Publicidade
Foto: Juizes da indústria avaliam os carros construídos pelos estudantes

Foto: Juizes da indústria avaliam os carros construídos pelos estudantes

Universitários de 57 instituições de engenharia, de 16 estados e DF, disputam a 16ª Competição Baja SAE BRASIL PETROBRAS

Nesta tarde, os 66 carros off-road, projetados e construídos por cerca de 1,2 mil estudantes de engenharia, de 57 instituições de ensino, de 16 estados brasileiros, além do Distrito Federal, realizam provas de aceleração, suspensão e tração no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, SP. Os carros, denominados Baja SAE, chegaram dia 25, quinta-feira, para disputar a 16ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS. A competição é aberta ao público neste domingo, às 9h, e o ingresso é 1 kg de alimento não-perecível.

Dois estados serão representados pela primeira vez na competição: Sergipe e Mato Grosso, que terão uma equipe cada. São Paulo tem o maior número de equipes inscritas: 19, seguido de Minas Gerais, com sete equipes; e Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com seis equipes cada. Pernambuco possui quatro equipes inscritas e a Paraíba três. Espírito Santo, Paraná, Bahia e Ceará têm duas equipes cada. O Distrito Federal, Pará, Piauí e Rio Grande do Norte serão representados por uma equipe cada (veja a lista das 66 equipes).

Publicidade

Foto: Baja levanta poeira durante provas dinâmicas

Foto: Baja levanta poeira durante provas dinâmicas

Talento – Reconhecida pelas principais empresas da área da mobilidade do País, como celeiro de novos talentos da engenharia brasileira, a competição realizada pela SAE BRASIL, desafia os universitários a projetarem, buscarem patrocínios e construírem os veículos off-road de acordo com o regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br

Além da avaliação de projeto, por meio de relatórios e apresentação, em Piracicaba, os Baja SAE são submetidos a testes de tração, aceleração, velocidade máxima e um enduro com quatro horas de duração, em pista de terra cheia de obstáculos, na qual carros são desafiados no aspecto resistência.

Ao final da competição, no domingo, as três instituições que alcançarem as melhores pontuações, na soma geral das provas, ganham o direito de representar o Brasil na Baja SAE Carolina, que será realizada pela SAE International, de 8 a 11 de abril, em Carolina do Sul, nos EUA. A competição internacional reúne mais de 90 equipes de diferentes países. Em 2008, o Brasil se sagrou tetracampeão na competição, que foi realizada no Canadá.

Publicidade

Veículos – Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.