Publicidade

A temporada 2005 do Brasileiro de Rally Cross Country tem in¡cio na segunda quinzena do mˆs de mar‡o, com a realiza‡Æo do Baja Petr¢leo, de peso 1.

Entre os dias 25 e 27, os melhores pilotos e navegadores do pa¡s, nas categorias motos, quadriciclos, carros e caminhäes, estarÆo enfrentando as trilhas e estradas da regiÆo de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. Al‚m de ser v lido pelo Brasileiro, a disputa tamb‚m abre a Copa Baja Brasil 2005, que ainda inclui o Rally Terra Brasil (peso 2), o Baja das Neves (1), o Baja Caf‚ (1) e o Baja das Montanhas (1). No ano passado, o rali de Campos dos Goytacazes teve como vencedores Jean Azevedo, nas motos; Maur¡cio Neves/Emerson Cavassin, nos carros; e Carlos e Guido Salvini/Weidner Santos/, nos caminhäes.

A disputa na regiÆo de Campos costuma ser bastante equilibrada. Afinal, al‚m da qualidade dos participantes, a variedade de sua topografia tamb‚m favorece o evento, proporcionando aos pilotos e navegadores variados tipos de terreno e obst culos, como areia, terra, pedras, rios, subidas e descidas ¡ngremes e estradas dentro de canaviais. “A cada ano, procuramos montar as especiais de forma diferente. Para este ano, estaremos fazendo o mesmo”, destaca Dyon¡sio Malheiro, diretor da Adventure Eventos, criadora da Copa Baja Brasil.

Para a temporada 2005, a Adventure Eventos traz algumas novidades na Copa Baja. Entre as motos, ser  permitida a participa‡Æo de qualquer tipo de equipamento, sendo que para marcar pontos no Brasileiro ser  obrigat¢rio ter farol e lanterna. Nos carros, h  uma nova categoria, Production Diesel Estreante/Novatos, para carros L200 R I, II e II, sendo que os profissionais nÆo marcarÆo pontos na mesma.

Publicidade

A programa‡Æo ter  dois dias de competi‡Æo. No primeiro, serÆo feitas as vistoria t‚cnicas e o Pr¢logo “Super Prime”, ficando para o domingo a prova em circuito fechado com duas voltas para carros e motos. No caso dos carros, haver  um pit stop obrigat¢rio de 15 minutos, no qual somente trˆs mecƒnicos de cada equipe, devidamente identificados com o numeral de cada ve¡culo, poderÆo fazer os reparos. No Super Prime, como acontece nas provas de velocidade, haver  disputas de dois carros por vez, sendo que o primeiro tempo valer  para a largada. Haver  um revezamento de pilotos e o que obtiver o melhor tempo receber  um b“nus para a Copa Baja.