a pilotagem. É preciso cuidado para não ser traído por eles. A moto costuma seguir a direção do seu olhar. Mantenha-o sempre bastante adiante do ponto onde você se encontra, para poder antecipar-se aos problemas. Não olhe para o chão imediatamente à sua frente. Outra dica importante é consultar sempre a previsão do tempo, mesmo nas viagens de curta duração e, assim mesmo, ir preparado para todo tipo de clima: sol, chuva, calor e frio.

Aprendeu? Então, boa viagem!

Buell Ulysses XB12X MY08 – Especificações Técnicas
MOTOR – Tipo
Dois cilindros em V a 45°, quatro tempos, refrigerado a ar/óleo com auxílio de ventoinha elétrica
Cilindrada – 1.203 cc
Diâmetro e curso
88,9 mm x 96,8 mm (3,500” x 3,812” )
Taxa de compressão
10.0: 1
Válvulas
Duas válvulas por cilindro com comando no bloco (OHV)
Ajuste de válvulas
Automático através de tuchos hidráulicos
Alimentação
Injeção eletrônica digital DDFI III com corpo de borboleta vertical de 49 mm
Exaustão
Catalisador em três vias com sistema de válvula de controle dos gases Buell InterActive e montagem para centralização da massa
Admissão de ar
Caixa do filtro de ar com resistência zero
Potência*
94 HP / 95 PS / 70 kW @ 6.800 rpm (método EU Standard EC95/1)
Torque*
77 ft. lb / 104 Nm @ 6.500 rpm (método EU Standard EC95/1)
Lubrificação
Cárter seco, capacidade do reservatório de 2,4 litros
CHASSI
Quadro
Alumínio, com sistema de isolamento de vibração uniplanar, tanque de combustível no quadro
Distância entre eixos
1.370 mm
Cáster
23,5°
Trail
122 mm
Suspensão dianteira
Showa de 47 mm, do tipo invertida com regulagens de pré-carga da mola, compressão e retorno do hidráulico
Suspensão traseira
Showa, amortecedor único com reservatório remoto, sob o assento e regulagens de pré-carga da mola, compressão e retorno do hidráulico
Curso da suspensão
Roda Dianteira
165 mm
Roda Traseira
162 mm
Freio dianteiro
Tipo ZTL com disco simples flutuante de aço inox de
375 mm e pinça fixa de seis pistões
Freio traseiro
Disco simples de aço inox de 240 mm com pinça flutuante de um pistão
Roda dianteira
Liga leve reforçada de seis raios tipo XB ZTL, aro 17 com 3,5” de largura
Roda traseira
Liga leve reforçada de seis raios tipo XB ZTL, aro 17 com 5,5” de largura
Pneu dianteiro
Pirelli Scorpion Sync 120/70 ZR-17
Pneu traseiro
Pirelli Scorpion Sync 180/55 ZR-17
Capacidade do tanque
16,7 l
Capacidade de carga bruta
431 kg
Peso seco – 193 kg
Capacidade de carga – 204 kg
Altura do banco – 808 mm
Distância livre do solo – 171 mm
Comprimento total – 2.180 mm
Largura total – 900 mm
TRANSMISSÃO
Tipo
Cinco marchas de engate constante com engrenagens helicoidais
Relação
(1) 2,65; (2) 1,89; (3) 1,41; (4) 1,17; e (5) 1,00
Transmissão primária
Corrente tripla, relação 1.500:1
Embreagem
Multidisco banhado a óleo com sistema de redução da pressão de acionamento
Transmissão secundária
Correia dentada de aramida reforçada com Goodyear® Hibrex® de 14 mm e tecnologias Flexten®** Plus; relação 2.407:1
INSTRUMENTOS
Painel
Velocímetro eletrônico; conta-giros; hodômetro total; dois hodômetros parciais; hodômetro parcial da reserva de combustível; relógio; luz indicadora de reserva; luz indicadora de mau funcionamento do motor; luz indicadora de baixa pressão de óleo; luzes indicadoras de farol alto, piscas e neutro.
SISTEMA ELÉTRICO
Sistema de carga
Alternador monofásico com regulador de 30 ampères, com pico de produção de 405 watts
Bateria
12 volts, 12 Ah
Farol
Bloco ótico duplo com lâmpada de 55 W no farol baixo e 55 W no farol alto
Lanterna
LED 0,36 W / 3,36 W
Piscas
Com cancelamento manual, de 10 W
CORES
Kit – Thrust Blue, Barricade Orange, Midnight Black
Rodas – Magnesium Tone
GARANTIA – Dois anos, sem limite de quilometragem

* Europa apenas – especificações australianas a ser confirmadas
** Hibrex e Flexten são marcas registradas da Goodyear Tire & Rubber Company

Publicidade