Publicidade
Foto: Tio Tite

Foto: Tio Tite

Comprei uma bandit 1200 ano 2006 na promo‡Æo por R$35 000, agora descobri atrav‚s do teste que vocˆ fez na Bandit que vir  a nova. Gostaria de saber como fica o mercado para esta motocicleta ou a nova vir  pelo pre‡o original da tabela R$ 41000?
roberto – sao paulo
Tio Tite, Para rodar em cidade, a Bandit 650 ‚ mais econ“mica e agrad vel de pilotar que a 1200?
An¡sio – Pouso Alegre – MG
Ih, Beto, num fa‡o id‚ia, s¢ mesmo esperando pra ver. Mas fica frio que vc fez um grande neg¢cio! An¡sio, sim a Bandit 650 ‚ mais gostosa na cidade e mais econ“mica. Ali s, EU prefiro a 650!

Velocidade
Tite, quem paga a gasolina gasta nos testes de motos (como o da Bandit por ex)? Voce falou que tem certas motos que consomem mais em baixas rotacoes, tem como saber quais sao as motos em que isso ocorre? Agora a minha cidade tem mais foto-sensores, fica dificil da uma “esticada” (da umas arrancadas) de moto, voce nao acha que isso “desistimula” os motoqueiros a comprarem motos “grandes” pois nao da “pra correr” se nao leva multa! Cara, ‚ uma droga ter que andar a 60kmh o tempo todo, ainda mais quando a moto tem um motor forte
Lima – Fortaleza, Ce
Quem paga ‚ o papai aqui mesmo, mas se vc quiser pagar eu nÆo acho ruim! Vc percebe a velocidade econ“mica realizando testes e experiˆncias. Agora ‚ que nÆo vou mais pra Fortaleza, Karaka, 60 por hora!

Capacete
Valeu pela ajuda, vou questionar na pr¢xima revisÆo da minha TW. Eu li no seu £ltimo teste (Bandit) a recomenda‡Æo de utilizar um capacete que vede bem o ar. Eu utilizo um XYZ, nÆo ‚ dos melhores mas tbm nÆo o mais “baratinho”, por‚m sinto entrar ar pela viseira. Vc recomenda algum em especial?
Thiago – Campinas, SP
BÆo, eu nÆo recomendo nenhum espec¡fico porque os fabricantes e vendedores s¢ gostam de anunciar em revistas. Mas o que provoca ru¡dos sÆo as saliˆncias externas. Quanto mais liso for o capacete e o encaixe as viseira, menos ru¡do far . Para evitar entrada de ar, vc pode colar um tirinha de espuma em volta da abertura do capacete, assim, ao fechar a viseira fica tudo vedado. Mas ‚ uma tira de 1 mm de espessura.

Publicidade

Grosso
Vai passar o inverno e nada de mat‚ria sobre como andar de moto no frio (Dicas).E a mat‚ria da NX4 falcon? Nada tamb‚m. Por favor seja educado TITE.
JordÆo – Assis SP
Olha aki, Jordinho, mal educado ‚ a %$#*&+§#%! Karaka, t  fazendo tanto calor em Sumpaulo que esqueci da mat‚ria sobre inverno. Em Assis t  frio? Use meia de lÆ, porque se os p‚s estiverem quentes o resto do corpo agenta! Seguinte, a Honda t  me emba‡ando pra emprestar a Falcon. Acho que isso ‚ sinal que essa motoca pode desaparecer do mercado em breve. Ah, e v  $#@&*%!

Lava‡Æo
Li a mat‚ria sobre lavar a moto em casa e me ajudou muito mas ficou uma d£vida? Morando em regiÆo litorƒnea quantas vezes devo lavar a moto? e Se tem algum procedimento diferente para uma tipo street (twister ). NÆo vale falar para procurar no site porque nÆo tem!
Raphael – RJ
Sim, vc precisa lavar mais vezes, mas use apenas  gua e seque bem, s¢ pra tirar aquela meleca nojenta de maresia, irgh! E uma vez por mˆs vc lava com sabÆo e todo resto. O procedimento ‚ o mesmo.

Viseira
Tite, eu pesquisei mas nÆo achei, algo a respeito de como se deve limpar uma viseira, porque depois de umas 3x que limpo a minha, fica com uns risquinhos q atrapalham a visÆo ao dirigir a noite e tamb‚m contra o sol. Como fa‡o para remover, marca de  gua da chuva, vest¡gios de cad ver de insetos, poeira, essas coisas assim, de uma maneira eficiente e que nÆo risque a viseira. E s¢ pra confirmar, para se evitar o acumulo de  gua na viseira ‚ s¢ passar lustra m¢veis n‚?
Diego NhÆ – Maring , PR
NhÆo, algumas viseiras nÆo tˆm sistema anti-risco e depois de alguns dias fica uma titica de galinha. Primeiro verifique se o seu capacete tem viseira anti-risco. Se tiver ‚ muito simples: lave com  gua e sabÆo; enxugue com papel ou pano macio, depois passe lustra m¢veis (aten‡Æo psicopatas de plantÆo, nÆo ‚ VERNIZ nem àLEO DE PEROBA!!!) com algodÆo at‚ ficar bem escorregadio. Agora, se a sua viseira ‚ comum, jogue fora esta tosquice e compre outra com prote‡Æo anti-risco.

Cr“nicas
Oi Tite! Sou apaixonada por motos desde tempos! Adoro o site, testes, cr“nicas e artigos. Mas na verdade estava procurando uma cr“nica antiga e nÆo encontrei, pq ta fora do ar, diz que a p gina nÆo existe. Queria ler de novo, pq foi bem especial pra n¢s mulheres motociclistas! Beijo
Marisa – Curitiba – PR
Oba! Ganhei um beijo! Zizinha, tiramos as cr“nicas do ar porque vem a¡ o super mega hiper divertido livro de cr“nicas do Tio Tite. Prometo que se vc comprar um mando autografado! Se comprar dois eu mando um p“ster e se comprar trˆs rola at‚ beijinho! (NÆo sei se isso ‚ uma promessa ou amea‡a!).

Publicidade

Encontro
Grande Tite, gostaria muito de encontr -lo no pr¢ximo encontro em Santos, mas para isso preciso saber onde ser  realizado, data e hor rio, e aproveita e d  uma dica com que moto vocˆ vai estar?
Hil rio – Praia Grande – SP
As 16:30 em frente ao Aqu rio Municipal, na Ponta da Praia. Espera l , seu mala! Vai ser f cil me achar: estarei com uma Gold Wing 1800!

Acelera‡Æo
Fala Tite, maravilha? J  tive diversas motos, e uma recomenda‡Æo muito comum no manual de todas que me lembro, ‚ “nÆo conduza a moto por muito tempo em velocidade e acelera‡Æo constante”. Por que isso? Quais preju¡zos isso pode trazer ao motor?
thiago – Sao Paulo
Thiagoso, essa recomenda‡Æo ‚ s¢ durante o AMACIAMENTO, depois num tem erro!

TurrÆo
Possuo uma CG 125 ano 82 e gostaria de saber se d  pra fazer algo pra que ela fique “… prova d gua”, porque ela nÆo pode tomar uma enxurrada que j  p ra. Tem jeito?
Guilherme – SÆo Paulo, SP
P“, Guilherme, vc ‚ TurrÆo mesmo! A sua moto tem 24 anos e queria o quˆ? Mas para sua sorte ‚ f cil rsolver: verifique aquelas mangueirinhas de respiro que saem do carburador e ficam penduradas pra baixo. Fa‡a um corte diagonal nelas, porque elas ficam entupidas com  gua e impede a vazÆo do carburador. Al‚m disso, reveja o sistema el‚trico em busca de fios desemcapados ou soquetes mal vedados. Use cola de silicone, se necess rio.

Embalsamada
Ol  Tite, Eu estava lendo o site uns dias atr s e vi algo sobre embalsamar a moto, acontece que eu me acidentei uns dias atr s e vai demorar um pouco pra eu andar de moto de novo, s¢ que eu nÆo acho mais esse t¢pico no site.
Marcelo – Campinas, SP
F cil, basta ler o item n§ 18 do nosso FAQ.

Publicidade

Trƒnsito
Tio tite, gostaria que pudesse me ajudar a encontrar ou me mandar os artigos do codigo de transito ou sei la o que, onde informam todas as regulamenta‡äes de como uma moto deve ser, por exemplo o que diz que a moto deve ter os piscas piscando na cor amarelo, ou entaum onde diz que o capacete deve ter a viseira transparente, pois procurei no google e apenas acho o codigo de transito brasileiro, e esse nÆo tem essas informa‡äes e nÆo sei uma palavra chave para encontrar essas informa‡äes!
Edmar – Ilheus, BA
Muito f cil, v  a qualquer boa livraria e compre um exemplar do C¢digo de Trƒnsito Brasileiro.