Barulho, aumento de cc, suspensão, indução de ar, motard, pneu 150, bom posto e você sabia?

Barulho – Ola Tite! bom dia camarada. O pessoal de Floripa manda um abra‡ao pra ti. A questÆo ‚ que comprei uma Fazer h  trˆs meses, gostei da moto, mas tem um barulho no freio traseiro que ‚ de matar. O pessoal da autorizada diz que ‚ do material que est  sendo usado. NÆo tem jeito mesmo?
Marcos A. Goulart – Florianopolis/SC
Existe fundamento na informa‡Æo passada pelo mecƒnico pois as lonas de freio atual nÆo contem amianto e est  mais sujeita a ru¡do. Para minimizar o ru¡do basta lixar a superf¡cie da lona para retirar a vitrifica‡Æo (aquele aspecto espelhado) e expor ao sol ou jatear com ar comprimido por um tempo a fim de retirar a umidade e impurezas contidas em sua superf¡cie.

Aumento de cc
O que vocˆ acha de instalar numa xtz 125 ou ybr 125, os kits a venda nas revistas de motociclismo que aumentam a cilindrada do motor? No aguardo, desde j  agrade‡o, e o parabenizo por este trabalho!
murilo c couto – Rio de Janeiro, RJ
NÆo aconselho este tipo de instala‡Æo, pois as demais pe‡as m¢veis nÆo estÆo dimensionadas para esta nova solicita‡Æo, podendo danificar o motor rapidamente.

SuspensÆo
Fala amigos Tite e Biagio!!! Antes de falar, desculpem a carta grande, mas preciso tirar esta duvida! Tenho uma RD350R que est  muito nova, so que sofro com o shimy que ela cria em altas velocidades principalmente quando fa‡o curvas ou acelero forte acima de 150km/h. Inicialmente achei que fosse por causa de rolamento de roda (troquei todos), depois balanceamento de roda (fiz), depois pneu (troquei por um sport deamon 110/80/18 frente e 140/90/18 tras), depois troquei o amortecedor traseiro (original) e buchas traseiras coloquei de nylon… Tudo isso nao resolveu NADA do shimy!!!!!! Reparei que agora os mortecedores dianteiros estao vazando!!! sera que sÆo eles???? comprei um oleo de viscosidade media (acima do original) e os retentores novos vou trocar… sera que vai resolver?!?!?!?!?! O que mais pode ser???? A moto nunca caiu, se for quadro torto ela entortou sozinha… ai eu desisto! Obrigado! Marcos Vinicius – Rio de Janeiro, RJ
O problema pode estar realmente no conjunto da suspensÆo dianteira.  comum minimizar o efeito do “shimmy” substituindo o ¢leo ATF por um outro com diferente viscosidade.  uma das solu‡äes tamb‚m para quem sofre com a XT 600.

Indu‡Æo de ar
Bem primeiramente gostaria de elogiar o site, sou um leitor ass¡duo do Motonline a quase 1 ano (desde que adiquiri a minha moto) , e parab‚ns pelo livro tamb‚m, curti bastante, principalmente as aventuras nos kenions
(nem sei se eh assim que escreve hehehe)
Bem as minhas perguntas sÆo pro Biagio ,eu tenho uma TDM 225 e depois de ver a sua resposta a carta de Patric me vieram algumas d£vidas:1) Qual a fun‡Æo do sistema de indu‡Æo de ar, ele ajuda em que? ou ‚ s¢ para torna a regulagem mais dif¡cil mesmo? 2) Como eu sei se o cilindro de minha moto esta ovalizado e se tiver o que fa‡o pra arrumar e qual as consequencias de te-lo ovalizado?
Realmente os mecƒnicos cobram mais pra fazer manuten‡Æo nela, e o meu carburador sempre tenho a impressÆo de estar desregulado (mesmo ap¢s a manuten‡Æo) quando mantenho seguro o acelerador numa posi‡Æo a acelerÆo nÆo fica tÆo constante assim, ali s estou decepcionado com a concession ria Yamaha aqui de Florian¢polis, eles me cobraram uma nota pra fazer uma revisÆo geral e quando fui buscar eles nÆo tinham trocado o pinhÆo (ou coroa, sei l , o da frente), que de dentes tinha s¢ a lembran‡a, acho que revisÆo geral pra eles ‚ s¢ verificar as pastilhas de freio. ¶ngelo Cossa Ferreira – Florian¢polis – SC
1) Este sistema tem o objetivo de reduzir a oxida‡Æo dos gases nocivos (para saber mais sobre estes gases leia a mat‚ria “Entenda o Catalisador”).
2) Dever  levar seu cilindro numa ret¡fica e informar que a tolerƒncia ‚ 70,1 mm sendo que o valor padrÆo ‚ de 69,970 – 70,020 mm. Na ret¡fica, com o auxilio de um s£bito (instrumento de medi‡Æo), deverÆo realizar 2 medi‡äes transversais entre si a cada 3 pontos eqidistantes totalizando 6 valores. Uma ovaliza‡Æo no cilindro corresponde ao diƒmetro m ximo encontrado em uma das transversais aonde foi realizada a medi‡Æo, subtraindo pelo m¡nimo valor encontrado em uma das outras transversais. Um cilindro de qualidade dever  ter 0,01mm de ovaliza‡Æo. As conseqˆncias sÆo: perda de potˆncia, contamina‡Æo do ¢leo e risco de danifica‡äes permanentes no cilindro e pistÆo.

Motard
gostaria da ajuda de todos tenho uma twister e pretendo trocar ela por uma tornado para monatar uma super motarde estou querendo saber as medidas dos aros e raios para eu poder comprar e se e melhor colocar pneus michelam ou Pirelli fabio pereira – rio de janeiro,rj
P ra com isto, espera a Lander motard, demora um pouco, mas chega.

Pneu 150
Acabo de colocar um peneu 150 na minha Fazer. Achei um estouro nas curvas assim como na estabilidade da moto. quais sÆo os pros e contras dessa mudan‡a? As fabricantes optam pelo 130 por questäes tecnicas ou econ“micas?
Obrigado Ebnezer – brasilia
Por questäes t‚cnicas. No caso da Fazer seus sulcos chegam ao limite da extremidade da banda de rodagem para ter um desempenho superior em curva em rela‡Æo … Twister. Para mais informa‡äes quanto … mudan‡a de especifica‡Æo t‚cnica do pneu utilize a ferramenta de busca em nosso site e obtenha maiores informa‡äes.

Bom posto
Ol , regulei a carbura‡Æo num dia bem quente ficou otimo. Alguns dias depois esfriou e afetou muito a mistura, que ficou muito pobre, com
direito a estouro pelo escapamento e tudo mais. Imagino que o inverso tamb‚m v  acontecer, e que se eu regular numa temperatura intermedi ria, terei uma mistura sempre “quase boa”. Qual o melhor jeito de lidar com isso? S¢ nÆo vale mandar comprar uma moto injetda :-)) -Vinicius Pelegrino, Rio de Janeiro, RJ
Vocˆ j  sabe a resposta, mas completando, tente sempre abastecer no mesmo posto de combust¡vel e este dever  ser credenciado e de qualidade. Esta imprecisÆo de envio da mistura (ar/combust¡vel) ‚ o grande mal do carburador. Quer uma solu‡Æo definitiva… hehe?

VOCÒ SABIA por Biagio Ferrari
1) Um dos compostos utilizados na confec‡Æo da lona de freio era o amianto, no geral, nÆo ‚ mais utilizado, pois a inala‡Æo de fibras de amianto causa cƒncer e doen‡as degenerativas dos pulmäes. NÆo devemos aplicar ar comprimido para limpar o sistema de freio, pois haver  inala‡Æo de impurezas. Sempre que se fizer necess rio, limpe as part¡culas com um pano.

2) Todas as motocicletas antes de serem comercializadas devem ser homologadas junto aos ¢rgÆos competentes para evitar a emissÆo de excessivo ru¡do e de gases t¢xicos.  fato que uma motocicleta com a cilindrada indevidamente alterada poluir  mais al‚m de se tornar mais barulhenta o que nÆo ‚ permitido por lei.

3) Sempre que montarmos a mola da suspensÆo dianteira, devemos observar que ela tem sentido a ser instalada, a maioria das molas da suspensÆo dianteira deve ser instalada com o passo menor para cima.