Publicidade

Equipes buscam repetir o feito de 2006, quando o Brasil foi campeÆo e vice na Classe Regular e campeÆo na Classe Aberta da competi‡Æo

SÆo Paulo, 27 de abril de 2007 – As trˆs equipes de AeroDesign, formadas por 39 estudantes da Escola Polit‚cnica da Universidade de SÆo Paulo (Poli/USP), Escola de Engenharia de SÆo Carlos (EESC-USP) e Universidade Federal de Itajub , estÆo com os trˆs aviäes prontos para representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, iniciativa a cargo da SAE International, programada para ocorrer entre 4 e 6 de maio pr¢ximos, em Dallas, no estado do Texas, Estados Unidos.

Os aviäes, em escala reduzida e radiocontrolados, foram projetados, constru¡dos e testados pelos estudantes dentro das faculdades. Na SAE Aerodesign East estÆo inscritas 73 equipes, constitu¡das por estudantes da Europa e Am‚rica do Norte, al‚m do Brasil. As equipes brasileiras conquistaram as vagas na competi‡Æo ao receberem as melhores pontua‡äes na VIII Competi‡Æo SAE BRASIL AeroDesign, realizada em setembro de 2006, em SÆo Jos‚ dos Campos, SP.

Pela Classe Regular, na qual o Brasil j  foi campeÆo trˆs vezes nos Estados Unidos em (em 2002, 2005 e 2006), a equipe Keep Flying, da Poli/USP, campeÆ da Competi‡Æo SAE BRASIL AeroDesign, ano passado, levar  um aviÆo simples, segundo o capitÆo da equipe, o estudante Rodrigo Sauri. A estrat‚gia da equipe para o projeto apresentar bom desempenho nos EUA foi projetar todas as estruturas do prot¢tipo de maneira simultƒnea visando obter uma otimiza‡Æo global da aeronave. O aviÆo da equipe ‚ monoplano, pesa 2,6 quilos e ‚ capaz de carregar at‚ 10 quilos. Da mesma categoria, a equipe mineira Uir , de Itajub , vice-campeÆ da competi‡Æo brasileira em 2006, aposta em um aviÆo de 3,5 quilos, capaz de carregar 11,1 quilos.

Publicidade

RUMO AO BICAMPEONATO – Pela Classe Aberta, o Brasil estar  representado pela equipe EESC-USP OPEN, da Escola de Engenharia de SÆo Carlos-USP, que acumula os t¡tulos de campeÆ brasileira e campeÆ da SAE Aerodesign East Competition em 2006. A equipe aponta como ponto forte do projeto a leveza, obtida com a utiliza‡Æo de v rios materiais, principalmente madeira balsa, e a aplica‡Æo de elast“mero (esp‚cie de borracha) no lugar da mola de fibra do sistema de amortecimento. O monoplano pesa 5 quilos e foi projetado para carregar at‚ 20 quilos em carga £til. “Estamos otimistas para o bicampeonato, porque aperfei‡oamos o projeto”, destaca Cec¡lia Pereira Machado, respons vel pela parte estrutural do aviÆo e a £nica mulher da equipe.

O Projeto AeroDesign ‚ uma iniciativa da SAE BRASIL, sociedade dos engenheiros da mobilidade, cujo in¡cio data de 1999 e que dever  realizar-se pela nona vez consecutiva no pr¢ximo mˆs de outubro,

A Competi‡Æo tem sido alvo de grande interesse no meio universit rio, envolvendo sempre n£mero crescente de estudantes em n¡vel de gradua‡Æo e p¢s-gradua‡Æo em Engenharia, F¡sica e Ciˆncias Aeron uticas, atra¡dos pelo desafio de projetar e construir aeronaves, em escala reduzida, em conformidade com o Regulamento da Competi‡Æo, capazes de superar sucessivas baterias de testes demonstrando capacidade de v“o controlado, para cargas £teis crescentes, at‚ as condi‡äes limite do projeto. A avalia‡Æo e classifica‡Æo das melhores equipes sÆo feitas por meio de duas etapas: Competi‡Æo de Projeto e Competi‡Æo de V“o.

Para Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, a Competi‡Æo SAE BRASIL AeroDesign demonstra o potencial dos futuros engenheiros aeron uticos brasileiros, que j  conquistaram diversos t¡tulos na competi‡Æo internacional, realizada nos Estados Unidos. “Nesta Competi‡Æo, mostramos para o mundo a capacidade de nossos futuros engenheiros para desenvolver projetos inovadores no setor aeron utico”, afirma Fistarol.

Publicidade

Veja as melhores coloca‡äes das equipes brasileiras nos Estados Unidos:

CLASSE REGULAR
1§ lugar em 2006 – Equipe ALE-UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais.
2§ lugar em 2006 – Equipe Tucano, da Universidade Federal de Uberlƒndia.
3§ lugar em 2005 – Equipe Car-Kar , da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
3§ lugar em 2004 – Equipe Car-Kar , da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004).
2§ lugar em 2004 – Equipe CEAV/UAV, da Universidade Federal de Minas Gerais,
1§ lugar em 2002 – Equipe H‚rcules/Abaquara‡u, da Escola de Engenharia de SÆo Carlos/ USP.
2§ lugar em 2001 – Equipe Aer2001, do Instituto de Tecnologia Aeroespacial – ITA.
2§ lugar em 2000 – Equipe EESC-USP, da Escola de Engenharia de SÆo Carlos da USP.

CLASSE ABERTA
1§ lugar em 2006 – Equipe EESC-USP OPEN, da Escola de Engenharia de SÆo Carlos/USP.
4§ lugar em 2005 – Equipe LeviatÆ, do ITA.
3§ lugar em 2004 – Equipe Car-Kar , da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.