Publicidade

O sonho de Öcaro, lend rio personagem que queria voar como os p ssaros, se realizar  nos aviäes do futuro: suas asas serÆo equipadas com um material el stico, que tˆm a capacidade de se tensionar, a exemplo dos m£sculos de nosso corpo.

A revela‡Æo est  na £ltima edi‡Æo da Science News. A revista diz que cientistas norte-americanos conseguiram fabricar um modelo do ca‡a supers“nico F/A-18, que bate suavemente suas asas, sob o comando de um computador.

As asas do novo F/A-18 sÆo extremamente finas e pesam quinze vezes menos do que as convencionais. Em outubro de 2003, t‚cnicos da Nasa e do departamento de pesquisas avan‡adas da Boeing fizeram testes preliminares como F/A-18, obtendo resultados satisfat¢rios.

Empresas comerciais, como a Skunk Works, bra‡o da Lockheed Martin, em Palmdale, na California, e a NextGen Aeronautics, estÆo trabalhando em versäes comerciais do que eles chamam de “verdadeiro p ssaro de metal”. A constru‡Æo de prot¢tipos, por‚m, est  prevista para daqui a dez ou quinze anos.

Publicidade