Publicidade

Banda larga sem fio será instalada em 160 Municípios

O Ministério das Comunicações vai ampliar a rede banda larga sem fio do projeto de 20 para 160 municípios em todo o Brasil. Em outubro deverá ser realizado um pregão presencial para a compra de novos equipamentos.

A ampliação seguirá as experiências bem-sucedidas do Cidades Digitais, como as de Belo Horizonte e Tiradentes (Minas Gerais); Piraí (Rio de Janeiro); Aparecida (São Paulo); Santa Cecília do Pavão (Paraná); entre outros. Serão conectados à internet em alta velocidade órgãos municipais como escolas, postos de saúde, hospitais, delegacias, além de disponibilizar internet gratuita em espaços públicos.

“A vida da população nas cidades que já implantaram o projeto melhorou bastante com a utilização do ensino a distância, acesso a pesquisas, cursos profissionalizantes virtuais, telemedicina e as demais atividades”, disse o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Publicidade

A comunicação pela internet vai permitir o tráfego de dados, voz e imagem, o que vai melhorar o serviço público e fazer uma significativa economia. O Coordenador-Geral de Projetos Especiais do ministério, Carlos Paiva, cita o exemplo de Parintins, no Amazonas, onde o atendimento à saúde, por meio da conexão à internet via-satélite, evita que milhares de pessoas viajem de barco durante dias apenas para fazer uma consulta médica.

O projeto “Cidades Digitais”, do Ministério das Comunicações, já funciona em 20 municípios do Brasil. O objetivo é testar as diferentes tecnologias (sem fio, eletricidade, entre outras) para levar a conexão às escolas públicas e a todos os 5.565 municípios do País.